RELIGIÃO



Ajuntai para vós tesouros no céu - Mt 6,19-23 
Não ajunteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e os ladrões assaltam e roubam. Ao contrário, ajuntai para vós tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, nem os ladrões assaltam e roubam. Pois onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração. A lâmpada do corpo é o olho: se teu olho for simples, ficarás todo cheio de luz. Mas se teu olho for ruim, ficarás todo em trevas. Se, pois, a luz em ti é trevas, quão grandes serão as trevas!

 
Repousar o coração no que não passa
O ser humano, dotado de saúde psíquica, não pode passar a sua existência sem se decidir. Para viver plenamente ele tem que fazer uma escolha fundamental que realiza a sua liberdade, recebida como dom de Deus. Em que engajar toda a vida? Para essa resposta não há meio-termo possível. Quem fala de tesouro, fala de valor, do que é importante, do que determina o curso de uma atividade e o seu empenho. O nosso texto põe em confronto dois tesouros: os da terra e os do céu. Cada pessoa possui um tesouro; cada um vincula a sua vida a um valor que determina e move seu modo de agir e suas decisões. O que importa é o que engaja a pessoa por inteiro, define e orienta a sua vida. Ao cristão importa juntar tesouros no céu, isto é, viver os valores do céu revelados em Jesus Cristo. O que é passageiro e fugaz é só aparência; é preciso fazer o coração repousar no que não passa. Deus não passa; a palavra de Cristo não passa. O olho provoca o desejo; ele é mesmo uma fonte de desejos. O olho será luz à medida que o desejo for bom, isto é, à medida que a atração for pelas coisas celestes. Se o olho, no entanto, for seduzido pelo mal, ele conduzirá a pessoa às trevas. Assim diz o provérbio: “olhar altivo, coração orgulhoso, a lâmpada dos ímpios não é senão pecado” (Pr 21,4).

 
  A oração e a caridade - Mt 6,1-6.16-18 

Cuidado! Não pratiqueis vossa justiça na frente dos outros, só para serdes notados. De outra forma, não recebereis recompensa do vosso Pai que está nos céus. Por isso, quando deres esmola, não mandes tocar a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos outros. Em verdade vos digo: já receberam sua recompensa. Tu, porém, quando deres esmola, não saiba tua mão esquerda o que faz a direita, de modo que tua esmola fique escondida. E o teu Pai, que vê no escondido, te dará a recompensa. Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de orar nas sinagogas e nas esquinas das praças, em posição de serem vistos pelos outros. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai que está no escondido. E o teu Pai, que vê no escondido, te dará a recompensa. Quando jejuardes, não fiqueis de rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para figurar aos outros que estão jejuando. Em verdade vos digo: já receberam sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e leva o rosto, para que os outros não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está no escondido. E o teu Pai, que vê no escondido, te dará a recompensa.

O bem não toca trombeta!
Jesus alerta os seus discípulos contra a hipocrisia e a vaidade das práticas religiosas e convida à confiança em Deus que vê no segredo do coração. Trata-se, para os membros da comunidade cristã, de renunciar à hipocrisia e à cultura da aparência que esconde o verdadeiro sentido de todas as coisas, inclusive da prática religiosa. Esses três atos de piedade, esmola, jejum e oração eram aspectos importantes da vida religiosa dos judeus do tempo de Jesus. Não são os atos de piedade que Jesus critica, mas o modo como eles são praticados, isto é, são feitos em benefício da pessoa que os pratica: os fazem “para serem vistos pelos homens”, para terem a aprovação dos outros. Daí que no nível em que os hipócritas se situam, eles já obtiveram a recompensa esperada, a saber, a aprovação dos homens. A vida cristã requer discrição; as obras de piedade devem ser realizadas em segredo. O que conta é a intenção profunda, e a recompensa se situa no nível do dom e não do merecimento. O bem não toca trombeta!

As bem-aventuranças - Mt 5,1-12

Vendo as multidões, Jesus subiu à montanha e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, e ele começou a ensinar: “Felizes os pobres no espírito, porque deles é o Reino dos Céus. Felizes os que choram, porque serão consolados. Felizes os mansos, porque receberão a terra em herança. Felizes os que têm fome e sede da justiça, porque serão saciados. Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Felizes os puros de coração, porque verão a Deus. Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. Felizes sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque é grande a vossa recompensa nos céus. Pois foi deste modo que perseguiram os profetas que vieram antes de vós”.
Os agricultores da vinha - Mc 12,1-12 

Jesus começou a falar-lhes em parábolas: “Um homem plantou uma vinha, pôs uma cerca em volta, cavou um lagar para pisar as uvas e construiu uma torre de guarda. Ele a alugou a uns lavradores e viajou para longe. Depois mandou um servo para receber dos agricultores a sua parte dos frutos da vinha. Mas os agricultores o agarraram, bateram nele e o mandaram de volta sem nada. O proprietário mandou novamente outro servo. Este foi espancado na cabeça e ainda o insultaram. Mandou ainda um outro, e a esse mataram. E assim diversos outros: em uns bateram e a outros mataram. Agora restava ainda alguém: o filho amado. Por último, então, enviou o filho aos agricultores, pensando: ‘A meu filho respeitarão’. Mas aqueles agricultores disseram uns aos outros: ‘Este é o herdeiro. Vamos matá-lo, e a herança será nossa’. Agarraram o filho, mataram e o lançaram fora da vinha. Que fará o dono da vinha? Ele virá e fará perecer os agricultores, e entregará a vinha a outros. Acaso não leste na Escritura: 'A pedra que os construtores rejeitaram, esta é que se tornou a pedra angular. Isto foi feito pelo Senhor, e é admirável aos nossos olhos'?" Eles procuravam prender Jesus, pois entenderam que tinha contado a parábola com referência a eles. Mas ficaram com medo da multidão; por isso, deixaram Jesus e foram embora.

Reflexão - Mc 12, 1 12
O que aconteceu com os vinhateiros apresentadas na parábola do evangelho de hoje pode acontecer a todos nós principalmente quando nos deixamos levar pelo desejo de ter poder e de ter riquezas, que nos leva à tentação de nos apossarmos de tudo, inclusive das coisas de Deus e até mesmo do próprio Deus e a queremos usar de tudo isso em nosso próprio benefício. Quando fazemos isso, estamos na verdade rejeitando a presença do próprio Cristo em nossas vidas, que se dá também por meio dos pobres e necessitados que procuram a misericórdia do nosso coração e não o nosso autoritarismo e a nossa prepotência em relação a eles.


Oração pelos que vão crer em Jesus - Jo 17,20-26

Eu não rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela palavra deles. Que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim, e eu em ti. Que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste. Eu lhes dei a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um: eu neles, e tu em mim, para que sejam perfeitamente unidos, e o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste como amaste a mim. Pai, quero que estejam comigo aqueles que me deste, para que contemplem a minha glória, a glória que tu me deste, porque me amaste antes da criação do mundo. Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes conheceram que tu me enviaste. Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e o farei conhecer ainda, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja neles.

A súplica por aqueles que abraçarão a fé
Este trecho da oração sacerdotal de Jesus ganha tom universal: a súplica é não somente pelos que creem, mas por aqueles que abraçarão a fé, não importa em que tempo da história. Há uma unidade, inspirada na união entre o Pai e o Filho, que permanece para além de um tempo determinado da história. A unidade deve ser sempre a característica e o desafio
da comunidade cristã. A unidade é dom do Cristo ressuscitado e parte essencial do testemunho. É ela o testemunho pelo qual gerações chegarão à fé. A fé é, fundamentalmente, testemunho. Assim sendo, somos uns responsáveis pela fé dos outros e das gerações futuras, pois a adesão dos outros à pessoa de Jesus Cristo depende, em boa parte, de nosso testemunho e da qualidade de nossa vida cristã. A comunhão entre os discípulos, imagem da comunhão entre o Pai e o Filho, oferece às gerações futuras a possibilidade de conhecer que Jesus é o enviado do Pai. Se o mundo não conheceu Deus, é em razão do seu fechamento, da resistência e do medo da luz. Na plenitude dos tempos Deus se revelou no seu Filho que, antes da criação do mundo, estava voltado para ele (cf. Jo 1,1). Em Jesus é que resplandece a imagem do Deus único e verdadeiro (cf. Jo 14,9). Pelo Filho, o Pai se tornou conhecido dos discípulos e eles puderam fazer a experiência de que Deus é amor.


Dou-vos a minha paz! - Jo 14,27-31a

Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não é à maneira do mundo que eu a dou. Não se perturbe, nem se atemorize o vosso coração. Ouvistes o que eu vos disse: “Eu vou, mas voltarei a vós”. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. Disse-vos isso agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, creiais. Já não falarei mais convosco, pois vem o chefe deste mundo. Ele não pode nada contra mim. Mas é preciso que o mundo saiba que eu amo o Pai e faço como o Pai mandou.

Na paz e no amor não há temor.
A paz é dom do Cristo ressuscitado (Jo 20,19.26). Ela é fruto da presença do Senhor e, como tal, é imprescindível para a unidade na comunidade dos discípulos, uma vez que é a boa relação da pessoa com Deus e a boa relação entre as pessoas; relação caracterizada e construída no amor fraterno. Na paz e no amor não há temor. Jesus, o “Príncipe da paz”, engajou toda a sua vida na reconciliação do gênero humano, tarefa que os discípulos devem continuar (cf. Mt 5,9). A partida de Jesus é para o Pai, mas a sua ausência não será sentida como abandono, já que, pelo Espírito Santo, estará sempre presente (cf. Mt 28,20; At 1,1-2). O retorno de Jesus ao Pai deveria ser motivo de alegria para o discípulo, uma vez que faz parte do desígnio de Deus. A paixão e a morte de Jesus, que são obras de Satanás, “chefe deste mundo” (v. 30), não devem afligir os discípulos, pois a vitória de Jesus é certa. Depois da ressurreição, a vitória de Jesus Cristo sobre o mal e a morte será o conteúdo específico da pregação cristã. A entrega de Jesus será para o mundo o testemunho de seu amor e da sua comunhão com o Pai.


A luz veio ao mundo - Jo 3, 16-21
De fato, Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. Quem crê nele não será condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho único de Deus. Ora, o julgamento consiste nisto: a luz veio ao mundo, mas as pessoas amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Pois todo o que pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. Mas quem pratica a verdade se aproxima da luz, para que suas ações sejam manifestadas, já que são praticadas em Deus.

Reflexão
O amor de Deus dá sentido à nossa existência humana
O evangelho deste dia é o último trecho do diálogo catequético-batismal de Jesus com Nicodemos. Trata-se de uma apresentação genial da razão da encarnação e da redenção: o amor de Deus é a causa preexistente da encarnação do Verbo eterno; a morte gloriosa de Jesus para a salvação do mundo é o gesto do amor de Deus por toda a humanidade revelado no seu Filho unigênito. Nosso mundo não é, na visão cristã, um vale de lágrimas, nem nós estamos num desterro. O mundo é o lugar da manifestação do amor de Deus por toda a humanidade, o lugar em que o Verbo “armou a sua tenda” (Jo 1,14). Pela fé no Filho de Deus é dada aos que creem a vida eterna, a participação na vida divina. A vida eterna é comunhão de vida com o Pai e o Filho (cf. Jo 17,3). A vida eterna precisa ser recebida como dom do amor incomensurável de Deus por toda a humanidade. A fé, contudo, está subordinada à liberdade do ser humano. Ao invés da Luz, os homens podem preferir as trevas (cf. Jo 1,4-5.9-11). Há algo que não podemos nos permitir esquecer: o amor de Deus precede e está na origem de tudo. É esse “amor primeiro” que dá sentido à nossa existência humana.





Evangelho - Mt 5,20-26

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:20Se a vossa justiça não for maiorque a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus,vós não entrareis no Reino dos Céus.21Vósouvistes o que foi dito aos antigos:'Não matarás!Quem matar será condenado pelo tribunal'.22Eu, porém, vos digo:todo aquele que se encoleriza com seu irmãoserá réu em juízo;quem disser ao seu irmão: 'patife!'será condenado pelo tribunal;quem chamar o irmão de 'tolo'será condenado ao fogo do inferno. 23 Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24 deixa a tua oferta ali diante do altar,e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão.Só então vai apresentar a tua oferta.25Procura reconciliar-te com teu adversário,enquanto caminha contigo para o tribunal.Senão o adversário te entregará ao juiz,o juiz te entregará ao oficial de justiça,e tu serás jogado na prisão.26Em verdade eu te digo: dali não sairás,enquanto não pagares o último centavo.Palavra da Salvação.

Reflexão

Todas as pessoas costumam falar em justiça ,mas para a maioria delas o fundamento dessa justiça são princípios e valores humanos, principalmente o que está escrito nas leis. Para nós cristãos, esse critério não é suficiente para entendermos verdadeiramente o que é justiça. Não é suficiente em primeiro lugar porque nem tudo o que é legal, é justo ou moral, como por exemplo a legalização do divórcio, do aborto ou da eutanásia. Também devemos levar em consideração que todas as pessoas, embora sejam seres naturais, possuem um dom de Deus que faz delas superiores à natureza, participantes da vida divina, e como Deus é amor, o amor é, para quem crê, o único e verdadeiro critério da justiça.


No ciclo de catequeses sobre família, Papa fala dos irmãos

Francisco se concentrou hoje na relação entre irmãos, uma experiência insubstituível e que, em Jesus, superou toda diferença.

A relação entre irmãos na família foi o tema da catequese do Papa Francisco nesta quarta-feira, 18, na Praça São Pedro. O Pontífice qualificou essa relação como uma experiência forte e insubstituível, algo que deve ser cultivado e colocado no centro da sociedade.
Entre irmãos se aprende a convivência humana; é a família que introduz a fraternidade no mundo, disse o Papa. E isso resplandece de modo especial quando se nota a paciência e o afeto que circunda o irmão ou a irmã mais frágil.

Francisco destacou ainda que a relação entre irmãos é uma experiência forte e insubstituível e assim também é a fraternidade cristã, que prevê esse cuidado para com o irmão.

“Irmão” e “irmã” são palavras muito amados no cristianismo, considerou o Santo Padre, destacando que a ligação fraterna tem lugar especial na história do povo de Deus. Ele recordou que Jesus levou à plenitude essa experiência humana de ser irmão, indo além de relações de parentesco e superando toda diferença.

“Quando a ligação fraterna se desfaz abre caminho a experiências dolorosas, de conflito, de ódio”, disse Francisco citando como exemplo a passagem bíblica que fala de Caim e Abel. Ainda hoje, segundo o Papa, há famílias cujos irmãos brigam por coisas pequenas, por herança e isso é ruim.

“A fraternidade é uma coisa grande, pensem que todos os irmãos moraram no ventre da mesma mãe durante 9 meses, vêm da carne da mãe e não se pode romper a fraternidade”.



Evangelho (Lc 9,22-25)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 22“O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.
23Depois Jesus disse a todos: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me. 24Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará.
25Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro, se se perde e se destrói a si mesmo?”
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Reflexão
O verdadeiro discípulo de Jesus é aquele que vive como o próprio Jesus e faz dele o modelo de sua vida. Jesus nunca viveu para si, mas sempre viveu para o Pai e para os seus irmãos e irmãs, fazendo do seu dia a dia um serviço a Deus e ao próximo. A exemplo de Jesus, nós devemos passar por esse mundo não para buscar a satisfação dos nossos interesses e necessidades, mas para deixar de lado tudo o que nos impede de ir ao encontro de nossos irmãos e irmãs que precisam de nós, da nossa presença e do nosso serviço, e que também nos impede de ir ao encontro do próprio Deus para vivermos com ele a sua vida.


Palavra de Deus hoje...

Hb 10,19-25

22Aproximemo-nos, portanto,
de coração sincero e cheio de fé,
com coração purificado de toda a má consciência
e o corpo lavado com água pura.
23Sem desânimo, continuemos a afirmar a nossa esperança,
porque é fiel quem fez a promessa.
24Sejamos atentos uns aos outros,
para nos incentivar à caridade e às boas obras.
25Não abandonemos as nossas assembléias,
como alguns costumam fazer.
Antes, procuremos animar-nos mutuamente,
e tanto mais quanto vedes o dia aproximar-se.
Palavra do Senhor.
  
Evangelho - Mc 4,21-25 

Naquele tempo, Jesus disse à multidão:
1'Quem é que traz uma lâmpada
para colocá-la debaixo de um caixote, ou debaixo da cama?
Ao contrário, nóo a coloca num candeeiro?
22Assim, tudo o que está escondido
deverá tornar-se manifesto,
e tudo o que está em segredo deverá ser descoberto.
23Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça.'
24Jesus dizia ainda:
'Prestai atenção no que ouvis:
com a mesma medida com que medirdes,
também vós sereis medidos;
e vos será dado ainda mais.
25Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais;
do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem.'  


Palavra da Salvação.


Evangelho (Mc 3,1-6)

Naquele tempo, 1Jesus entrou de novo na sinagoga. Havia ali um homem com a mão seca. 2Alguns o observavam para ver se haveria de curar em dia de sábado, para poderem acusá-lo. 3Jesus disse ao homem da mão seca: “Levanta-te e fica aqui no meio!” 4E perguntou-lhes: “É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?” Mas eles nada disseram. 5Jesus, então, olhou ao seu redor, cheio de ira e tristeza, porque eram duros de coração; e disse ao homem: “Estende a mão”. Ele a estendeu e a mão ficou curada.

6Ao saírem, os fariseus com os partidários de Herodes, imediatamente tramaram, contra Jesus, a maneira como haveriam de matá-lo.


— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Evangelho (Mc 6,45-52)



Depois de saciar os cinco mil homens, 45Jesus obrigou os discípulos a entrarem na barca e irem na frente para Betsaida, na outra margem, enquanto ele despedia a multidão. 46Logo depois de se despedir deles, subiu ao monte para rezar.

47Ao anoitecer, a barca estava no meio do mar e Jesus sozinho em terra. 48Ele viu os discípulos cansados de remar, porque o vento era contrário. Então, pelas três da madrugada, Jesus foi até eles andando sobre as águas, e queria passar na frente deles.

