7 de jan. de 2022

O RIO POMBA DA MINHA INFÂNCIA

 

No seio verdejante da serra

denominada Mantiqueira,

no município de Barbacena,

pequenino e humilde, nasce

o providencial rio, um fio d’água

que desliza sem nenhum rumor.

 

Denominado Pomba, ele corre

entre as pedras se insinuando,

em seu leito; e ao longo do curso

ganha amizades dos córregos.

Com ele se juntam, caudaloso

ele se torna e ousado avança

 

triunfal, cantando em cachoeiras

que se transformam nas geradoras

que lhe são confiadas para energia

e luz, com amor às cidades dar.

Fonte de fartura e riqueza, sem

falar da alegria das aves canoras

 

e das plantas por ele alimentadas,

segue seu rumo em busca de grandeza

que encontra ao se aliar ao Paraíba

no município de Itaocara. Rio mineiro,

ganha o honroso titulo de fluminense.

Foi o rio de minha infância saudosa.

 

Foi o amigo maior de todas as horas,

nas muitas aventuras e traquinagens;

Manhãs, tardes e noites nos encontramos,

nadando, pescando, remando, sonhando

com outras terras aonde ele iria correr.

Tanto nos amamos, que ele comigo

 

ainda está e nele vivo como o menino

que trago em mim, sem crescer, pois

amizade e amor são para sempre, nós

somos a soma de nossos sonhos

e das nossas amizades. Há assim

um rio em minha vida, esta também

é um rio que corre no tempo e vai.


Paulo Motta

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário