29 de jan. de 2015

Jesus Mestre de Vida
 
Jesus continuava comunicando a todos a experiência que ele vivia em seu coração: " Deus já está aqui". Sua presença salvadora estava se fazendo notar de maneira silenciosa, mas real. Os enfermos e atormentados por espíritos malignos experimentavam em sua própria carne a força curadora de um Deus amigo da vida.
Os mendigos e despossuídos, vítimas de todo tipo de abusos e atropelados, começavam a sentir Deus como seu defensor e Pai. Os pecadores, as prostitutas e os indesejáveis sentiam-se aceitos: enquanto comiam com seu amigo Jesus, despertava em seu coração um fé nova no perdão e na amizade de Deus. até as mulheres começavam a saborear uma dignidade nova antes desconhecida. com Jesus, tudo começava a mudar. 
Como responder a esta nova situação? Como "entrar" na dinâmica do reino de Deus? como viver neste espaço novo criado pela irrupção salvadora de Deus? Jesus pode responder a partir de sua própria experiência. ele é o primeiro que vive acolhendo o reino de Deus. Pode ensinar aos outros. As pessoas o percebem imediatamente não só como um mestre de vida que ensina a viver de maneira diferente sob o signo do reino de Deus. 
As pessoas o chamam rabi, porque o veem como um mestre. Não é apenas uma forma de tratá-lo com respeito. Seu modo de dirigir-se ao povo para convidar a todos a viver de outra maneira ajusta-se à imagem de um mestre de seu tempo. Não é só profeta que anuncia a irrupção do reino de Deus. É um sábio que ensina a viver respondendo a Deus. 
No entanto, ninguém o confunde com os intérpretes da lei ou com os escribas que trabalham a serviço da hierarquia sacerdotal do templo. Jesus não se dedica a interpretar a lei. Quase não recorre às Escrituras sagradas e não cita nunca mestres anteriores a ele. Não pertence a nenhuma escola nem se encaixa em nenhuma tradição. sua autoridade surpreende. As pessoas têm a impressão de estar ouvindo de seus lábios um caminho de vida radicalmente diferente. 
O reino de Deus exige uma resposta nova capaz de transformar tudo pela raiz. "Vinho novo em odres novos!

Autor: José Antônio Pagola

Nenhum comentário:

Postar um comentário