49Quando os discípulos o viram andando sobre o mar, pensaram que era um fantasma e começaram a gritar. 50Com efeito, todos o tinham visto e ficaram assustados. Mas Jesus logo falou: “Coragem, sou eu! Não tenhais medo!” 51Então subiu com eles na barca, e o vento cessou. Mas os discípulos ficaram ainda mais espantados, 52porque não tinham compreendido nada a respeito dos pães. O coração deles estava endurecido.

— Palavra da Salvação.


— Glória a vós, Senhor.

Comentário
Nossa perícope é a sequência do episódio dos pães e a ele se relaciona. O mar da Galileia é,  na verdade, um grande lago. O fenômeno de ventos que agitam as águas do lago, provocando como que ondas, é comum. Para o imaginário do homem bíblico, o mar é símbolo do mal e da morte. Recolhido em sua oração, Jesus vê a dificuldade da travessia em razão do vento contrário. Para a surpresa dos discípulos, Jesus vai ao encontro deles, caminhando sobre as águas. O Senhor não é alheio às dificuldades da vida humana. O novo Pastor de Israel é aquele que, como Deus, tem o poder sobre o mal e a morte. Diante dele o mal não triunfa e a agitação e o medo são vencidos por uma Palavra e uma presença que transforma: " coragem, sou eu!". A sua presença e a sua palavra dão a verdadeira visão. A dureza do coração, no entanto, impede de reconhecer no episódio dos pães a força e o sustento para viver com fé o tempo da adversidade e da ameaça do mal, pondo a confiança somente naquele que venceu o mal e a morte. 

  

Evangelho (Mc 6,34-44)

Naquele tempo, 34Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas. 35Quando estava ficando tarde, os discípulos chegaram perto de Jesus e disseram: “Este lugar é deserto e já é tarde. 36Despede o povo para que possa ir aos campos e povoados vizinhos comprar alguma coisa para comer”. 37Mas Jesus respondeu: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Os discípulos perguntaram: “Queres que gastemos duzentos denários para comprar pão e dar-lhes de comer?” 38Jesus perguntou: “Quantos pães tendes? Ide ver”. Eles foram e responderam: “Cinco pães e dois peixes”. 39Então Jesus mandou que todos se sentassem na grama verde, formando grupos. 40E todos se sentaram, formando grupos de cem e de cinquenta pessoas. 41Depois Jesus pegou os cinco pães e dois peixes, ergueu os olhos para o céu, pronunciou a bênção, partiu os pães e ia dando aos discípulos, para que os distribuíssem. Dividiu entre todos também os dois peixes. 42Todos comeram, ficaram satisfeitos, 43e recolheram doze cestos cheios de pedaços de pão e também dos peixes. 44O número dos que comeram os pães era de cinco mil homens.


— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão - Mc 6, 34-44



Jesus é o pastor segundo o coração de Deus, realizando assim a profecia de Jeremias, e é também o próprio Deus que vem apara apascentar o seu povo, conforme nos diz o profeta Ezequiel. Ele vem porque Deus tem compaixão do seu povo que está como ovelhas que não têm pastor. Jesus é o pastor que alimenta o rebanho com a palavra, ensinando-lhes muitas coisas, e com o alimento material, multiplicando os pães e os peixes. Como continuadores da missão pastoral de Jesus, devemos nós também dar a nossa contribuição para que o povo seja formado na fé, possa lutar pela superação da miséria e da fome, e tenha condições de conhecer e viver os valores do Reino de Deus.
 
Evangelho (Lc 1,67-79)
Naquele tempo, 67Zacarias, o pai de João, repleto do Espírito Santo, profetizou, dizendo: 68“Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo. 69Fez aparecer para nós uma força de salvação na casa de seu servo Davi, 70como tinha prometido desde outrora, pela boca de seus santos profetas, 71para nos salvar dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam.

72Ele usou de misericórdia para com nossos pais, recordando-se de sua santa aliança 73e do juramento que fez a nosso pai Abraão, para conceder-nos, 74que, sem temor e libertos das mãos dos nossos inimigos, nós o sirvamos, 75com santidade e justiça, em sua presença, todos os nossos dias.

76E tu, Menino, serás chamado profeta do Altíssimo, pois irás adiante do Senhor para preparar-lhe os caminhos, 77anunciando ao seu povo a salvação, pelo perdão dos seus pecados. 78Graças à misericordiosa compaixão do nosso Deus, o sol que nasce do alto nos visitará, 79para iluminar os que jazem nas trevas e nas sombras da morte, e dirigir nossos passos no caminho da paz”.

Palavra do Senhor.

Graças a Deus.

Reflexão - Lc 1, 67-79



João Batista é o precursor do Messias, aquele que veio para dar testemunho da verdadeira luz que ilumina todo homem que vem a este mundo, expulsando as trevas do erro, do pecado e da morte, para dar a todos a vida nova, a vida em abundância. Zacarias, no seu canto, nos mostra não apenas este fato, mas também que o nosso Deus é o Deus da misericórdia, que vem ao nosso encontro para nos trazer a salvação, nos libertar de todo poder do inimigo e fazer de todos nós um povo santo, que vive na sua graça e que é destinado à vida eterna.



Evangelho (Lc 1,57-66)

O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
57Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. 58Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. 59No oitavo dia foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60A mãe porém disse: “Não! Ele vai chamar-se João”. 61Os outros disseram: “Não existe nenhum parente teu com esse nome!” 62Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse.
63Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: “João é o seu nome”. 64No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. 65Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia. 66E todos os que ouviam a notícia, ficavam pensando: “O que virá a ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Reflexão - Lc 1, 57-66

O nascimento de João Batista nos mostra a atuação de Deus na história e que nem sempre entendemos esta atuação ou os nossos projetos são os mesmos dele. Quando existe discordância entre a vontade de Deus e a nossa vontade, nós nos tornamos limitados e incapazes de viver plenamente na graça divina e de comunicar esta graça aos nossos irmãos e irmãs, mas quando a nossa vida é conforme a vontade de Deus, a graça divina atua em nós, a mão do Senhor está conosco e a nossa boca se abre para anunciar suas maravilhas e proclamar os seus louvores. 
Evangelho 


O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

Glória a vós, Senhor.

5Nos dias de Herodes, rei da Judeia, vivia um sacerdote chamado Zacarias, do grupo de Abia. Sua esposa era descendente de Aarão e chamava-se Isabel. 6Ambos eram justos diante de Deus e obedeciam fielmente a todos os mandamentos e ordens do Senhor. 7Não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e os dois já eram de idade avançada.

8Em certa ocasião, Zacarias estava exercendo as funções sacerdotais no Templo, pois era a vez do seu grupo. 9Conforme o costume dos sacerdotes, ele foi sorteado para entrar no Santuário, e fazer a oferta do incenso. 10Toda a assembleia do povo estava do lado de fora rezando, enquanto o incenso estava sendo oferecido.

11Então apareceu-lhe o anjo do Senhor, de pé, à direita do altar do incenso. 12Ao vê-lo, Zacarias ficou perturbado e o temor apoderou-se dele. 13Mas o anjo disse: “Não tenhas medo, Zacarias, porque Deus ouviu tua súplica. Tua esposa, Isabel, vai ter um filho, e tu lhe darás o nome de João. 14Tu ficarás alegre e feliz, e muita gente se alegrará com o nascimento do menino, 15porque ele vai ser grande diante do Senhor. Não beberá vinho nem bebida fermentada e, desde o ventre materno, ficará repleto do Espírito Santo. 16Ele reconduzirá muitos do povo de Israel ao Senhor seu Deus. 17E há de caminhar à frente deles, com o espírito e o poder de Elias, a fim de converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à sabedoria dos justos, preparando para o Senhor um povo bem disposto”.

18Então Zacarias perguntou ao anjo: “Como terei certeza disto? Sou velho e minha mulher é de idade avançada”. 19O anjo respondeu-lhe: “Eu sou Gabriel. Estou sempre na presença de Deus, e fui enviado para dar-te esta boa notícia. 20Eis que ficarás mudo e não poderás falar, até o dia em que essas coisas acontecerem, porque não acreditaste nas minhas palavras, que se hão de cumprir no tempo certo”.

21O povo estava esperando Zacarias, e admirava-se com a demora no Santuário. 22Quando saiu, não podia falar-lhes. E compreenderam que ele tinha tido uma visão no Santuário. Zacarias falava por sinais e continuava mudo.

23Depois que terminou seus dias de serviço no Santuário, Zacarias voltou para casa. 24Algum tempo depois, sua esposa Isabel ficou grávida, e escondeu-se durante cinco meses. 25Ela dizia: “Eis o que o Senhor fez por mim, nos dias em que ele se dignou tirar-me da humilhação pública!”


— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão - Lc 1, 5-25



A Bíblia nos apresenta alguns casos em que mulheres que não poderiam ter filhos ficaram grávidas. Podemos citar alguns exemplos: Sara, esposa de Abraão e mãe de Isaac; a esposa de Manué, que era estéril e deu à luz Sansão; Ana , esposa de Elcana, que era estéril e deu à luz Samuel; e Isabel, esposa de Zacarias, que deu à luz João Batista. Cada vez que uma mulher estéril fica grávida, alguma coisa importante vai acontecer. Com Isaac, a formação do povo de Israel, com Sansão, a derrota dos filisteus, que permitiu a permanência do povo de Israel na Terra Prometida, com Samuel, a formação do Reino de Israel e com João Batista, a chegada da plenitude dos tempos.



Menino Jesus de Praga



O local de peregrinação com mais fama em Praga, e o mais conhecido da Boémia no estrangeiro, é a Igreja de Nossa Senhora da Vitória. Esta Igreja construída em estilo barroco encontra-se na travessa das Carmelitas no Bairro Pequeno. A atenção dos peregrinos é especialmente atraída pela estatueta do Menino Jesus de Praga, conhecido em todo o mundo por Bambino de Praga, a qual se encontra desde 1628, num armário pequenino de prata, no altar lateral do lado direito. O seu ‘guarda-roupa’é constituído por valiosos vestidos bordados e decorados em relevos coloridos. O mais valioso deles foi pessoalmente bordado pela Imperatriz Maria Teresa. A estatueta renascentista , originária de Espanha, foi oferecida pela senhora Polyxena de Lobkovic às carmelitas.

A princesa Polyxene de Lobkowitz

Era uma das senhoras mais distintas e piedosas do seu tempo, conhecedora da voluntária pobreza em que viviam os Padres Carmelitas e da grande estima que o povo cristao lhes tributava depois da miraculosa vitória da Montanha Branca, obtida pelas oraçoes do Venerável P. Domingos. Possuía, entre as suas lembranças de família, a imagem do Menino Jesus, que sua mae, princesa Manrique de Lara (da família real de Espanha), lhe tinha oferecido como o mais valioso presente do casamento; ela, por sua vez tinha-a recebido de Santa Teresa de Jesus.

Em 1628, esta piedosa princesa, como impelida por uma força superior, compreende que deve desprender-se daquela prenda querida e entregá-la aos Padres Carmelitas, que ficariam como os seus melhores e mais devotos custódios. Apresenta-se de facto no convento, e diante de toda a comunidade, entrega ao Padre Prior, venerável
Fr. Joao Luís da Assunçao, a belíssima imagem, dizendo-lhe: «Meu Padre, eu vos dou o que tenho de mais querido. Honrai esta imagem do Menino Deus e nada vos faltará». A imagem foi exposta a veneraçao dos religiosos no coro-oratório, onde tinham lugar os actos piedosos da comunidade.

As palavras da augusta dadora verificaram-se a risca. Deus prodigalizou as suas graças ao convento que possuía o Divino Menino: nunca lhes faltou o necessário; foi cumulado de bençaos espirituais e temporais enquanto ali preservou a devoçao ao Menino Jesus (Crónicas dos Carmelitas Descalços da Província de Áustria).

Os Padres Carmelitas fundados em muitas provas de protecçao recebidas do Menino Jesus, reconheceram que tinham no convento um tesouro de incalculável valor, que nao podia ficar por mais tempo escondido, mas que devia ser exposto a pública veneraçao.

A Baronesa Catarina de Lobskowitz, dirigida do Padre Cirilo e alma santa, mandou erigir um magnífico altar para nele colocar a prodigiosa estátua do Menino Jesus. E rodeada por um cortejo branco de religiosos foi transportada do convento para a Igreja, onde a colocaram sobre o altar que com tanto cuidado Lhe tinham preparado, sendo cantada a missa em sua honra.

Foi entao que pela primeira vez se rendeu culto público a imagem do Menino Jesus de Praga.

Duas devoções se unem, a Imagem de Nossa Senhora Aparecida chegou ao Santuário do Menino Jesus de Praga no dia 17 de setembro de 2007, trazida em procissão solene pelo Arcebispo Dom Raymundo Damasceno de Assis e o Primaz do país Cardeal Miloslav Vlk. Ao introduzir a Cerimônia o Embaixador brasileiro junto ao governo Tcheco Affondo Massot falou sobre a iniciativa de unir as duas devoções e explicou que "o número de brasileiros e latino-americanos que visitam Praga é muito grande, então pensei ser interessante juntar as duas devoções, pois Nossa Senhora Aparecida é o Icone da devoção do povo brasileiro".



http://www.guia-em-praga.com.br/meninojesus.htm



Evangelho 

O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo: 28“Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse: ‘Filho, vai trabalhar hoje na vinha!’ 29O Filho respondeu: ‘Não quero’. Mas depois mudou de opinião e foi. 30O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu: ‘Sim, senhor, eu vou’. Mas não foi. 31Qual dos dois fez a vontade do pai?”
Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “O primeiro”. Então Jesus lhes disse: “Em verdade vos digo, que os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. 32Porque João veio até vós num caminho de justiça, e vós não acreditastes nele. Ao contrário, os publicanos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes para crer nele”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Reflexão - Mt 21, 28-32

Novamente o Evangelho nos mostra a pessoa de João Batista e a sua missão de precursor do Messias. Acreditar nas palavras de João acarreta na vivência do compromisso da conversão, e não uma mera conversão de palavras, mas conversão que exige gestos concretos que a demonstre. Por isso que Jesus nos conta inicialmente a parábola. Ele nos mostra que de nada adianta a adesão a uma religião formal, ritualista, que não tenha nenhum vínculo com a vivência do amor, pois o que é necessário é o cumprimento da vontade de Deus, e não o que falamos a ele, pois a fé é para ser vivida e não simplesmente anunciada.


Evangelho 
 
O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 23Jesus voltou ao Templo. Enquanto ensinava, os sumos sacerdotes e os anciãos do povo aproximaram-se dele e perguntaram: “Com que autoridade fazes estas coisas? Quem te deu tal autoridade?”
24Jesus respondeu-lhes: “Também eu vos farei uma pergunta. Se vós me responderdes, também eu vos direi com que autoridade faço estas coisas. 25Donde vinha o batismo de João? Do céu ou dos homens?”
Eles refletiam entre si: “Se dissermos do céu, ele nos dirá: ‘Por que não acreditastes nele?’ 26Se dissermos: ‘Dos homens’, temos medo do povo, pois todos têm João Batista na conta de profeta”. 27Eles então responderam a Jesus: “Não sabemos”. Ao que Jesus também respondeu: “Eu também não vos direi com que autoridade faço estas coisas”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Reflexão - Mt 21, 23-27

A pessoa de João Batista é muito importante na preparação para os tempos messiânicos, pois ele foi enviado como o precursor de Jesus, e quem não acredita em João Batista também não aceita Jesus como sendo o Messias e nem a sua autoridade como Filho de Deus. O povo acreditou em João Batista e por isso acreditou também em Jesus, mas os anciãos do povo não acreditaram em João Batista e, por isso, rejeitaram Jesus. Todo aquele que fica preso apenas em uma religião formal torna-se incapaz de ver a ação de Deus no tempo presente, endurece o próprio coração e não reconhece nem a ação de Deus nem a sua presença no seu dia a dia.


Evangelho 

O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28“Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Reflexão - Mt 11, 28-30

Existem pessoas que acreditam que a verdade da religião encontra-se num rigorismo muito grande, principalmente no que diz respeito às exigências morais e rituais. Com isso, a religião acaba por ser um instrumento de opressão. Jesus nos mostra que não deve ser assim. Ele veio ao mundo para trazer a libertação do jugo do pecado e da morte e que a verdadeira religião é aquela que liberta as pessoas de todos os pesos que as oprimem na sua existência. O verdadeiro cristianismo é aquele que não está fundamentado na autoridade e na rigidez, mas na humildade e mansidão de coração, por que o seu fundador, Jesus Cristo, manso e humilde de coração, é o Mestre de todo o nosso agir.





Oração ao Deus desconhecido

Antes de prosseguir no meu caminho
E lançar o meu olhar para frente
Uma vez mais elevo, só, minhas mãos a Ti,
Na direção de quem eu fujo.


A Ti, das profundezas do meu coração,
Tenho dedicado altares festivos,
Para que em cada momento
Tua voz me possa chamar.


Sobre esses altares está gravada em fogo
Esta palavra: “ao Deus desconhecido”
Eu sou teu, embora até o presente
Me tenha associado aos sacrílegos.


Eu sou teu, não obstante os laços
Me puxarem para o abismo.
Mesmo querendo fugir
Sinto-me forçado a servi-Te.


Eu quero Te conhecer, ó Desconhecido!
Tu que que me penetras a alma
E qual turbilhão invades minha vida.
Tu, o Incompreensível, meu Semelhante.
Quero Te conhecer e a Ti servir.


Friedrich Nietzsche (1844-1900)

Evangelho 

O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1Jesus disse aos discípulos: “Um homem rico tinha um administrador que foi acusado de esbanjar os seus bens. 2Ele o chamou e lhe disse: ‘Que é isto que ouço a teu respeito? Presta contas da tua administração, pois já não podes mais administrar meus bens’. 3O administrador então começou a refletir: ‘O senhor vai me tirar a administração. Que vou fazer? Para cavar, não tenho forças; de mendigar, tenho vergonha. 4Ah! Já sei o que fazer, para que alguém me receba em sua casa quando eu for afastado da administração’.
5Então ele chamou cada um dos que estavam devendo ao seu patrão. E perguntou ao primeiro: ‘Quanto deves ao meu patrão?’ 6Ele respondeu: ‘Cem barris de óleo!” O administrador disse: ‘Pega a tua conta, senta-te, depressa, e escreve cinquenta!’ 7Depois ele perguntou a outro: ‘E tu, quanto deves?’ Ele respondeu: ‘Cem medidas de trigo’. O administrador disse: ‘Pega tua conta e escreve oitenta’. 8E o senhor elogiou o administrador desonesto, porque ele agiu com esperteza. Com efeito, os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Reflexão - Lc 16, 1-8

Neste trecho do Evangelho, Jesus nos mostra que os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz. Então podemos perguntar: Por que isso acontece? A resposta é muito simples: é porque os negócios em geral são regidos pelos valores do mundo, que são inaceitáveis para quem quer viver na radicalidade os valores do reino de Deus. Os valores que regem a economia são o lucro desenfreado, a exploração, o egoísmo, a dureza de coração, só se pensa em si próprio e nos seus interesses. Essa esperteza não interessa aos que querem viver como filhos e filhas de Deus.


Evangelho
O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
1Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam.
2Diante de Jesus, havia um hidrópico. 3Tomando a palavra, Jesus falou aos mestres da Lei e aos fariseus: “A Lei permite curar em dia de sábado, ou não?” 4Mas eles ficaram em silêncio.
Então Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e despediu-o. 5Depois lhes disse: “Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo, mesmo em dia de sábado?” 6E eles não foram capazes de responder a isso.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Reflexão - Lc 14, 1-6

O Evangelho de hoje nos mostra claramente que a vida sempre se impõe diante da morte, a verdade sempre se impõe diante da mentira, da falsidade e do erro. A Lei de Deus foi feita para a vida e não para a morte e a interpretação verdadeira da Lei de Deus deve sempre contribuir para que a vida de todos seja melhor. Jesus denuncia os erros que existem na interpretação da Lei, as interpretações falsas, ou seja, que não apresentam nenhuma legitimidade por serem contraditórias ao espírito da Lei de Deus, por escravizarem quando deveriam libertar, por promoverem a morte quando deveriam promover a vida, e as interpretações mentirosas. Jesus denuncia aquelas interpretações que não estão de acordo com a Lei, mas sim com os interesses de quem as interpretou.


Evangelho 
 
O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse o Senhor: 47“Ai de vós, porque construís os túmulos dos profetas; no entanto, foram vossos pais que os mataram. 48Com isso, vós sois testemunhas e aprovais as obras de vossos pais, pois eles mataram os profetas e vós construís os túmulos.
49É por isso que a sabedoria de Deus afirmou: Eu lhes enviarei profetas e apóstolos, e eles matarão e perseguirão alguns deles, 50a fim de que se peçam contas a esta geração do sangue de todos os profetas, derramado desde a criação do mundo, 51desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o santuário. Sim, eu vos digo: serão pedidas contas disso a esta geração. 52Ai de vós, mestres da Lei, porque tomastes a chave da ciência. Vós mesmos não entrastes, e ainda impedistes os que queriam entrar”.
53Quando Jesus saiu daí, os mestres da Lei e os fariseus começaram a tratá-lo mal, e a provocá-lo sobre muitos pontos. 54Armaram ciladas, para pegá-lo de surpresa, por qualquer palavra que saísse de sua boca.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Reflexão - Lc 11, 47-54

A sociedade humana é a sociedade da morte e procura destruir todas as iniciativas que promovem a verdadeira vida. Como o Reino de Deus é o Reino da Vida, ele sofre perseguições e rejeição por parte do mundo. O mundo odeia tudo o que está relacionado com a vida e nega seus valores, trata mal quem age assim, provoca quem procura viver retamente, arma ciladas para pegá-los de surpresa. Mas todo aquele que de fato é do Reino de Deus enfrenta todas essas dificuldades e luta pela vida, sabendo que Deus é o seu grande parceiro nesta luta e que a vida triunfará sobre o pecado e a morte.

Evangelho 

O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 29quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. 30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31no dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria do Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. 32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Reflexão - Lc 11, 29-32

Para muitas pessoas, Deus deve manifestar-se constantemente para todos, pois somente assim o mundo poderá crer. Na verdade, essas pessoas querem uma demonstração evidente da existência de Deus e da sua presença no nosso dia a dia, porém o Evangelho de hoje nos mostra que assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, Jesus é um sinal para nós, e Jonas foi um sinal para os ninivitas apenas por suas palavras, que os ninivitas ouviram e creram. Deste modo, Jesus é um sinal para nós por sua palavra e é nela que devemos crer e não ficar exigindo que ele fique realizando "milagres" para que fundamentemos a nossa fé.



Evangelho 
 
O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
 
Naquele tempo, Jesus estava expulsando um demônio. 15Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”.
16Outros, para tentar Jesus, pediram-lhe um sinal do céu. 17Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. 18Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. 20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus.
21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou.
23Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo dispersa. 24Quando o espírito mau sai de um homem, fica vagando em lugares desertos, à procura de repouso; não o encontrando, ele diz: ‘Vou voltar para minha casa de onde saí’. 25Quando ele chega encontra a casa varrida e arrumada. 26Então ele vai, e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele. E, entrando, instalam-se aí. No fim, esse homem fica em condição pior do que antes”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Reflexão - Lc 11, 15-26

O reino de Deus chegou até nós com toda a sua força contra o mal e suas conseqüências. Mas porque é que sempre temos a impressão que o mal está vencendo o bem e que as coisas estão sempre piorando? A verdade é que vemos a realidade em si sem sermos capazes de interpretar os sinais dos tempos que se apresentam a nós. Assim sendo, até mesmo as coisas boas que Deus realiza no meio de nós são interpretadas como coisas más e, por isso, nós bloqueamos até mesmo as coisas boas que Deus realiza, vendo nelas, por motivos egoístas e por dureza de coração, coisas más, como fizeram os judeus.


Evangelho 
 
O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
 
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5“Se um de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: ‘Amigo, empresta-me três pães, 6porque um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer’, 7e se o outro responder lá de dentro: ‘Não me incomodes! Já tranquei a porta, e meus filhos e eu já estamos deitados; não me posso levantar para te dar os pães’; 8eu vos declaro: mesmo que o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário. 9Portanto, eu vos digo: pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. 10Pois quem pede recebe; quem procura encontra; e, para quem bate, se abrirá.
11Será que algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? 12Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? 13Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!”

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Reflexão - Lc 11, 5-13

A oração é uma busca constante de viver na presença de Deus e procurar estar em diálogo com ele para que ele nos ajude em nossas necessidades, mas devemos nos lembrar das palavras de são Tiago: pedis sim, mas pedis mal, pois não sabeis o que pedir. Muitas vezes pedimos, e pedimos muito, mas não pedimos o que deveríamos, nossos pedidos são mesquinhos, materialistas e visam simplesmente a satisfação de interesses pessoais e imediatos, não sabemos pedir os verdadeiros valores, que são eternos, não pedimos a salvação, o perdão dos pecados nossos e dos outros, não pedimos pela ação evangelizadora da Igreja, pela superação das injustiças que causam guerras e tantos sofrimentos, mas principalmente, não pedimos a ação do Espírito Santo em nossas vidas.


Imitadores de Deus




Eu estava debruçado sobre Efésios 5, considerando a recomendação de Paulo sobre a imitação de Deus, e fui abduzido por uma idéia fixa: imitar a Deus em que sentido? Melhor ler mais um pouco: “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave” (Ef 5.1-2).

Percebi imediatamente a conexão com o primeiro versículo que decorei na vida: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jô 3.16). E a perplexidade cresceu com a expressão “de tal maneira”.

Imagino que você já tenha se intrigado com essa expressão, também. Ela dá uma idéia de grandeza, mas não diz que grandeza é essa. Porém neste momento em que estou aprisionado pela recomendação paulina de ser imitador de Deus, ela se torna importante para mim. Como que a dizer: “Ame, você também, de tal maneira que dê”.

Lá se foi minha devocional! Ou melhor, lá se foi a minha confortável reflexão! Ela havia feito um desvio inesperado: E o que significa “amar de tal maneira”? Significa, talvez, que meu amor deva ser algo parecido com o exemplo de Paulo: “Como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós”. Aí, era o que eu temia!

Talvez os dicionários me “ajudem” -  pensei (nada devocionalmente, confesso). Amor, amor... E encontro as palavras Charis, no latim, e ágape, no grego. Ambas descrevendo um tipo de amor que pressupõe um necessitado. Não temos caridade em relação a um ursinho de pelúcia. Nem mesmo em relação a uma flor (a não ser que sejamos o Pequeno Príncipe). Eles não tem necessidades. O amor de Deus percebe uma necessidade, olha para um necessitado e o ama com ágape ou caridade. E dá seu Filho, ou se entrega, na pessoa dele.

Porém, e a expressão que está piscando em neon: “de tal maneira que”? Ela traz a idéia de intensidade. Ou seja, ame com a intensidade suficiente para movê-lo. Já lhe aconteceu de tentar ligar o carro, de manhã, e, embora as luzes internas estejam acesas, na hora de girar o motor, ele não roda? A bateria! Ela tem certa carga, mas não o suficiente para girar o motor de arranque.

Encerrei minha inesperada reflexão com o seguinte pensamento: imitadores de Deus são os caridosos: têm uma “carga de amor” capaz de mover o motor das boas obras. Carga essa que talvez não seja dada à afeição, à amizade e ao erotismo.

Havemos de tropeçar nesse mesmo ágape, revestindo de tonalidades afetuosas. Assim, o “dar-se” da caridade, que nos é aceitavelmente prático, poderá, então, fazer-se acompanhar de sentimentos, como no caso do “caminho sobremodo excelente” de 1 Coríntios 13 – mas isso já é diferente, porque descreve a caridade em suas faces.



                                                                                                                 Revista: Ultimato

                                                                                                        Autor: Rubem Amorese
 
Evangelho

O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
 
Naquele tempo, 25um mestre da Lei se levantou e, querendo pôr Jesus em dificuldade, perguntou: “Mestre, que devo fazer para receber em herança a vida eterna?” 26Jesus lhe disse: “Que está escrito na Lei? Como lês?” 27Ele então respondeu: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e com toda tua alma, com toda a tua força e com toda a tua inteligência; e a teu próximo como a ti mesmo!” 28Jesus lhe disse: “Tu respondeste certamente. Faze isso e viverás”. 29Ele, porém, querendo justificar-se, disse a Jesus: “E quem é o meu próximo?” 30Jesus respondeu: “Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos de assaltantes. Estes arrancaram-lhe tudo, espancaram-no, e foram-se embora deixando-o quase morto. 31Por acaso, um sacerdote estava descendo por aquele caminho. Quando viu o homem, seguiu adiante, pelo outro lado. 32O mesmo aconteceu com um levita: chegou ao lugar, viu o homem e seguiu adiante, pelo outro lado. 33Mas um samaritano que estava viajando, chegou perto dele, viu e sentiu compaixão. 34Aproximou-se dele e fez curativos, derramando óleo e vinho nas feridas. Depois colocou o homem no seu próprio animal e levou-o a uma pensão, onde cuidou dele. 35No dia seguinte, pegou duas moedas de prata e entregou-as ao dono da pensão, recomendando: “Toma conta dele! Quando eu voltar, vou pagar o que tiveres gasto a mais”. E Jesus perguntou: 36“Na tua opinião, qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?” 37Ele respondeu: “Aquele que usou de misericórdia para com ele”. Então Jesus lhe disse: “Vai e faze a mesma coisa”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Reflexão - Lc 10, 25-37

O maior mandamento que Jesus nos deu foi a Lei do Amor. Mas infelizmente, a palavra amor tem inúmeras conotações no dia de hoje, a maioria delas contrária ao espírito do Evangelho e aos valores do Reino, daí a importância da parábola do Bom Samaritano que nos mostra que amor de verdade é gesto concreto, é sair do próprio comodismo e ir ao encontro do outro, seja ele ou ela quem for, ser capaz de perceber todos os seus problemas e todas as suas necessidades, deixar-se mover pelo sentimento de compaixão e, cheio de misericórdia, fazer tudo o que estiver ao alcance para que a vida seja melhor para todos.


Evangelho 
 
O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
Glória a vós, Senhor.
Naquela hora, 1os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos céus?” 2Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3e disse: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos céus. 4Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos céus. 5E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe. 10Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Reflexão - Mt 18, 1-5.10

Este trecho do Evangelho que nos é proposto pela Igreja na comemoração da memória dos santos Anjos da Guarda é um paralelo ao trecho que meditamos ontem, porém nos apresenta um acréscimo muito importante, que não podemos desconsiderar: a assistência que Deus concede a todos os que são pequenos e a necessidade que existe de valorizarmos aqueles que são os desvalidos do mundo, pois os seus anjos no céu vêem sem cessar a face de Deus. Devemos receber em nome de Jesus todas as crianças, assim como todos os demais desvalidos e excluídos da sociedade para recebermos o próprio Cristo, presente neles.


Ética de obrigações, ética da felicidade

Jesus e Moisés 


A grande inovação do Cristianismo consistiu em anunciar aos homens religiosos deste mundo que estamos libertados da Lei. Essa é a ideia apontada já pelo Evangelho de Lucas ao afirmar: “A lei e os profetas vão até João (Batista); desde então a boa nova do Reino de Deus é anunciada” (Lc 16,16). E é acima de tudo, a tese desenvolvida e ampliada por São Paulo, de forma que, quando ele fala da libertação da Lei, refere-se, sobretudo, à Lei que foi revelada por Deus a Moisés no Sinai, quer dizer, refere-se ao decálogo (Rm 2, 17-23; 13,8-10; Gl 5,14; 3,10.17.19; 4, 21-22). Por isso, afirmou-se e demonstrou-se, como os mais sérios argumentos, que o apóstolo Paulo anunciou a abolição da Lei. E também o cumprimento ou plenitude da Lei, que, segundo a fé cristã, se realiza no amor ao próximo (Gl 5, 14; 1Cor 7-19; Rm 2, 25ss; 3,31; 8,4; 13, 8-10).

Por isso quando, no relato da transfiguração aparecem junto de Jesus Moisés e Elias, o que causa entusiasmo em Pedro, afirma-se que, ao aparecer a nuvem (símbolo bíblico da presença divina), os discípulos não viram ninguém mais a não ser Jesus sozinho (Mc 9,7). Moisés desapareceu. Fica somente Jesus. Quer dizer, desapareceu a Lei e permanece somente o Evangelho. Do ponto de vista da mensagem ética de Cristo, que sentido tem isso? Com esta pergunta, estamos tocando uma das questões  mais fundamentais da mensagem moral de Jesus Cristo.

Livro: A Ética de Cristo  pág. 128-129

Autor: José M. Castilho
 
Evangelho
 
O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1Jesus convocou os Doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças, 2e enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos. 3E disse-lhes: “Não leveis nada para o caminho: nem cajado nem sacola nem pão nem dinheiro nem mesmo duas túnicas. 4Em qualquer casa onde entrardes, ficai aí; e daí é que partireis de novo. 5Todos aqueles que não vos acolherem, ao sairdes daquela cidade, sacudi a poeira dos vossos pés, como protesto contra eles”. 6Os discípulos partiram e percorriam os povoados, anunciando a Boa Nova e fazendo curas em todos os lugares.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Reflexão - Lc 9, 1-6
O Evangelho de hoje é uma espécie de "Manual do Evangelizador". Ele nos mostra que o evangelizador não age em nome próprio, pois ele não evengeliza por que quer, mas porque é enviado por Deus. Os poderes que tem para evangelizar não são próprios, são recebidos para serem usados em uma finalidade própria. Os bens materiais não podem ser um empecilho para o trabalho, nem podem ofuscar a força do anúncio e do testemunho. A inserção e a participação na vida das pessoas e das famílias é fundamental. Mas o mais importante são os dois objetivos que caracterizam o profetismo: a luta contra toda espécie de mal, que se manifesta na ordem da cura, e a proclamação da presença do Reino de Deus na vida de todas as pessoas.

Evangelho
O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 16“ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram vejam a luz. 17Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto.
18Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis! Pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Reflexão - Lc 8, 16-18
O conhecimento da Palavra de Deus é muito importante, mas não é suficiente para que uma pessoa se torne verdadeiramente cristã. O importante é assumir os valores que estão presentes nela, de modo que a Palavra de Deus se torne vida das pessoas, e assim elas testemunhem esses valores para todos e manifestem o amor de Deus para com seus filhos e filhas. Jesus nos faz uma grave advertência no Evangelho de hoje: "Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis!" Existem doutores na Palavra de Deus, mas que fazem da Palavra de Deus apenas objeto de conhecimento. É claro que o conhecimento da Palavra de Deus é importante, mas devemos ser doutores na sua vivência.

 
Evangelho
 
O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 33o pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. 34Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda quanto de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma”.
 
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão - Lc 2, 33-35
A presença de Maria junto ao seu Filho no momento do seu suplício mostra para nós a realização da profecia de Simeão: “E quanto a ti, uma espada de dor transpassará a tua alma”. Esta presença também nos mostra a necessidade da nossa presença e da nossa solidariedade junto a todos os que sofrem e que esta presença deve ser muito mais do que estar ao lado fazendo alguma coisa. Ela deve ser também a presença solidária de quem sofre junto, porque temos os mesmos valores, comungamos as mesmas idéias e lutamos pela realização plena dos mesmos projetos.


Evangelho
 
O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, falou Jesus aos seus discípulos: 27“A vós que me escutais, eu digo: Amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam, 28bendizei os que vos amaldiçoam, e rezai por aqueles que vos caluniam. 29Se alguém te der uma bofetada numa face, oferece também a outra. Se alguém te tomar o manto, deixa-o levar também a túnica.
30Dá a quem te pedir e, se alguém tirar o que é teu, não peças que o devolva. 31O que vós desejais que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles. 32Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Até os pecadores amam aqueles que os amam.
33E se fazeis o bem somente aos que vos fazem o bem, que recompensa tereis? Até os pecadores fazem assim. 34E se emprestais somente àqueles de quem esperais receber, que recompensa tereis? Até os pecadores emprestam aos pecadores, para receber de volta a mesma quantia.
35Ao contrário, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai sem esperar coisa alguma em troca. Então, a vossa recompensa será grande, e sereis filhos do Altíssimo, porque Deus é bondoso também para com os ingratos e os maus.
36Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. 37Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. 38Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será posta no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Reflexão - Lc 6, 27-38
A regra do ouro da vida do cristão é resumida por Jesus na frase: 'O que vós desejais que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles'. Todas as pessoas desejam ser amadas, compreendidas e servidas, por isso, todos devem amar, compreender e servir. Devemos ser diferentes das pessoas que vivem a reciprocidade: devemos viver a gratuidade, ser diferentes dos que vivem fazendo justiça: devemos ser misericordiosos. O critério do nosso agir em relação aos outros não pode ser o agir dos outros, mas sim o próprio Deus, que não nos trata segundo nossas faltas, mas ama a todas as pessoas, indistintamente, com amor eterno e as cumula com a abundância dos seus bens. Se vivermos segundo esse critério, seremos filhos do Altíssimo e será grande a nossa recompensa nos céus.

Evangelho
 
O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 33os fariseus e os mestres da Lei disseram a Jesus: “Os discípulos de João, e também os discípulos dos fariseus, jejuam com frequência e fazem orações. Mas os teus discípulos comem e bebem”. 34Jesus, porém, lhes disse: “Os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles? 35Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, naqueles dias, eles jejuarão”.
36Jesus contou-lhes ainda uma parábola: “Ninguém tira retalho de roupa nova para fazer remendo em roupa velha; senão vai rasgar a roupa nova, e o retalho novo não combinará com a roupa velha. 37Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque, senão, o vinho novo arrebenta os odres velhos e se derrama; e os odres se perdem. 38Vinho novo deve ser posto em odres novos. 39E ninguém, depois de beber vinho velho, deseja vinho novo; porque diz: o velho é melhor”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Reflexão - Lc 5, 33-39
A maioria das novidades que nós encontramos no dia a dia não passa, na verdade, de mudanças superficiais em coisas que já existiam antes ou de uma continuidade de um processo evolutivo, de modo que muito pouco vemos de realmente novo. Por isso, temos muita dificuldade em ver a novidade do Evangelho, não percebemos que na verdade ele nos apresenta valores que não existiam antes e uma forma totalmente nova de nos relacionarmos com Deus e com as outras pessoas. Se não estivermos bem atentos e totalmente abertos para a novidade do Evangelho, corremos o risco de querer fazer com que ele seja remendo novo em pano velho, ou vinho novo em odres velhos, uma continuidade dos valores do homem velho, algo que não se insere na realidade nem a transforma.

Evangelho
 
O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 31Jesus desceu a Cafarnaum, cidade da Galileia, e aí ensinava-os aos sábados. 32As pessoas ficavam admiradas com o seu ensinamento, porque Jesus falava com autoridade. 33Na sinagoga, havia um homem possuído pelo espírito de um demônio impuro, que gritou em alta voz: 34“Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus!”
35Jesus o ameaçou, dizendo: “Cala-te, e sai dele!” Então o demônio lançou o homem no chão, saiu dele, e não lhe fez mal nenhum. 36O espanto se apossou de todos e eles comentavam entre si: “Que palavra é essa? Ele manda nos espíritos impuros, com autoridade e poder, e eles saem”. 37E a fama de Jesus se espalhava em todos os lugares da redondeza.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Reflexão - Lc 4, 31-37
As pessoas ficam admiradas com Jesus, porque ele ensina como quem tem autoridade. De onde vem a autoridade de Jesus? Não é uma autoridade política, pois Jesus não ocupava nenhum cargo importante na sociedade, e não é uma autoridade religiosa institucional, já que Jesus não tinha nenhuma função importante no templo ou na sinagoga. Podemos afirmar que a sua autoridade vem de si próprio, pois ele é Deus, mas o povo não sabia disso. O povo percebe a autoridade de Jesus a partir da coerência entre a sua pregação e a sua vida, compromissada com os pobres, necessitados e oprimidos, numa constante e vitoriosa luta contra todo tipo de mal. 



Evangelho
 
O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 16veio Jesus à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado, e levantou-se para fazer a leitura. 17Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: 18“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos 19e para proclamar um ano da graça do Senhor”.
20Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. 21Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”. 22Todos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca. E diziam: “Não é este o filho de José?”
23Jesus, porém, disse: “Sem dúvida, vós me repetireis o provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo. Faze também aqui, em tua terra, tudo o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum”. 24E acrescentou: “Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. 25De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. 26No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva que vivia em Sarepta, na Sidônia.
27E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio”. 28Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. 29Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até o alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. 30Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

  • Reflexão - Lc 4, 16-30
Jesus é o ungido do Pai que veio ate nós com a missão de evangelizar os pobres, ou seja, de tornar membro do Reino dos Céus todos os que colocam a sua esperança no Senhor. A sua vida terrena não foi outra coisa senão o pleno cumprimento dessa missão.Ele anunciou a liberdade dos filhos de Deus e a libertação dos cativos do pecado e da morte, curou os cegos, de modo que todos podem enxergar além do mero horizonte da realidade natural, lutou contra todo tipo de injustiça que é causa de opressão e anunciou a presença do Reino da graça e da verdade. Assim, Jesus também nos mostra o que é necessário para que a Igreja, o seu Corpo Místico, seja fiel à sua missão de continuadora da sua obra. 

Evangelho
 
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 42“Ficai atentos! porque não sabeis em que dia virá o Senhor. 43Compreendei bem isso: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada.
44Por isso, também vós ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá. 45Qual é o empregado fiel e prudente, que o senhor colocou como responsável pelos demais empregados, para lhes dar alimento na hora certa? 46Feliz o empregado, cujo senhor o encontrar agindo assim, quando voltar.
47Em verdade vos digo, ele lhe confiará a administração de todos os seus bens. 48Mas, se o empregado mau pensar: ‘Meu senhor está demorando’, 49e começar a bater nos companheiros, a comer e a beber com os bêbados; 50então o senhor desse empregado virá no dia em que ele não espera, e na hora que ele não sabe. 51Ele o partirá ao meio e lhe imporá a sorte dos hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

  • Reflexão - Mt 24, 42-51
Duas virtudes nos são colocadas pelo Evangelho de hoje: fidelidade e prudência. Servo fiel é aquele que não precisa ser vigiado o tempo todo a fim de realizar tudo o que é da sua competência, é aquele que merece a confiança do seu senhor, o que não quer dizer submissão cega e inconsequente, mas sim a pessoa ser totalmente responsável por aquilo que faz. Prudência significa agir com cautela, procurando evitar todo tipo de erro, fugindo de todo mal, principalmente do pecado e de suas consequências, o que não quer dizer covardia e medo, mas sim uma busca de maior consciência dos próprios atos.


Evangelho

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus: 23Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós pagais o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho, e deixais de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vós deveríeis praticar isto, sem contudo deixar aquilo.
24Guias cegos! Vós filtrais o mosquito, mas engolis o camelo. 25Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós limpais o copo e o prato por fora, mas, por dentro, estais cheios de roubo e cobiça. 26Fariseu cego! Limpa primeiro o copo por dentro, para que também por fora fique limpo.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

  • Reflexão - Mt 23, 23-26
O Evangelho de hoje é a continuação do de ontem, de modo que a nossa reflexão também é uma continuidade da de ontem. Um dos meios através dos quais tornamos a nossa religião superficial e unilateral é o formalismo religioso, que faz com que sejamos capazes de cumprir até mesmo os menores preceitos, mas tiram da nossa vida o mais importante que são os ensinamentos fundamentais para a nossa vida como a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Ser verdadeiramente cristão significa ser capaz de viver os valores do Reino e não simplesmente o cumprimento de rituais e a capacidade de falar coisas bonitas e poéticas a respeito de Deus.



Evangelho

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 23Jesus disse aos discípulos: “Em verdade vos digo, dificilmente um rico entrará no reino dos Céus. 24E digo ainda: é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus”. 25Ouvindo isso, os discípulos ficaram muito espantados, e perguntaram: “Então, quem pode ser salvo?” 26Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível”.
27Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Vê! Nós deixamos tudo e te seguimos. Que haveremos de receber?” 28Jesus respondeu: “Em verdade vos digo, quando o mundo for renovado e o Filho do Homem se sentar no trono de sua glória, também vós, que me seguistes, havereis de sentar-vos em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. 29E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos, campos, por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna. 30Muitos que agora são os primeiros, serão os últimos. E muitos que agora são os últimos, serão os primeiros.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Reflexão
Quando vivemos a lógica de Deus em nossas vidas as riquezas e os bens deste mundo não nos consomem. Muitos dos que são os primeiros na sociedade serão os últimos no Reino dos Céus.
A lógica de Jesus, que é a lógica do Reino de Deus, inverte os valores que aprendemos em nossa vida, na qual aprendemos que quem é mais é quem mais tem, é quem mais possui e tem mais poder. Contudo, Jesus nos mostra que, no Reino de Deus não é assim, quem tem mais é quem mais se desapega, é quem mais abre mão do que tem. Quem é mais livre é quem pode ser mais no Reino de Deus!
Por isso muitos dos que são os primeiros na sociedade serão os últimos no Reino dos Céus; ao passo que muitos daqueles que são os últimos e até sem valor nenhum, para nós e para a sociedade, esses, sim, são os primeiros no coração de Deus.
Há duas coisas que precisamos aprender, hoje, com o que o Mestre Jesus nos ensina. Quando Ele nos diz que dificilmente um rico entrará no Reino dos Céus  não é o problema de ser rico, ter bens, possuir riquezas ou trabalhar para ter uma vida cada vez mais justa e digna. Jesus aponta para o perigo que são as riquezas e o que elas em si fazem no coração do homem.
A riqueza provoca, cada vez, mais dentro de nós, a nossa ganância. É difícil alguém que (e não precisa nem ser muito rico não!) possui ou começa a possuir as coisas que fique satisfeito com o que tem, por isso está cada vez mais sempre ganancioso para ter mais. As riquezas nos mantêm apegados aos bens materiais e nos levam, muitas vezes, a cometermos injustiças uns contra os outros.
A grande injustiça do mundo é uns possuírem demais, terem posses que não acabam mais, e outros, muitas vezes, não terem direito a nada. As riquezas geram em nós uma visão materialista do mundo, vemos o mundo a partir dos bens materiais e não exaltamos mais os valores espirituais; porque a visão materialista gera em nós uma verdadeira cegueira espiritual.
Do outro lado, o Mestre promete uma recompensa ao desapego, porque quem se desapega do mundo e das coisas tem Deus como posse, O tem como sua maior riqueza! Quando fazemos de Deus a nossa riqueza, as outras coisas serão para nós apenas um acréscimo. Quem é rico para Deus é aquele que sabe inverter os valores: o que era para estar em primeiro lugar ele o vê por último e o que se via por último ele o vê como o primeiro. Primeiro, vemos os valores espirituais, vemos os valores do Reino e o demais buscamos em acréscimo.
Quando vivemos a lógica de Deus em nossas vidas as riquezas e os bens deste mundo não nos consomem, porque a maior riqueza e o maior tesouro do nosso coração é o próprio Deus!
 
Evangelho



+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 19,16-22

Alguém aproximou-se de Jesus e disse: 'Mestre, o que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?'
Jesus respondeu: 'Por que tu me perguntas sobre o que é bom? Um só é o Bom. Se tu queres entrar na vida, observa os mandamentos.'
O homem perguntou: 'Quais mandamentos?'
Jesus respondeu: 'Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho,
honra teu pai e tua mãe,
e ama teu próximo como a ti mesmo.'
O jovem disse a Jesus:
'Tenho observado todas essas coisas. O que ainda me falta?'
Jesus respondeu:
'Se tu queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me.'
Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza,
porque era muito rico.
  Palavra da Salvação. 

Reflexão - Mt 19, 16-22
Deus nos ama com amor eterno e, por isso, quer relacionar-se conosco.A partir disso, devemos perceber qual é o verdadeiro sentido da religião.O que caracteriza o verdadeiro cristão não é a mera observância dos mandamentos, mas a busca da perfeição que está no seguimento de Jesus, portanto no relacionamento com ele. Porém, existem valores deste mundo que se tornam obstáculo para este relacionamento, como é o caso dos bens materiais, que impediram o jovem de buscar livremente a vida eterna e a perfeição, através da caridade e do seguimento de Jesus, embora observasse todos os mandamentos. 

Evangelho
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 3alguns fariseus aproximaram-se de Jesus, e perguntaram, para o tentar: “É permitido ao homem despedir sua esposa por qualquer motivo?” 4Jesus respondeu: “Nunca lestes que o Criador, desde o início, os fez homem e mulher? 5E disse: ‘Por isso, o homem deixará pai e mãe, e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne’? 6De modo que eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe”.
7Os fariseus perguntaram: “Então, como é que Moisés mandou dar certidão de divórcio e despedir a mulher?” 8Jesus respondeu: “Moisés permitiu despedir a mulher, por causa da dureza do vosso coração. Mas não foi assim desde o início. 9Por isso, eu vos digo: quem despedir a sua mulher —a não ser em caso de união ilegítima —e se casar com outra, comete adultério”. 10Os discípulos disseram a Jesus: “Se a situação do homem com a mulher é assim, não vale a pena casar-se”.
11Jesus respondeu: “Nem todos são capazes de entender isso, a não ser aqueles a quem é concedido. 12Com efeito, existem homens incapazes para o casamento, porque nasceram assim; outros, porque os homens assim os fizeram; outros, ainda, se fizeram incapazes disso por causa do Reino dos Céus. Quem puder entender entenda”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

  • Reflexão - Mt 19, 3-12
Quem comete adultério, peca duas vezes. O primeiro pecado é o da fornicação, do desrespeito da pessoa do outro ou da outra como templo do Espírito Santo, o que se constitui em profanação do sagrado, da propriedade divina pela consagração batismal. O segundo pecado é contra o vínculo matrimonial, é o rompimento de uma promessa que foi feita diante de Deus e da Igreja. E a causa de tão grave pecado encontra-se na dureza do próprio coração, que não é capaz de abrir-se à graça divina e aos verdadeiros valores e se torna escravo da luxúria, fazendo dela o verdadeiro deus da própria vida. 
Evangelho (Mt 18,15-20)
 
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 15“Se teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, à sós contigo! Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão. 16Se ele não te ouvir, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão seja decidida sob a palavra de duas ou três testemunhas. 17Se ele não vos der ouvido, dize-o à Igreja. Se nem mesmo à Igreja ele ouvir, seja tratado como se fosse um pagão ou um pecador público.
18Em verdade vos digo, tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que des­ligardes na terra será desligado no céu. 19De novo, eu vos digo: se dois de vós estiverem de acordo na terra sobre qualquer coisa que quiserem pedir, isto vos será concedido por meu Pai que está nos céus. 20Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome eu estou ali, no meio deles”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

  • Reflexão - Mt 18, 15-20
A vida em comunidade é essencial para que possamos sentir a presença de Jesus no meio de nós e usufruir dessa presença, porém ela não é fácil, principalmente por causa das dificuldades de relacionamento. A comunidade, para ser realmente cristã, deve ser pautada na misericórdia, no perdão e na acolhida dos que erram, buscando não a punição, mas sim o reerguimento e a superação dos que erram, possibilitando-lhes a conversão e a vida nova em Cristo. É por isso que Jesus nos mostra, no Evangelho de hoje, as exigências da correção fraterna juntamente com a sua promessa de presença no meio de nós.


Evangelho
 
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos Céus?” 2Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3e disse: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. 4Quem se faz pequeno como esta criança, este é o maior do Reino dos Céus. 5E quem recebe em meu nome uma criança como esta é a mim que recebe.
10Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus. 12Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? 13Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. 14Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

  • Reflexão - Mt 18, 1-5.10.12-14
A nossa vida é constantemente condicionada pelos valores e costumes da sociedade e nós temos a tendência de querer levar os valores do mundo para a Igreja e até mesmo para o Reino de Deus. Entre esses valores do mundo que nos influenciam, podemos citar a hierarquização e a competitividade no dia a dia, que fazem com que haja sempre entre nós um clima de disputa e de busca de superioridade em relação às outras pessoas. É esse clima o principal responsável por muitos mal estares na vida da comunidade. São os valores evangélicos que devem transformar o mundo e não os valores do mundo que devem transformar a Igreja.


Evangelho (Mt 17,22-27)

 
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 22quando Jesus e os seus discípulos estavam reunidos na Galileia, ele lhes disse: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens. 23Eles o matarão, mas no terceiro dia ele ressuscitará”. E os discípulos ficaram muito tristes. 24Quando chegaram a Ca­far­naum, os cobradores do imposto do Templo aproximaram-se de Pedro e perguntaram: “O vosso mestre não paga o imposto do Templo?”
25Pedro respondeu; “Sim, pa­ga”. Ao entrar em casa, Jesus adiantou-se, e perguntou: “Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos?” 26Pedro respondeu: “Dos estranhos!” Então Jesus disse: “Logo os filhos são livres. 27Mas, para não escandalizar essa gente, vai ao mar, lança o anzol, e abre a boca do primeiro peixe que pescares. Ali encontrarás uma moeda; pega então a moeda e vai entregá-la a eles, por mim e por ti”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

  • Reflexão - Mt 17, 22-27
Uma coisa é termos direito sobre algo e outra coisa é a conveniência do uso desse direito. No nosso dia a dia, muitas vezes acontece que temos que renunciar a um direito em vista de um bem maior. O próprio Jesus nos mostra essa necessidade no evangelho de hoje, quando renuncia ao direito de não parar os impostos do templo para conseguir um bem maior que está no fato de evitar escândalos. Assim, também nós devemos deixar de lado determinados direitos, que podem até demonstrar mesquinhez,quando esses podem se tornar causa de escândalos ou conflitos e fazer com que percamos um bem maior como a paz e a tranquilidade.

Evangelho
Naquele tempo, 24Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga. 25Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la.
26De fato, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua vida? Que poderá alguém dar em troca de sua vida? 27Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta. 28Em verdade vos digo: Alguns daqueles que estão aqui não morrerão antes de verem o Filho do Homem vindo com seu Reino”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
  • Reflexão
Seguir a Jesus Cristo significa renunciar a si mesmo e tomar a sua cruz. A vida toda de Jesus foi viver esta palavra que está no Evangelho de hoje, Jesus sempre renunciou a si mesmo, ele nunca viveu em função de si próprio, nunca buscava a sua realização ou a satisfação de interesses humanos. Ele sempre procurou viver para os seus irmãos e para suas irmãs, estava sempre pronto para servir e não veio para fazer a sua vontade, mas a vontade daquele que o enviou, de modo que a sua vida foi a constante busca da realização do Reino de Deus e o mistério da cruz foi a coroação de toda uma vida vivida não para si, mas para os outros e para Deus. Quem quer ser discípulo de Jesus deve viver segundo os seus ensinamentos e seguir este seu grande exemplo.


Evangelho 
 + Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 16,13-23
Naquele tempo:
13Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe
e ali perguntou aos seus discípulos:
'Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?'
14Eles responderam:
'Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias;
Outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas.'
15Então Jesus lhes perguntou:
'E vós, quem dizeis que eu sou?'
16Simão Pedro respondeu:
'Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo.'
17Respondendo, Jesus lhe disse:
'Feliz és tu, Simão, filho de Jonas,
porque não foi um ser humano que te revelou isso,
mas o meu Pai que está no céu.
18Por isso eu te digo que tu és Pedro,
e sobre esta pedra construirei a minha Igreja,
e o poder do inferno nunca poderá vencê-la.
19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus:
tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus;
tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus.'
20Jesus, então, ordenou aos discípulos
que não dissessem a ninguém que ele era o Messias.
21Jesus começou a mostrar aos seus discípulos
que devia ir à Jerusalém
e sofrer muito da parte dos anciãos,
dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei,
e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia.
22Então Pedro tomou Jesus à parte
e começou a repreendê-lo, dizendo:
'Deus não permita tal coisa, Senhor!
Que isto nunca te aconteça!'
23Jesus, porém, voltou-se para Pedro, e disse:
'Vai para longe, Satanás!
Tu és para mim uma pedra de tropeço,
porque não pensas as coisas de Deus
mas sim as coisas dos homens!'
Palavra da Salvação. 

  • Reflexão - Mt 16, 13-23
O Evangelho de hoje pode sugerir duas perguntas para a nossa vida pessoal.A primeira é: em que fundamentamos o nosso conhecimento no que diz respeito à nossa fé? A segunda pergunta é: quais são as consequências da nossa fé para a nossa vida? Quanto à primeira pergunta, podemos fundamentar o nosso conhecimento sobre as coisas da fé a partir da Palavra e do Magistério da Igreja, que nos garantem a verdade, mas podemos fundamentar este conhecimento na opinião de muita gente que fala muita coisa a respeito de Deus sem entender nada de nada ou até mesmo termos uma fé sem fundamento nenhum. Quanto à segunda pergunta, podemos fazer da nossa fé o motor da nossa vida ou podemos ter apenas uma fé discursiva ou indiferente, que não representa nada para a nossa vida concreta.

Evangelho 
 
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 15,1-2.10-14
1Naquele tempo, alguns fariseus e mestres da Lei,
vindos de Jerusalém,
aproximaram-se de Jesus, e perguntaram:
2'Por que os teus discípulos
não observam a tradição dos antigos?
Pois não lavam as mãos quando comem o pão!'
10Jesus chamou a multidão para perto de si
e disse: 'Escutai e compreendei.
11Não é o que entra pela boca que torna o homem impuro,
mas o que sai da boca, isso é que torna o homem impuro.'
12Então os discípulos se aproximaram e disseram a Jesus:
'Sabes que os fariseus
ficaram escandalizados ao ouvir as tuas palavras?'
13Jesus respondeu:
'Toda planta que não foi plantada pelo meu Pai celeste
será arrancada.
14Deixai-os! São cegos guiando cegos.
Ora, se um cego guia outro cego,
os dois cairão no buraco.' 

 Palavra da Salvação.

Comentário :  Trata-se  de uma controvérsia entre os fariseus e os escribas, de uma parte, e Jesus de outra. Objeto da controvérsia é a regra de pureza que os discípulos de Jesus não cumprem ao comer sem lavar as mãos. “Tradição dos antigos” refere-se aos costumes que se pretende fazer remontar aos tempos de Moisés e cuja codificação escrita se dará por volta do ano 200 d.C., na Mishnah. Lavar as mãos não era uma questão de higiene pessoal, mas um gesto de purificação ritual com a finalidade de eliminar eventuais impurezas contraídas do contato com coisas imundas. Ao invés de responder diretamente a questão posta por seus opositores, Jesus interpela a multidão a compreender o essencial: não é a pureza ritual, externa, que importa, mas a pureza moral, o coração, a coerência da vida e da prática da religião. 



Evangelho - Mt 14,22-36

 
"Compaixão, Partilha, Eucaristia"
Palavras do Papa durante o Angelus do domingo 3 de Agosto
Queridos irmãos e irmãs, bom dia!
Neste domingo, o Evangelho nos apresenta o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes (Mt 14, 13-21). Jesus o realizou no Mar da Galileia, em um lugar isolado, onde tinha se retirado com seus discípulos depois de saber da morte de João Batista. Mas muitas pessoas os seguiram e os encontraram; e Jesus, vendo-os, teve compaixão e curou os enfermos até o entardecer. Então, os discípulos, preocupados com a hora tardia, aconselharam-no ignorar as multidões para que pudessem ir as aldeias buscar o que comer. Mas Jesus, tranquilamente, respondeu: "Dai-lhes vós mesmos de comer" (Mt 14, 16); e levando-lhe cinco pães e dois peixes, abençoou-os e começou a partí-los e dá-los aos discípulos, que os distribuíram às pessoas. Todos comeram e ficaram satisfeitos, e até mesmo sobrou!
Neste acontecimento podemos ver três mensagens. A primeira é a compaixão. Diante da multidão que vai atrás dele e – por assim dizer – “não o deixa em paz”, Jesus não reage com irritação, não diz: "Essas pessoas me incomodam". Não, não. Mas reage com um sentimento de compaixão, porque sabe que não o procuram por curiosidade, mas por necessidade. Mas vejamos: compaixão - o que sente Jesus - não é simplesmente sentir pena; é mais! Significa com-patire, ou seja, identificar-se com o sofrimento dos outros, a ponto de sofrê-los também. Assim é Jesus: sofre conosco, sofre junto conosco, sofre por nós. E o sinal dessa compaixão são as muitas curas realizadas por ele. Jesus nos ensina a colocar as necessidades dos pobres antes das nossas. As nossas necessidades, embora legítimas, não serão nunca urgentes como aquelas dos pobres, que não têm o necessário para viver. Nós falamos muitas vezes dos pobres. Mas, quando falamos dos pobres, sentimos que aquele homem, aquela mulher, aquelas crianças não têm o necessário para viver? Quem não tem nada para comer, não tem o que vestir, não tem a possibilidade de remédios... que também as crianças não têm a oportunidade de ir à escola? E por esta razão, as nossas necessidades, embora legítimas, nunca serão tão urgentes como aquelas dos pobres que não têm o necessário para viver.
A segunda mensagem é a partilha. A primeira é a compaixão, aquela que Jesus sentia, a segunda a partilha. É útil confrontar a reação dos discípulos diante das pessoas cansadas e famintas, com aquela de Jesus. São diferentes. Os discípulos pensaram que era melhor manda-los embora, para que pudessem procurar alimento. Jesus, em vez disso, disse: dai-lhes vós mesmos de comer. Duas reações diferentes, que refletem duas lógicas opostas: os discípulos pensam de acordo com o mundo, onde cada um deve pensar em si mesmo; pensam como se dissessem: “Se virem sozinhos”. Jesus pensa com a lógica de Deus, que é aquela da partilha. Quantas vezes olhamos para o outro lado com tal de não ver os irmãos necessitados! E esse olhar para outro lado é um modo educado de dizer, com luvas brancas, “Se virem sozinhos”. E isso não é de Jesus: isso é egoísmo. Se tivesse mandado embora as multidões, muitas pessoas teriam ficado sem comer. Pelo contrário, aqueles poucos pães e peixes, compartilhados e abençoados por Deus, foram suficientes para todos. E atenção! Não é uma magia, é um “sinal”: um sinal que convida a ter fé em Deus, Pai providente, que não nos deixa faltar o “nosso pão de cada dia”, se nós o sabemos compartilhar como irmãos.
Compaixão, partilha. E a terceira mensagem: o milagre dos pães anuncia a Eucaristia. Isto pode ser visto no gesto de Jesus que "recitou a bênção" (v. 19), antes de partir os pães e distribuí-los ao povo. É o mesmo gesto que fará Jesus na Última Ceia, quando vai instituir o memorial perpétuo do seu Sacrifício redentor. Na Eucaristia, Jesus não dá um pedaço de pão, mas o pão da vida eterna, dá a Si mesmo, oferecendo-se ao Pai por amor a nós. Mas nós temos que ir à Eucaristia com aqueles sentimentos de Jesus, ou seja, a compaixão e aquela vontade de compartilhar. Quem vai à Eucaristia sem ter compaixão dos necessitados e sem compartilhar, não se encontra bem com Jesus.
Compaixão, partilha, Eucaristia. Este é o caminho que Jesus nos mostra neste Evangelho. Um caminho que nos leva a encarar com fraternidade as necessidades deste mundo, mas que nos leva para além deste mundo, porque vem de Deus Pai e volta para Ele. A Virgem Maria, Mãe da divina Providência, nos acompanhe neste caminho.

Evangelho
 + Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 13,54-58
Naquele tempo:
54Dirigindo-se para a sua terra,
Jesus ensinava na sinagoga,
de modo que ficavam admirados.
E diziam:
'De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres?
55Não é ele o filho do carpinteiro?
Sua mãe não se chama Maria,
e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas?
56E suas irmãs não moram conosco?
Então, de onde lhe vem tudo isso?'
57E ficaram escandalizados por causa dele.
Jesus, porém, disse:
'Um profeta só não é estimado
em sua própria pátria e em sua família!'
58E Jesus não fez ali muitos milagres,
porque eles não tinham fé.
Palavra da Salvação.

  • Reflexão - Mt 13, 54-58
Nosso olhar está sempre voltado para as realidades aparentes e, normalmente, estas realidades se sobrepõem diante do que é invisível aos nossos olhos. É o caso do Evangelho de hoje, que nos mostra que as pessoas estavam com os olhos fixos nas aparências de Jesus, na sua origem, na sua família e na sua profissão, não sendo capazes de enxergar além e ver nele aquilo que as suas obras tornavam manifesto que é a sua divindade. O resultado disso tudo é que as pessoas do tempo de Jesus não foram capazes de reconhece-lo na sua totalidade, como verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Tudo isso aconteceu por causa da dureza de seus corações. 

Evangelho 
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 13,44-46
Naquele tempo, disse Jesus à multidão:
44'O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo.
Um homem o encontra e o mantém escondido.
Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens
e compra aquele campo.
45O Reino dos Céus também é como um comprador
que procura pérolas preciosas.
46Quando encontra uma pérola de grande valor,
ele vai, vende todos os seus bens
e compra aquela pérola.
Palavra da Salvação.

  • Reflexão - Mt 13, 44-46
O Evangelho de hoje nos mostra a parábola na qual Jesus compara o Reino de Deus com um tesouro e com uma pérola. A comparação com o tesouro nos mostra o valor que o Reino de Deus deve ter nas nossas vidas, um valor que não pode ser superado por nenhum outro valor deste mundo. A pérola nos mostra a preciosidade inigualável que é o Reino de Deus para todas as pessoas. E tanto o valor como a preciosidade do Reino de Deus significam que todas as outras coisas perdem sua importância diante dele e só têm sentido enquanto contribuem para que o homem possa chegar até Deus.


Evangelho
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 10,38-42.
Naquele tempo:
38Jesus entrou num povoado,
e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa.
39Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor,
e escutava a sua palavra.
40Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres.
Ela aproximou-se e disse:
'Senhor, não te importas que minha irmó
me deixe sozinha, com todo o serviço?
Manda que ela me venha ajudar!'
41O Senhor, porém, lhe respondeu:
'Marta, Marta! Tu te preocupas
e andas agitada por muitas coisas.
42Porém, uma só coisa é necessária.
Maria escolheu a melhor parte
e esta não lhe será tirada.'

Palavra da Salvação.
  • Reflexão - Jo 11, 19-27
A morte de uma pessoa querida é, muitas vezes, causa de desespero para todos nós, pois nos parece que as nossas preces não foram ouvidas. Marta afirma: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido”. Ela mandou chamar Jesus, mas ele não estava presente no momento em que ela tanto precisava. Porém, ela não se desesperou por causa disso, continuou acreditando e o resultado da sua fé foi o retorno do seu irmão à vida, mostrando-nos, assim, que não devemos questionar a ação divina, mas sempre confiar em Deus, que faz tudo para o nosso bem, para a nossa felicidade e para a nossa salvação.

Evangelho 
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 13,31-35 
Naquele tempo:
31Jesus contou-lhes outra parábola:
'O Reino dos Céus é como uma semente de mostarda
que um homem pega e semeia no seu campo.
32Embora ela seja a menor de todas as sementes,
quando cresce, fica maior do que as outras plantas.
E torna-se uma árvore, de modo que os pássaros vêm
e fazem ninhos em seus ramos.'
33Jesus contou-lhes ainda uma outra parábola:
'O Reino dos Céus é como o fermento
que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha,
até que tudo fique fermentado.'
34Tudo isso Jesus falava em parábolas às multidões.
Nada lhes falava sem usar parábolas,
35para se cumprir o que foi dito pelo profeta:
'Abrirei a boca para falar em parábolas;
vou proclamar coisas escondidas desde a criação do mundo'.

Palavra da Salvação. 

  • Reflexão - Mt 13, 31-35
A nossa vida de fé é um processo de maturação espiritual que encontra seu início nas águas do Batismo e deve crescer durante toda nossa vida apesar de todas as dificuldades que marcam a existência humana. Este crescimento deve acontecer constantemente. Deve ser uma busca cada vez maior da perfeição, conforme nos diz o próprio Jesus: Sede perfeitos como vosso Pai que está nos céus é perfeito. O modelo para nós de perfeição é o próprio Jesus, e é por isso que São Paulo nos exorta ao crescimento até atingirmos a estatura de Cristo. O amor nos leva ao crescimento, já que a caridade é o vínculo da perfeição e quem ama permanece em Deus.


Evangelho 
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 13,1-9
1Naquele dia, Jesus saiu de casa
e foi sentar-se às margens do mar da Galileia.
2Uma grande multidão reuniu-se em volta dele.
Por isso Jesus entrou numa barca e sentou-se,
enquanto a multidão ficava de pé, na praia.
3E disse-lhes muitas coisas em parábolas:
'O semeador saiu para semear.
4Enquanto semeava,
algumas sementes caíram à beira do caminho,
e os pássaros vieram e as comeram.
5Outras sementes caíram em terreno pedregoso,
onde não havia muita terra.
As sementes logo brotaram,
porque a terra não era profunda.
6Mas, quando o sol apareceu,
as plantas ficaram queimadas e secaram,
porque não tinham raiz.
7Outras sementes caíram no meio dos espinhos.
Os espinhos cresceram e sufocaram as plantas.
8Outras sementes, porém, caíram em terra boa,
e produziram à base de cem,
de sessenta e de trinta frutos por semente.
9Quem tem ouvidos, ouça!'

Palavra do Senhor.
  • Reflexão - Mt 13, 1-9
Jesus começa a ensinar por meio de parábolas. Então perguntamos: o que de fato é necessário para que possamos entender as parábolas de Jesus? Para respondermos a esta pergunta, precisamos fazer outra: Por que Jesus ensina em parábolas? Respondendo a esta pergunta entendemos o significado da ação de Jesus em ensinar em parábolas. A parábola parte de uma situação da vida para mostrar os valores do Evangelho e isso nos mostra que os valores evangélicos são para serem vividos e não simplesmente entendidos. Portanto, não é quem teoriza a fé que entende as parábolas, mas quem vive a fé. O que é necessário para entender as parábolas de Jesus? A resposta é: unir a fé à vida.

Evangelho

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 20,1-2.11-18

1No primeiro dia da semana,
Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus,
bem de madrugada, quando ainda estava escuro,
e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo.
2Então ela saiu correndo
e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo,
aquele que Jesus amava,
e lhes disse:
"Tiraram o Senhor do túmulo,
e não sabemos onde o colocaram".
11Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando.
Enquanto chorava,
inclinou-se e olhou para dentro do túmulo.
12Viu, então, dois anjos vestidos de branco,
sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus,
um à cabeceira e outro aos pés.
13Os anjos perguntaram:
"Mulher, por que choras?"
Ela respondeu:
"Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram".
14Tendo dito isto,
Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé.
Mas não sabia que era Jesus.
15Jesus perguntou-lhe:
"Mulher, por que choras?
A quem procuras?"
Pensando que era o jardineiro, Maria disse:
"Senhor, se foste tu que o levaste
diz-me onde o colocaste, e eu o irei buscar".
16Então Jesus disse:
"Maria!"
Ela voltou-se e exclamou, em hebraico:
"Rabunni"
(que quer dizer: Mestre).
17Jesus disse:
"Não me segures.
Ainda não subi para junto do Pai.
Mas vai dizer aos meus irmãos:
subo para junto do meu Pai e vosso Pai,
meu Deus e vosso Deus".
18Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos:
"Eu vi o Senhor!",
e contou o que Jesus lhe tinha dito.
Palavra da Salvação.
Reflexão - Jo 20, 1-2.11-18
Este Evangelho nos mostra o surpreendente amor que Maria Madalena tinha por Jesus e a consequente experiência que ela faz da presença do Ressuscitado em sua vida, que a levou a exclamar “Mestre” e a segurá-lo a ponto de o próprio Ressuscitado pedir-lhe que não o segurasse, pois ainda não havia subido para junto de Deus. De fato, somente quem ama verdadeiramente a Jesus o reconhece como verdadeiro Mestre e faz a experiência de sua presença viva e amorosa no seu dia a dia. Mas esta experiência necessariamente faz da pessoa um evangelizador. Assim que Maria Madalena fez a experiência do encontro pessoal com Jesus Ressuscitado, foi anunciar esta verdade.

Evangelho 
 
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 12,1-8
1Naquele tempo, Jesus passou no meio de uma plantação
num dia de sábado.
Seus discípulos tinham fome
e começaram a apanhar espigas para comer.
2Vendo isso, os fariseus disseram-lhe:
'Olha, os teus discípulos estão fazendo,
o que não é permitido fazer em dia de sábado!'
3Jesus respondeu-lhes:
'Nunca lestes o que fez Davi,
quando ele e seus companheiros sentiram fome?
4Como entrou na casa de Deus e todos comeram os pães da oferenda
que nem a ele nem aos seus companheiros era permitido comer,
mas unicamente aos sacerdotes?
5Ou nunca lestes na Lei, que em dia de sábado, no Templo,
os sacerdotes violam o sábado sem contrair culpa alguma?
6Ora, eu vos digo: aqui está quem é maior do que o Templo.
7Se tivésseis compreendido o que significa:
'Quero a misericórdia e não o sacrifício',
não teríeis condenado os inocentes.
8De fato, o Filho do Homem é senhor do sábado.'

Palavra da Salvação.
  • Reflexão - Mt 12, 1-8
Existem pessoas que acham que é difícil seguir Jesus por causa da radicalidade das exigências evangélicas, no entanto, essas mesmas pessoas ficam criando uma série de dificuldades a partir de um legalismo ritual, moral e religioso que acabam por fazer do seguimento de Jesus uma causa de sofrimento e de dor e não uma causa de alegria e felicidade de quem descobre os valores que o conduz para a vida eterna. Muitos cristãos vivem colocando proibições e ficam contentes quando podem falar "não" a alguém. De fato, essas pessoas não entenderam o Evangelho de hoje, muito menos o amor que Deus tem para com seus filhos e filhas.
  Evangelho 
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 11,28-30
Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse:
28Vinde a mim todos vós que estais cansados
e fatigados sob o peso dos vossos fardos,
e eu vos darei descanso.
29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim,
porque sou manso e humilde de coração,
e vós encontrareis descanso.
30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
 Palavra da Salvação.
  • Reflexão - Mt 11, 28-30

Existem pessoas que acreditam que a verdade da religião encontra-se num rigorismo muito grande, principalmente no que diz respeito às exigências morais e rituais. Com isso, a religião acaba por ser um instrumento de opressão. Jesus nos mostra que não deve ser assim. Ele veio ao mundo para trazer a libertação do jugo do pecado e da morte e que a verdadeira religião é aquela que liberta as pessoas de todos os pesos que as oprimem na sua existência. O verdadeiro cristianismo é aquele que não está fundamentado na autoridade e na rigidez, mas na humildade e mansidão de coração, por que o seu fundador, Jesus Cristo, manso e humilde de coração, é o Mestre de todo o nosso agir.
 

Evangelho  
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 12,46-50
Naquele tempo:
46Enquanto Jesus estava falando às multidões,
sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora,
procurando falar com ele.
47Alguém disse a Jesus:
'Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora,
e querem falar contigo.'
48Jesus perguntou àquele que tinha falado:
'Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?'
49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse:
'Eis minha mãe e meus irmãos.
50Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai,
que está nos céus,
esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.'

Palavra da Salvação.


  • Reflexão - Mt 12, 46-50

Jesus não quer que nós sejamos seus servos, pois o amor que ele tem por nós não permite isso. O apóstolo São João nos diz no seu Evangelho que Jesus não chama os seus seguidores de servos, mas de amigos, porque lhes revelou tudo o que o Pai lhe deu a conhecer. Mas no Evangelho de hoje, Jesus vai mais além, ele nos mostra que quer que todos os que ele ama e o amam sejam membros da sua família, participem da sua vida divina. Para demonstrar o amor que temos por Jesus, não basta apenas afirmar o amor que se sente por ele, é preciso ir além, é preciso conhecer e realizar a vontade do Pai. Somente quem faz a vontade do Pai ama verdadeiramente a Jesus, torna-se membro da sua família e participa da sua vida.

Evangelho

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 11,20-24
Naquele tempo:
20Jesus começou a censurar as cidades
onde fora realizada a maior parte de seus milagres,
porque não se tinham convertido.
21'Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida!
Porque, se os milagres que se realizaram no meio de vós,
tivessem sido feitos em Tiro e Sidônia,
há muito tempo elas teriam feito penitência,
vestindo-se de cilício e cobrindo-se de cinza.
22Pois bem! Eu vos digo:
no dia do julgamento, Tiro e Sidônia
serão tratadas com menos dureza do que vós.
23E tu, Cafarnaum! Acaso serás erguida até o céu?
Não! Serás jogada no inferno!
Porque, se os milagres que foram realizados no meio de ti
tivessem sido feitos em Sodoma,
ela existiria até hoje!
24Eu, porém, vos digo: no dia do juízo,
Sodoma será tratada com menos dureza do que vós!'
 
Palavra da Salvação.
  • Reflexão - Mt 11, 20-24
É comum nós vermos diversas pessoas que participam da vida da Igreja lamentando a incredulidade que existe no mundo moderno e os graves problemas que encontramos na humanidade que são, na maioria das vezes, conseqüências do pecado. Mas nós não paramos para pensar que isso acontece por causa da nossa falta de fé. Se todos nós tivéssemos de fato uma fé verdadeira, esta fé nos lançaria para o trabalho evangelizador e de transformação social ao invés de ficarmos lamentando a situação do mundo. Quem crê sabe que a única resposta plausível para os problemas do mundo se chama Evangelho e, por isso, sempre tem um renovado ardor missionário que o impele constantemente ao trabalho evangelizador. 
 Evangelho

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo são Mateus 9,32-38
Naquele tempo:
32Apresentaram a Jesus um homem mudo,
que estava possuído pelo demônio.
33Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar.
As multidões ficaram admiradas e diziam:
'Nunca se viu coisa igual em Israel.'
34Os fariseus, porém, diziam:
'É pelo chefe dos demônios que ele expulsa os demônios.'
35Jesus percorria todas as cidades e povoados,
ensinando em suas sinagogas,
pregando o Evangelho do Reino,
e curando todo tipo de doença e enfermidade.
36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas,
porque estavam cansadas e abatidas,
como ovelhas que não têm pastor.
Então disse a seus discípulos:
37'A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.
38Pedi pois ao dono da messe
que envie trabalhadores para a sua colheita!'

Palavra da Salvação.
  • Reflexão - Mt 9, 32-38
Existem pessoas que vivem chorando pelos cantos por causa das ofensas e calúnias das quais são vítimas no trabalho evangelizador. O Evangelho de hoje nos mostra que não deve ser essa a atitude dos discípulos de Jesus. Quando Jesus realiza a expulsão de um demônio, é caluniado, pois afirmam que é pelo poder do mal que ele faz exorcismos. Jesus simplesmente continua a sua caminhada, preocupando-se com o sofrimento e as dores de todos os que encontra pelo caminho e fazendo o bem a todos, olhando a todos com compaixão e preocupando-se porque são como ovelhas que não têm pastor. Assim também devemos ser nós, não devemos viver preocupados com as calúnias que nos são dirigidas, mas sim preocupados em fazer o bem.

Evangelho 
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 9,18-26
18Enquanto Jesus estava falando,
um chefe aproximou-se, inclinou-se profundamente diante dele,
e disse: 'Minha filha acaba de morrer.
Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá.'
19Jesus levantou-se e o seguiu,
junto com os seus discípulos.
20Nisto, uma mulher que sofria de hemorragia, há doze anos,
veio por trás dele e tocou a barra do seu manto.
21Ela pensava consigo:
'Se eu conseguir ao menos tocar no manto dele,
ficarei curada.'
22Jesus voltou-se e, ao vê-la, disse:
'Coragem, filha! A tua fé te salvou.'
E a mulher ficou curada a partir daquele instante.
23Chegando à casa do chefe,
Jesus viu os tocadores de flauta e a multidão alvoroçada,
24e disse: 'Retirai-vos,
porque a menina não morreu, mas está dormindo.'
E começaram a caçoar dele.
25Quando a multidão foi afastada,
Jesus entrou, tomou a menina pela mão, e ela se levantou.
26Essa notícia espalhou-se por toda aquela região.
Palavra da Salvação.

  • Reflexão - Mt 9, 18-26
O Evangelho de hoje nos mostra que não existe problema que não tenha solução verdadeira quando nos aproximamos de Jesus. Tanto o chefe que se aproxima de Jesus reconhecendo a morte da sua filha, mas acreditando que a imposição das mãos de Jesus lhe devolverá a vida quanto a mulher que, depois de 12 anos de enfermidade, reconhece que basta tocar a barra do manto de Jesus que ficará curada foram atendidos. A palavra que Jesus disse à mulher vale para todos nós: devemos ter coragem, pois a nossa fé nos salva. Devemos acreditar em Deus e enfrentar, com confiança nele, todos os nossos problemas, pois ele está ao lado de quem crê.


Evangelho


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 9,9-13
Naquele tempo:
9Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus,
sentado na coletoria de impostos,
e disse-lhe: 'Segue-me!'
Ele se levantou e seguiu a Jesus.
10Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus,
vieram muitos cobradores de impostos e pecadores
e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos.
11Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos
discípulos: 'Por que vosso mestre come
com os cobradores de impostos e pecadores?'
12Jesus ouviu a pergunta e respondeu:
'Aqueles que têm saúde não precisam de médico,
mas sim os doentes.
13Aprendei, pois, o que significa:
`Quero misericórdia e não sacrifício'.
De fato, eu não vim para chamar os justos,
mas os pecadores'.

Palavra da Salvação.

  • Reflexão - Mt 9, 9-13
Todos nós vivemos afirmando que Jesus é misericordioso, que veio para trazer a salvação para todas as pessoas e coisas do gênero, mas na hora da convivência com as pessoas, parece que não é bem assim, pois somos proibitivos e sabemos sempre evidenciar os erros e os pecados que são cometidos para provocarmos discórdia, separação e exclusão. É muito comum ouvirmos nas comunidades: "Eu acho que Fulano não pode participar de tal coisa porque ele fez isso e aquilo". Devemos crer que de fato não somos nós quem chamamos para o serviço do Reino, é Jesus quem chama e ele sabe muito melhor que nós quem está chamando e porque ele está chamando. A nós compete criar condições para que todos possam assumir a própria vocação.




Evangelho 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 20,24-29

24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze,
não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: "Vimos o Senhor!". Mas Tomé disse-lhes: "Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei" 26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: "A paz esteja convosco". 27Depois disse a Tomé: "Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel". 28Tomé respondeu: "Meu Senhor e meu Deus!" 29Jesus lhe disse: "Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!" 

Palavra da Salvação.



    


A IDOLATRIA E SEUS FANTOCHES
  

Falsificar Deus sempre foi a fracassada tentativa de idólatras. Muitas vezes, isso foi identificado com uma simples reprodução de imagens de barro ou de metal precioso.

O ídolo maligno manipularia as consciências de forma explícita? Temo que não e creio que haja razões para duvidar dessa visão superficial e errônea. A idolatria é complexa, difícil de ser decifrada e adquire formas sofisticadas, subterrâneas e até estruturais.

São necessários documentos adequados para saber como e onde um ídolo age. Quem o ídolo se transforma em fantoche. Como suga e aniquila a liberdade dos humanos tornando-os coisas de seu uso. Jesus ensinou que pelos frutos se conhece a árvore. A idolatria se torna sinônimo de ideologia totalitária, e esta pode se assumir como sistema econômico, pensamento nazista ou fascista. Somos chamados a compreender os novos mecanismos e as armas ideológicas que produzem a morte e a violência em nossas sociedades.

Então, é possível discernir Deus verdadeiro e falsos. O Deus vivo doas deuses mortos. O culto verdadeiro distinto da idolatria. Onde a injustiça, mentira e morte há o domínio do ídolo e de seus seguidores. Quando se faz memória das cruzes e dos sofrimentos, há Deus. Onde se semeia violência e medo, colhem-se os frutos do mistério da iniqüidade.

Nosso Deus é sempre Pai dos órfãos, defensor dos pobres, amparo dos últimos da terra, pois é o Deus como Jesus nos apresentou, identificado entre os pequenos, os quais ama como mãe.



             “O Mensageiro de Santo Antônio”

Maio/2014  


Evangelho 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 8,28-34
Naquele tempo:
28Quando Jesus chegou à outra margem do lago,
na região dos gadarenos,
vieram ao seu encontro dois homens possuídos pelo demônio,
saindo dos túmulos.
Eram tão violentos,
que ninguém podia passar por aquele caminho.
29Eles então gritaram:
'O que tens a ver conosco, Filho de Deus?
Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?'
30Ora, a certa distância deles,
estava pastando uma grande manada de porcos.
31Os demônios suplicavam-lhe:
'Se nos expulsas, manda-nos para a manada de porcos.'
32Jesus disse: 'Ide.'
Os demônios saíram, e foram para os porcos.
E logo toda a manada atirou-se monte abaixo
para dentro do mar, afogando-se nas águas.
33Os homens que guardavam os porcos fugiram
e, indo até à cidade, contaram tudo,
inclusive o caso dos possuídos pelo demônio.
34Então a cidade toda saiu ao encontro de Jesus.
Quando o viram,
pediram-lhe que se retirasse da região deles.

Palavra da Salvação.

 

Evangelho 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 8,23-27
Naquele tempo:
23Jesus entrou na barca,
e seus discípulos o acompanharam.
24E eis que houve uma grande tempestade no mar,
de modo que a barca estava sendo coberta pelas ondas.
Jesus, porém, dormia.
25Os discípulos aproximaram-se e o acordaram,
dizendo: 'Senhor, salva-nos,
pois estamos perecendo!'
26Jesus respondeu:
'Por que tendes tanto medo, homens fracos na fé?'
Então, levantando-se, ameaçou os ventos e o mar,
e fez-se uma grande calmaria.
27Os homens ficaram admirados e diziam:
'Quem é este homem, que até os ventos e o mar lhe obedecem?'

Palavra da Salvação.


Evangelho 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 8,18-22
Naquele tempo;
18Vendo uma multidão ao seu redor,
Jesus mandou passar para a outra margem do lago.
19Então um mestre da Lei aproximou-se e disse:
'Mestre, eu te seguirei aonde quer que tu vás.'
20Jesus lhe respondeu:
'As raposas têm suas tocas
e as aves dos céus têm seus ninhos;
mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.'
21Um outro dos discípulos disse a Jesus:
'Senhor, permite-me
que primeiro eu vá sepultar meu pai.'
22Mas Jesus lhe respondeu:
'Segue-me, e deixa que os mortos sepultem os seus mortos.'

Palavra da Salvação.


Reflexão 
O seguimento de Jesus traz consigo uma série de implicações e exige de todos nós muito mais do que o entusiasmo ou a boa vontade. Exige disposição de deixar muita coisa para trás, inclusive o conforto, os costumes, a cultura e até mesmo os grandes valores que norteiam a nossa vida. Seguir Jesus significa ter a disposição de sempre ir em frente, sempre ir além, sempre buscar o novo para que a boa nova aconteça, é uma vida marcada sempre por novos desafios, é sempre atravessar o lago e buscar a outra margem do lago onde novas pessoas esperam para serem evangelizadas. Seguir Jesus significa colocar a obra evangelizadora acima de tudo.
 


Evangelho 
 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo 
segundo Mateus 11,25-30
 

Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer:
25'Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra,
porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos
e as revelaste aos pequeninos.
26Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado.
27Tudo me foi entregue por meu Pai,
e ninguém conhece o Filho, senão o Pai,
e ninguém conhece o Pai, senão o Filho
e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
28Vinde a mim todos vós que estais cansados
e fatigados sob o peso dos vossos fardos,
e eu vos darei descanso.
29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim,
porque sou manso e humilde de coração,
e vós encontrareis descanso.
30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

Palavra da Salvação.



Evangelho do dia 26/06/2014

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus Mt 7,21-29 .
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Nem todo aquele que me diz: 'Senhor, Senhor',
entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática
a vontade de meu Pai que está nos céus.
Naquele dia, muitos vão me dizer:
'Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos?
Não foi em teu nome que expulsamos demônios?
E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres?'
Então eu lhes direi publicamente:
'Jamais vos conheci.
Afastai-vos de mim, vós que praticais o mal.
Portanto, quem ouve estas minhas palavras
e as põe em prática,
é como um homem prudente,
que construiu sua casa sobre a rocha.
Caiu a chuva, vieram as enchentes,
os ventos deram contra a casa,
mas a casa não caiu,
porque estava construída sobre a rocha.
Por outro lado,
quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática,
é como um homem sem juízo,
que construiu sua casa sobre a areia.
Caiu a chuva, vieram as enchentes,
os ventos sopraram e deram contra a casa,
e a casa caiu, e sua ruína foi completa!'
Quando Jesus acabou de dizer estas palavras,
as multidões ficaram admiradas com seu ensinamento.
De fato, ele as ensinava como quem tem autoridade
e não como os mestres da lei.
 
Palavra da Salvação.


Evangelho do dia 04/04/2014
(Jo 7,1-2.10.25-30)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

1 Jesus andava percorrendo a Galileia. Evitava andar pela Judéia, porque os judeus procuravam matá-lo.
2 Entretanto, aproximava-se a festa judaica das Tendas.
10 Quando seus irmãos já tinham subido, então também ele subiu para a festa, não publicamente mas sim como que às escondidas.
25 Alguns habitantes de Jerusalém disseram então: “Não é este a quem procuram matar?
26 Eis que fala em público e nada lhe dizem. Será que, na verdade, as autoridades reconheceram que ele é o Messias?
27 Mas este, nós sabemos donde é. O Cristo, quando vier, ninguém saberá donde é”.
28 Em alta voz, Jesus ensinava no Templo, dizendo: “Vós me conheceis e sabeis de onde sou; eu não vim por mim mesmo, mas o que me enviou é fidedigno. A esse, não o conheceis,
29 mas eu o conheço, porque venho da parte dele, e ele foi quem me enviou”.
30 Então, queriam prendê-lo, mas ninguém pôs a mão nele, porque ainda não tinha chegado a sua hora.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor

Jesus Veio Parágrafo nn dar hum Suá Vida e nn resgatar Fazer mal!

