4 de set. de 2014



VERDADEIRAMENTE LIVRES!


         Liberdade! Palavra de ordem nos dias de hoje: liberdade de expressão, liberdade de sentimentos, liberdade de escolha, liberdade de consumo, liberdade de ideias, liberdade de tudo quanto é jeito! Falar em liberdade se tornou algo comum, mas o conceito de liberdade ainda precisa ser aprofundado.
         “O meu direito termina onde começa o direito do outro”, diz o ditado. Mas às vezes, o conceito de liberdade nos dias atuais tem sido usado exatamente para ferir o direito do outro. Não é regra geral, mas há que se cuidar.
         A Palavra de Deus já diz, através do apóstolo São Paulo: “Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém!” (1 Cor 6,12). Uma vida sem regras, uma expressão sem respeito, um consumo desregrado, um sentimento sem limites, uma atitude sem preocupação com as consequências não podem ser sinônimos de liberdade. Pode ser que essas situações tenham algum lampejo de liberdade, mas não a traduzem. Posso ser totalmente livre, mesmo tendo obrigações, limitações e regras. Poucas pessoas se dão ao luxo de não trabalhar, por exemplo, mas não é por isso que quem trabalha não é livre, mesmo porque o trabalho dignifica o homem. Há porém, a possibilidade de ser escravo do trabalho, ou pior: ser trabalhador escravo.

Autor: Padre Reginaldo Carreira
Revista: Família Cristã

Nenhum comentário:

Postar um comentário