Enquanto o Inimigo estiver destruindo a obra de Deus, Jesus hum resgatando eStara, salvando, libertando e restaurando. Jesus Localidade: Não para, Ele. ESTA agindo no Meio de Nós, de Ele. ESTA empreendedorismo nos! Vamos refletir sobre a Palavra de Deus los João 5, 17, Que Fala de Jesus Localidade: Não Missão Cumprimento de Suá. E oo proprio Jesus QUEM de n º s Diz Que Ele. E o Reflexo da Ação do Pai. Voce. SABE Que Deus Pai CRIOU Todas Coisas, Como fez Todas Coisas como, mas a obra da Criação Localidade: Não terminou, POR ISSO, Jesus Afirma: "ASSIM Como Meu Pai trabalha, eu também ESTOU Trabalhando e Localidade: Não Vou Parar A Minha obra ".
 Obra de Jesus continua com UMA Ação de SUA Igreja, Discípulos de SEUS.
Como OS judeus ficaram incomodados com a UMA Ação de Jesus; Melhor dizendo: contra a Missão de Jesus, o o Porque Ele. realizava curas, Prodigios e Milagres, porqué ELE Das cuidava PESSOAS nenhum dia de Sábado.
Voce. Como Discipulo Precisa Fazer Como Jesus, Continuar 'SUA obra.
Deixe-me DiZer A Voce: Curar e Cuidar de alguem alguem E Continuar a obra da Criação de Deus. O machucado, o Doente, o sofrido EO maltratado São UMA Criação de Deus Pai, e Jesus Veio resgatar ESSA Criação. O Senhor Localidade: Não Quer Que Aquilo, Que o Pai CRIOU, Simplesmente se perca Pela Falta de Cuidado e POR Tudo Aquilo Que o Pecado e Como opressões da Vida FAZEM com uma Criação de Deus. Mãos à obra com Jesus hum Serviço do Pai.

Jesus VEM restaura-la e nao tem dia NEM Hora Parágrafo Cuidar da Obra do Senhor. Sexta n'uma SEJA, SEJA num Sábado, SEJA nenhuma domingo UO los Outro dia, Jesus trabalha Parágrafo Fazer o Reino de Deus Acontecer. Quanto E ISSO Causa Fúria Localidade: Não Inimigo de Deus! Quanto ISSO Causa Fúria naquele Que Veio Para Roubar, destruir, matar e assassinar, naquele Que se opõe AO Reino de Deus desde o Princípio. O Opaco Elemento [Inimigo de Deus] estraga, Jesus restaura; Opaco o Elemento pisa e derruba, Jesus Levanta. Ele. Massacra e oprime; Jesus alivia e conforta! O demonio Veio Parágrafo Tirar a Vida, Jesus Veio Parágrafo nn dar hum Suá Vida e nn resgatar.

Enquanto o Inimigo estiver destruindo a obra de Deus, Jesus hum resgatando eStara, salvando, libertando e restaurando. Ele. Localidade: Não para, Ele. ESTA agindo no Meio de Nós, de Ele. Entre ESTA NOS, agindo Conosco.

Ja diziam OS Padres da Igreja, Os Primeiros OS Opaco viveram AO ritmo dos Apóstolos e Deles receberam UMA Missão Opaco anuncio Fazer Evangelho. "A obra da Criação de Deus E Feita com Duas Mãos: o Pai Opaco EUA um ea Mão de Jesus". "Jesus E UMA Ação Continuação Dessa do Pai, no Meio de Nós, Por Meio de Seu Espírito" Mão Que E o Espírito .

Deixe-se Ser Cuidado POR Deus, deixe-se SERVICOS RESTAURADO POR Ele, deixe Que Jesus, o Homem Perfeito, Cuide de Você.. Nesse ritmo de Resgate. Jesus ESTA resgatando nossas almas, deixemo-SOE Serviços Cuidados POR Ele.

Deus abençoe Voce.!


São Francisco de Paula
 
Nasceu na Cidade de Paula, na Calábria, EM 1416. Recebeu Este Nome devido a devoção de SEUS PAIS hum São Francisco de Assis. Em Sinal de Gratidão a cura recebida UMA POR intercessão do santo, viveu num convento franciscano hum ritmo. Amor a Deus e AO Próximo marcaram SUA História, e era Seu lema Pessoal hum Caridade. DEPOIS de Sair do Convento, FOI los peregrinação com SEUS Pais Parágrafo Roma, e ali descobriu Seu Chamado a eremítica Vida. Ficou na Itália, EM UMA Distante Região, dedicando-se a Vida de Oração e Penitencia. Um Homem da Caridade, EM Comunhão com Como Dores da Humanidade e da Igreja. Muitos descobriram SUA Santidade e iam ATÉ Elemento PEDIR Conselhos. Alguns Deusas descobriam SUA vocação e permaneciam. ISSO Com, Francisco de Paula fundou UMA Ordem eremítica (Ordem dos minimos), Que tinha Como lema a Caridade.


São Francisco de Paula, Rogai POR NÓS!


ALEGRIA DO EVANGELHO
 
        O papa Francisco, na exortação Apostólica RECENTE Alegria Fazer Evangelho, lembra: "Ser Igreja significa Ser Povo de Deus, according to o grande Projeto de amor Fazer IstoÉ implicações Ser fermento de Deus no Meio da Humanidade [...] A Pai. Igreja DEVE Ser o Lugar da Misericórdia gratuita, Onde Todos possam Sentir-se acolhidos, AMADOS, perdoados e animados a viverem Segundo UMA Vida Boa Fazer Evangelho ". Para Tanto, precisamos Serviços Criativos, Ousados, Parágrafo "encontrar OS Novos Sinais, Os Novos simbolos, Uma Nova Carne de Parágrafo UMA Transmissão da Palavra, Como DIVERSAS Formas de Beleza Que se manifestam los Diferentes Ambitos Culturais, incluíndo aquelas Modalidades Localidade: Não convencionais de Beleza Opaco PODEM Serviços evangelizadores Pouco significativas Parágrafo OS, mas tornaram-se particularmente atraentes Parágrafo OS OUTROS ".
         Entao, Uma iniciação Cristã Vai Acontecer when começarmos a Sair de Nosso Isolamento e comodismo Parágrafo Gerar UMA POR UMA iniciática Cultura Meio de mentalidade com o Conteúdo Fazer Evangelho, da Tradição da Igreja e da Palavra Que gere convicções de Fé. Um Segundo Passo E trabalhar hum Sensibilidade das PESSOAS, Das Comunidades, Dos Agentes, Parágrafo passar da Teoria à Prática vivência dos Valores Fazer Evangelho. Por FIM, ESTA UMA Realização do Processo metodológico Opaco Transformação de UMA mentalidade ea Sensibilidade los Gestos Concretos, Que na iniciação se Realiza los Quatro tempos e Três ETAPAS.

Revista: Boletim Salesiano
Ano 64. n º 2 / março de 2014
Pe. João Mendonça, SDB



 Leitura da Profecia de Ezequiel.
 
1 o anjo fez-me voltar Ate a Entrada do Templo e eis Opaco Saia Água da SUA Parte Subterrânea na Direção leste, oo o o Porque o Templo estava voltado par o oriente; hum Água Corria do Lado Direito do Templo, ao Sul do altar.
2 de Ele. Fez-me Sair Pela porta Que Dá par o norte, e fez-me dar foros UMA Volta POR, COMEU UMA PORTA Que Dá par o leste, Onde eu vi UMA Água jorrando do Lado Direito.
3 QUANDO O Homem Saiu na Direção leste, tendão UMA corda de Medir na mao, metrôs Quinhentos mediu e fez-me atravessar a Água: Ela chegava-me e EAO tornozelos.
4 Para metrôs NÓS LigAção mediu Quinhentos e fez-me atravessar a Água: ela chegava-me AOS joelhos.
5 metros Mediu Mais Quinhentos e fez-me atravessar a Água: ela chegava-me à cintura. Mediu metros MAIS Quinhentos, e era hum rio Que eu Localidade: Não podios atravessar. O Como oo o Porque Águas haviam crescido Tanto, Que se tornaram hum rio Impossível de atravessar, hum Ser Localidade: Não a nado.
6 de Ele. Disse-me: "Viste, Filho Fazer Homem" DEPOIS fez-me Caminhar de Volta Pela Margem do rio.
7 Voltando, eu vi Junto à Margem muitas Árvores, de hum e de Outro Lado do rio.
8 entao Elemento me Disse: "Estás Águas correm Parágrafo A Região oriental, descem do Pará o vale do Jordão, desembocam NAS Águas Salgadas do Mar, e Elas se tornarão Saudáveis.
9 Onde o rio chegar, de Todos os animais Que ali se movem poderão Viver. Peixes Haverá los QUANTIDADE, POIS ali desembocam Como Águas Que trazem Saúde; e haverá Vida Onde o rio chegar.
12 Margens Nas Parágrafo Junto ao rio, de Ambos OS Lados, crescerá Toda especie de Árvores frutíferas; SUAS Folhas Localidade: Não murcharão e SEUS frutos jamais se acabarão:. Frutos CADA Mês darão Novos, POIs Como Águas Que banham as Árvores SAEM Fazer Santuário SEUS frutos servirão de Alimento e SUAS Folhas Serao Remédio ".


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.



IGREJA CASA DA Iniciação CRISTÃ
 



ESTAMOS los hum Mundo Que muda de forma Rápida e profunda, atingindo UMA Raiz da Cultura. Á Vezes Localidade: Não percebemos OS Tais Mudanças, MAS Vamos aderindo a ELAS, minando a Própria vivência EO Testemunho da Fé cristã.Por ISSO, e de suma importancia DiZer Opaco UMA iniciação Localidade: Não se reduz áqueles Opaco Localidade: cristãos Localidade: Não São AINDA, MAS UMA Toda a Comunidade. Ou SEJA, Praticantes Tanto OS, afastados Como OS, indiferentes OS, criancas Como, adolescentes de Sistema Operacional, Jovens e adultos, precisam passar Pelo Processo n aderir a Jesus cristo salvador com Maior Convicção.
O Processo de iniciação Cristã Localidade: Não E, portanto hum modismo Nesse emaranhado de Mudanças, mas o Resgate de UMA Ação evangelizadora Opaco se Fundamenta na vivência Cristã, na adesão à Pessoa de Jesus Cristo, na Fé Comunitária Opaco preceder hum e Pessoal na vivência dos sacramentos Como Inserção o Projeto de Salvação de Deus, de Semper inacabado Neste Mundo. Por ISSO, receber hum sacramento Localidade: Não PODE Ser entendido Como hum ato UO Sociais Religioso, Uma Tradição apenas, mas UMA Comunhão com hum Deus Trindade.
"Educamos UO ª Fé, colocando Como PESSOAS Realmente los Contato com Jesus Cristo e convidando-os de Parágrafo segui-lo, UO Localidade:. Localidade: Não cumpriremos Nossa Missão evangelizadora Impõe-se UMA Tarefa irrenunciável de oferecer Modalidade de iniciação Cristã, Opaco de Além de marcar o Que, também dÊ Elementos Para O QUEM o Como e Onde se Realiza ",. Bispos de Os chegam a com veemência declarar: "Propomos Opaco O Processo de Formação catequético adotado Pela Igreja de Parágrafo UMA iniciação SEJA assumido los TODO o Continente Parágrafo UMA iniciação SEJA assumido los TODO o Continente Parágrafo UMA Maneira Ordinária e indispensável de Introdução na Vida Cristã e Como catequese Básica e fundamental ".

Revista: Boletim Salesiano
Ano 64. N º 2 / março de 2014
Pe. João Mendonça, SDB 




                 

Santo do Dia 31/03/2014
São Benjamim



Nasceu HÁ ANO DE 394 na Pérsia e, AO Ser evangelizado, começou a Participar da Igreja AO Ponto de Descobrir SUA vocação AO diaconato. Serviu UMA Palavra e EAO Irmãos na Caridade, chamando a Atenção de muitos Parágrafo Cristo. Chegou UMA POR Ser Preso hum Ano, sofrendo, e se renunciasse AO Nome de Jesus, Seria solto. porem, MESMO na dor, na Solidão e na injustiça, Elemento uniu-se AINDA Mais AO Cristo crucificado. FOI UMA solto com Ordem de Nao FALAR Mais de Ninguém Parágrafo Jesus, o Opaco era Impossível, POIs SUA Vida e Seu SERVIÇO evangelizavam. Benjamim canal FOI Parágrafo Opaco muitos CEGOS voltassem a ver, muitos leprosos fossem Curados e ASSIM muitos Corações duvidosos se abriram a Deus. FOI Novamente Preso, levado a Público e torturado Parágrafo Que renunciasse hum fe. Perguntou entao AO rei, se gostaria de Opaco Sândalo SEUS súditos fossa desleal hum Elemento. Obviamente Que o rei Disse Que nao. E ASSIM o diácono Disse Que ASSIM also Elemento, Nao poderia renunciar à SUA Fé, um Seu Rei, Jesus Cristo. E POR Localidade: Não renunciar a Jesus, FOI martirizado. De de de de de de de Isso Localidade:. Localidade: Não ANO DE 422 São Benjamim, Rogai POR NÓS!


PAPA FAZ UM PEDIDO FRANCISCO 






Uma Oração de Jesus
(Inácio Larrañaga)
Texto: O pobre de Nazaré
Pai Santo e querido: ESTOU me debatendo Sozinho com a Minha sombra. Como o Estação feridas Abertas e eu Preciso Fazer Óleo consolação da tua, Meu Pai.
 Sei Que Localidade: Não POSSO chegar a aurora de UMA Localidade: Não Ser Pelo atalho da Noite, mas da-me a tua Mão Parágrafo UMA travessia. Canta-me, Pai, Uma canção estranhável, TALVEZ Uma Canção de Ninar, ea alegria Voltara La De Longe.
 Envia-me hum forte vento de popa: de novo levantarei Como âncoras, soltarei Como Amarras e partirei par o alto março Sera, Que o vento dispersará Como Sementes sobre Como estepes estéreis?
 Eu IREI Adiante Semeando; tu Viras Atrás Tocando com tua Mão Mágica e ATÉ Como urtigas e OS Espinhos florescerão. Meu Pai, Meu planta los Caminho de Pedras, Ervas aromáticas, tomilho, manjericão e hortelã.
 Águas Frescas brotarão ESTA Noite, e Amanhã haverá neve sobre o monte Hermon e alento los Minha Alma. E alegre partirei de novo Ate O lago. Amém.

(Jesus conhecia e amava a Natureza e com ELA Fazia SUAS Preces pregações e SUAS. Precisamos Aprender a Fazer o MESMO.)



Ensine hum SEUS Filhos OS preceitos ea Lei de Deus
 
Infunde no Coração Fazer Seu Filho e No Coração da SUA Filha Que o Que Vai lhes dar UMA Vida longa, Abençoada, Nesta e na outra Vida, E a Fidelidade EAO preceitos e à Lei Divina. 
"Observa preceitos OS Fazer Senhor, TEU Deus, AndAndo los SEUS Caminhos, estatutos Observando SEUS, SEUS mandamentos, preceitos e ensinamentos SEUS SEUS, Como o Estação Escritos na lei de Moisés" (1 Reis 2, 3). 
MEUS Queridos Irmãos e Irmãs, eu queria convidar voces, Hoje, um com refletir Muito Amor e ternura sobre a Primeira Leitura da Missa de Hoje. Ela relata Parágrafo NÓS OS ULTIMOS Dias da Vida de Davi e, Como Elemento, O Homem de Deus Opaco E, MESMO COM SEUS Pecados, com SUAS falhas, se redime, se arrepende e, momento naquele, Chama Diante de si o Seu Filho Salomão e LHE DA Como INSTRUÇÕES: "Meu Filho, sê corajoso, porta-te Como hum Homem e Localidade: Não se Esquece de observar preceitos divinos OS" (1 Reis 2, 2b-3). 
Hoje eu gostaria de Olhar Para o Coração de Cada pai e de Cada Mãe e PEDIR a Deus Que de hum Voces UMA MESMA Sabedoria EO MESMO discernimento Opaco Teve Davi na Velhice SUA. Muitas Vezes, OS Pais se preocupam los deixar Herança Parágrafo SEUS Filhos, contudo existem Heranças Que da acabam SENDO COMEU Sinais de Brigas e de Disputas, e ASSIM POR Diante. Nada contra ESSA Prática, CADA UM TEM Deixa o Opaco, mas o Mais Importante, Parágrafo Voce. Opaco E pai ea Voce. Opaco E MAE E deixar no Coração Fazer Seu Filho UO da SUA Filha ESTA nobre Riqueza Que si Chama o "Tesouro Fazer Reino de Deus". Infunde no Coração Fazer Seu Filho e No Coração da SUA Filha Que o Que Vai lhes dar UMA Vida longa, Abençoada, Nesta e na outra Vida, E a Fidelidade EAO preceitos e à Lei Divina. 
O Que NÓS ESTAMOS, Hoje, Observando E Davi, Dando, na Verdade, o Seu grande testamento AO Seu Filho Salomão:'' Meu Filho FAÇA ISSO e viverás, Este É O Caminho da Vida, Conservação, Meu Filho, Uma boa Conduta e SEJA Leal de TODO o Seu Coração, jamais se afastando da Lei do Senhor Nosso Deus! "(1 Reis 2, 2SS). 
ASSIM É, pai, E ASSIM, Mae, Que Voce. educar desen, instruir e Formar SEUS Filhos! Sei Que, nos Dias de Hoje, Nao E nada Fácil Filhos CRIAR; ISSO E UM Desafio Enorme! Mas o Mais Importante e voce Localidade: Não Perder hum Direção: Não se forma Filhos na Frente de novelas, Nao se forma Filhos na Frente de Programas Opaco los nada vao ajudar! Tenha ritmo de Parágrafo Ler e meditar com Parágrafo OS SEUS a Palavra Divina. 
Eu louvo a Deus, oo oo oo oo o Porque a Minha Mãe me ensinou pobre, Durante a Vida, a Lei de Deus, a Maior Herança Que ELA Deixa e deixará par de Semper no Coração Meu! Eu Quero Que Voce, pai, voce e Opaco, mae, deixem no Coração Fazer Seu Filho ESSA nobre Herança Que jamais saira do Coração Dele: "Ser fiel EAO preceitos e à Lei Divina".

Que Deus abençoe Voce.!


BEATO JOSÉ DE ANCHIETA Podera SER CANONIZADO EM 2014
 
Conhecido Como "apóstolo do Brasil", o beato José de Anchieta FOI Responsável Pela Criação do Colégio de Piratininga nenhum dia 25 de janeiro de 1554, that DEU Origem à Cidade de São Paulo. O Missionário, Que Chegou AO Brasil em 1553, desen canonizado Serviços HÁ Próximo Ano. Natural de Tenerife, Ilhas Canárias NAS, Elemento Localidade: Não nasceu dia 19 de março de 1534.
No decorrer de SUA Vida, o padre Passou POR Cidades Como São Paulo, Espírito Santo por e Bahia, propagando ensinamentos OS Fazer Evangelho. Faleceu na Cidade de Reritiba (ATUAL Anchieta, nenhum Espírito Santo) EM 9 de junho de 1597.
Durante coletiva de impresa UMA, o arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, Cardeal Raymundo Damasceno Assis, comentou sobre o Pedido Feito Pela conferencia no Brasil AO Papa Francisco Parágrafo a canonização do Beato Anchieta. "Durante a Visita da Presidência da CNBB AO Santo Padre Localidade: Não Mês de outubro de 2013, entregamos UMA carta com o Pedido da canonização dEste grande apóstolo, also declarado Pela Conferencia do Brasil Como padroeiro Catequistas DOS", explicou.
Em telefonema AO cardeal, o Papa expressou Francisco 'Acolhimento' AO Pedido da canonização. Para o arcebispo, ESTA E UMA Surpresa Parágrafo a Igreja no Brasil. Ele. Afirma Que Este Localidade: Não E hum Desejo somente dos Bispos, mas de Cada Pessoa Que atribui Santidade AO beato. "Somos gratos Muito AO Papa los Acolher ESSE Pedido Localidade: Não ASSIM da CNBB, mas de varias Instituições e do povo brasileiro Que deseja ver o beato Anchieta venerado publicamente los TODO O Mundo e Como Modelo de Santidade, Nao seguimento de Jesus", Disse .

Revista: AVE MARIA

ANO 115


Um Sistema Operacional Solução de Parágrafo machos da Nossa Vida ESTA los Jesus
 
Toda especie de mal Que se apodera de Nós Precisa Ser combatida, EO Remédio, Uma cura, Uma luz ea Solução Parágrafo OS machos da Nossa Vida o Estação los Jesus.
"Com hum Efeito, muitas Jesus tinha Curado PESSOAS, e de Todos os Que sofriam de Sândalo mal jogavam-se sobre Elementos Parágrafo Tocá-lo" (Mc 3, 10).
A Multidão queria Tocar e se aproximar do Senhor Parágrafo Poder gozar dos efeitos e da Graça Que vinham da Presença FAZ Senhor no Meio Deles. Uma Multidão cansada, sofrida, abatida muitos POR HOMENS, Doenças, Enfermidades e, de Sândalo modo, Enguias encontravam Refugio, Cura, Libertação, Restauração Tocando em Jesus.
Deixe-me DiZer A Voce: toque los Jesus e deixe-se Ser Tocado POR Ele.! Muitas Vezes, o mal se apodera de Nossa Vida e FAZ morada Dentro de Nós e, muitas Vezes, embora Localidade: Não Vai. Quantas Vezes, hum, hum Pensamento mau mau Sentimento e UMA MA Recordação si apoderam Fazer Nosso Coração e Vao Tomando Corporativa, VAO crescendo e Tomando forma e, percebemos QUANDO Menos, AQUELE mal Toma Conta de Nós e nsa Deixa parágrafos Baixo, debilitados, enfermos , e NÓS Localidade: Não cuidamos da Origem daquele mal. 
Algumas Vezes, Como PESSOAS VAO Parágrafo o campo e, AO tirarem o mato UO o capim, tiram somente a Parte de Cima e, com a chuva Primeira Que VEM, AQUELE mato OU AQUELE capim crescem dez Vezes Mais. Mais UMA Vez O Homem Vai Lá, Passa hum Pouco UMA enxada POR Cima, mas Localidade: Não resolver o Problema. Homens de Os da Nossa Vida São ASSIM also, NOS OS tratamos de forma "paliativa", cuidamos NOS NAO DOS MACHOS Pela Raiz.
Deixe-me DiZer AO Seu Coração, machos deseja Jesus Curar OS da Nossa Vida. O Que precisamos NOS IR E AO Encontro do Senhor Parágrafo Poder toca-Lo e Parágrafo that He also com toque nn Graça Suá. O Que NÓS precisamos de e da Presença de Jesus Dentro Fazer Nosso ser.
O Senhor Jesus Localidade: Não PODE Mais Estar fóruns de NOS, precisamos NOS Fazer Opaco E de Jesus Dentro de Nós: em TODAS Como Fazer áreas Nosso Corpo, da Nossa Mente, da Nossa Inteligência, da Nossa Vontade, da Nossa Disposição interior, o das nossas Lembranças e Das nossas Recordações. 
Localidade:. Localidade: Não deixe Opaco Sentimentos Negativos cresçam Dentro de voce, Nao deixe Opaco AQUELE mal, Que Tomou Conta da SUA alma, Cresça Dentro de voce é tomo Corpo, Matéria e forma: hum adulterio, Uma Separação UO QUALQUÉR mal Maior Nunca Acontece de outra UMA Hora Pará, Comeca de UMA forma Pequena; Pequenos Pensamentos Localidade: Não combatidos crescem Dentro de Nós, e alimentados VAO Tomando Corporativa Dentro de NOS.
Toda especie de mal Que se apodera de Nós Precisa Ser combatida, EO Remédio, Uma cura, Uma luz ea Solução Parágrafo OS machos da Nossa Vida o Estação los Jesus.
Que sejamos tocados NÓS POR Ele, o porqué OS Demônios correm da Presença FAZ Senhor!

Que Deus abençoe Voce.!



Recordação DO PADRE ANTÓNIO VIEIRA
 
Em Meio à exuberância verdadeiramente barroca das Obras do Padre António Vieira (1608-1697), AQUELA surpreendente Produção jornalístico-Literária Opaco Abrange Quase hum Século, Torna-se Difícil Fazer UMA Seleção. O oo oo oo o o Porque Localidade: Não houve, Quase, Quase, Questão de suma importancia da SUA Época Que Fosse omitida Pelo incansável Pregador, Missionário, diplomata, polemista, casuísta, Viajante, administrador e Estrategista português, brasileiro de Coração, e Glória Famosa da Companhia de Jesus.
E embora representem OS sermões UMA Parte Mais conhecida de SUA Vasta obra, Esquecidos servi e jamais possam, also, existem cerca de quinhentas Cartas, aliás, Escritas AO Longo de muitas Décadas. Surpreende, Naquela Correspondência, o Estilo vigoroso, um Construção Clássica, porem Acessível, de Fácil compreensão; e, sobretudo, o Vocabulário cuidadosamente escolhido, pautado Pelô Bom Gosto EO Empenho de evitar igualmente OS arcaísmos e neologismos OS. Dai Resulta hum Estilo Elevado, Uma Composição Que se aproxima da Histórica chronic, e Opaco nn lev hum lamentar POR UM Instante hum Falta de ritmo OU MESMO de Marcada Inclinação Parágrafo OS Estudos e Registros Históricos, na Vida Fazer Jesuíta Gênio.
Literatura Oratória
Como obra prima da arte oratória de Vieira, PODEMOS lembrar o Famoso Sermão Pelo bom sucesso das armas de Portugal contra Como de Holanda, Nao se quali PODE ver hum Vigorosa Inteligência juvenil Superar, according to Os Mais renomados Críticos, quaisquer embaraços Opaco los idade Provecta LHE advieram Fazer Excesso de erudição e de roupagem barroca.

Autor: Dimas da Cruz Oliveira

Revista: Literatura pg. 32/33/34



Como Velas da Coroa do Advento
Quanta DISCUSSÃO sobre a cor das velas! No Início Fazer USO da Coroa de Advento tratava-se de velas Simplesmente UO de Coloridas Velas, e pronto. O Importante era UMA Coroa de Luzes.
Como velas Quatro indicam As Quatro Semanas do Tempo Fazer Advento, As Quatro Fases da História da Salvação Preparando a Vinda do Salvador, Os Quatro pontos Cardeais, a Cruz de Cristo, o Sol da Salvação, Que Ilumina o Mundo envolto los trevas.
O ato de Acender gradativamente Como velas significa UMA progressiva Aproximação do Nascimento de Jesus, vitória UMA Progressiva da luz sobre Como trevas.
Originariamente, Como velas ERAM Três de cor roxa e cor de rosa UMA, Parágrafo Enchimento dos Domingos do Advento. O roxo, Parágrafo INDICAR UMA Penitencia, a Conversão de hum Deus EO rosa Como Sinal de alegria Pelo Próximo nascimento de Jesus, Nao USADA 3 ° Domingo Advento Fazer, Chamado Domingo "Gaudete" (alegri-vos).
Núcleos Como, Nao entanto, variam. Na Suecia Como velas São Todas de cor branca; Núcleos NA Áustria São USADAS VARIAS: Roxo, Vermelho, rosa e Branco.
Segundo UMA Tradição Bastante difundida:
→ a vela Primeira  E Fazer profeta;
→ Segunda a vela  E de Belém;
→ UMA Terceira vela  E dos pastores;
→ a quarta vela  E dos anjos.
Existem, porem, OUTRAS Tradições Que significado da das Velas, Por Exemplo, Uma Tradição Que da VE NAS Quatro velas Como Grandes Fases da História da Salvação Ate a chegada de Cristo.
ASSIM:
→ a Primeira  E a vela do Perdão concedido a Adão e Eva de mortais se tornarão Seres viventes los Deus;
→ Segunda a  da E UMA vela Fé dos patriarcas Opaco Crê los na Promessa da Terra Prometida;
→ UMA Terceira  E a vela da alegria de Davi Pela SUA Descendência;
→ UMA quarta  E a vela Fazer ensinamento dos Profetas Que anunciam a paz ea Justiça.
Nesta Perspectiva PODEMOS ver NAS Quatro velas Como Grandes Fases da História da Salvação, Como Vindas UO Como Visitas de Deus, Preparando SUA Visita UO Vinda definitiva Localidade: Não Seu Filho Encarnado, Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo: o ritmo da Criação, de Adão e Eva ATÉ Noé; o ritmo dos patriarcas, o ritmo dos Reis EO DOS ritmo Profetas.

Autor: Frei Alberto Beckäuser, ofm
Livro: Coroa de Advento pg.22-24


Localidade: Não Vou mentir
Se o Pecado Entrou No Mundo POR Causa da mentira da serpente (Gn 3.4), se a Destruição de Jerusalém EO exílio babilônico aconteceram POR Causa da mentira dos Falsos Profetas (Jr 27,16) e se Jesus afirmou categoricamente Que o Diabo E o pai da mentira e "nunca Esteve do Lado da Verdade oo oo oo oo o Porque Nele Localidade: Não HÁ Verdade" (Jo 8,44) - Diante de Hoje em, com a Ajuda de Deus, Nao Vou Mais mentir. TALVEZ eu devesse DiZer "de Hoje em Diante Vou evitar UMA mentira". Porem, JA ESTOU Opaco acrescentando UMA cláusula "com a Ajuda de Deus", Prefiro Localidade: Não deixar alguma fresta de Parágrafo UMA mentira.
Localidade: Não Quero mentir Parágrafo MIM MESMO, Parágrafo O Meu cônjuge NEM Parágrafo MEUS Filhos, OUTROS NEM OS parágrafos Parágrafo Deus. Localidade: Não Quero mentir Casa em, no Trabalho e na NEM Igreja. Localidade: Não Quero mentir NAS Conversas, nos Discursos, NAS Criticas, nos elogios, NAS declarações de amor, na Compra UO na venda de QUALQUÉR Bem, na generosidade NEM nn inocentes bate papos. Deus me Livre da mentira! Deus me Livre de mentir Parágrafo Elementos e NAS Coisas DELE.

Revista: Ultimato pág. 44


Holandesa Afirma Que tradução da Biblia ESTA errada!

        
Ellen van Wolde, da Universidade de Radboud, respeitada estudiosa do Velho Testamento, EM UM ARTIGO DE 28 Páginas (AINDA Localidade: Não Traduzido Para o português, o MAS available los Holandes sítio nenhum www.ru.nl / oraties), CONCLUI Opaco UMA Primeira frase da Biblia - No Comeco, Deus CRIOU o Céu ea Terra -, Nao E UMA tradução fiel do Texto de Origem. Apos analisar Escritos hebreus e Colocasia-los Tanto nenhum Contexto Bíblico Quanto No de OUTRAS Histórias de Criação da Antiga Mesopotâmia, ELA apurou Opaco UMA Palavra bara significa separar nenhuma espacial SENTIDO. Desse modo, o da Origem frase Seria "No Início, Deus separou o Céu ea Terra", o Opaco condiz com hum Velho mito sumeriano, Opaco Localidade: Não Fala los Criação, mas nd Organização do Mundo los Tres níveis - Céu, terra e INFERIORES Mundo -, Separados Pela Ação de UMA das inúmeras divindades existentes. Seguindo a pesquisadora, um seguiria biblia o MESMO Padrão de relato, porem FOI interpretada de forma Diferente AO Longo da História do Pensamento Judaico-Cristão. Com hum Retomada Fazer Tema Opaco, Antigamente, Chamou a Atenção de Grandes Pensadores Fazer Cristianismo, Entre OS cais cais cais cais cais cais cais cais cais Quais d'Orsay d'Orsay d'Orsay d'Orsay d'Orsay d'Orsay d'Orsay d'Orsay d'Orsay Agostinho de Hipona, um de Santa Sé Vai se deparar com Mais UMA polêmica empreendedorismo Como inúmeras Opaco JÁ enfrenta. Revista: Leituras da História Editora Escala n º 56 / pág. 14









































































































































































Deus hum louvo QUEM, Não Te Cales!
 

         PODEMOS COMUNICAR-SOE com Deus! Suá Palavra Colocasia-SOE Diante DELE, simbolo de Vontade de Diálogo, de amizade, de Intimidade. AQUELE Que da de da UE Nunca Terios podido Conhecer NEM POR MIM MESMO ver, com Tão intuições Minhas do Divino, com Tão Minhas súplicas, resolveu Fixar Residência los Minha Casa: "Hoje devo Ficar los tua casa" (Lc 19,5) Mas FOI Importante experimentar, Antes, Minha impotencia e Enche-la de Oração, sofrer SUA Ausencia e Aceitar SUA inefabilidade.
         Se Localidade: Não se Passa Pelo deserto da transcendência, Nao se Pode, DEPOIS, desfrutar de UMA Revelação. Se Localidade: Não se sentiu O Silêncio de Deus, Nao se Pode, DEPOIS, Valorizar o dom da SUA Palavra e, Muito Menos, usufruir SUA Riqueza. Com Efeito, Dentro Dessa Palavra descobrimos O Projeto Que da Ó Paí dez Anos par, Nossa vocação, Aquilo Que Somos chamados a ser. Uma Palavra Diferente, Que Deus Criador de CADA UM de Parágrafo de de de de de de Pronúncia de Nós e nunca mais se repete, e that each Um Só PODE escutar com Gratidão Parágrafo DEPOIS empenhar-se UMA Vive-la. Agradecido, oo oo oo oo o Porque AQUELA Palavra, Junto com o Meu nome, Revelação me o semblante de Deus, com de hum bom Pai a me INDICAR o Caminho Que conduz hum Elemento, a Unica Fonte da Minha alegria e da Minha Realização. Localidade: Não E UMA Palavra QUALQUÉR, mas Palavra Que me E Dirigida Parágrafo Revelar-me o INTERESSE ea benevolência do Pai MIM POR. Aceitar ESSE Amor é Condição indispensável par o individuo Fazer Nascer Proprio los a Consciência do Pecado e Sentir a dor de ter ofendido ESSA divina Vontade. QUEM Localidade: Não Experiência UMA tal benevolência Localidade: Não Podera Sentir, DEPOIS, Arrependimento sincero POR tê-la, de Sândalo modo, rejeitado.
         O fariseu da Parábola de Lucas E UMA prova Fazer Opaco ESTAMOS dizendo. Ele. Localidade: Não se dirige a Deus NEM TEM necessidade de Ouvi-lo, JA eliminou Como distancias com Como Próprias Palavras e se ilude Pensando ter UMA LigAção Direta com o Altíssimo. E Como Fala apenas Consigo MESMO, Encontra-SE TAO com SEUS meritos e pretensões SUAS. Agradece a Deus, o PENSA oo oo oo o o Porque Estar SEM Pecado, e Localidade: Não se Sinta o amado oo oo oo o o Porque POR Elemento. De Fato, Nao Descobre nenhum Projeto divino sobre si. Basta-LHE Que sabre da E Melhor Que da OUTROS OS. O Seu monólogo E hum palavreado Vazio, exibicionismo de hum eu Que nao tem Outro deus ALÉM de si MESMO e Opaco, portanto paradoxalemente, jamais "peca" UO Sente Sândalo Arrependimento ...

Livro: Viver Reconciliados
Autor: Amedeo Cencini


PARA VIVER A Liturgia
 

O Caminho de Fe-Conversão implicações ETAPAS sucessivas e Movimento Progressivo. O Ano Litúrgico, com Seu ritmo anual, semanal e Diário, Que se repete, CORRESPONDE pedagogia UMA ESSA. Tempos de Os e Como festas Opaco voltam a CADA Ano, com a mesmas Leituras, OS mesmos cantos e Orações, Nao E hum monotono repetir-se das Coisas, NEM Simples Reprodução Dramática da Vida terrena de Cristo, E Memória ritual da Salvação Que se realizou em 'UMA Vez POR Todas' e Jesus à quali, EM Diferentes momentos da Vida, Damos Nossa Renovada adesão. O Ano Litúrgico e Representação sacramental Fazer Ministério de Cristo Opaco nn permite avançar nenhuma Processo pascal de Nossa IDENTIFICAÇÃO com Ele, atingirmos COMEU "o Pleno Conhecimento Fazer Filho de Deus" (cf. Ef 4,13).
Na Prática, Trata-se de Fazer da Própria celebração UMA Experiência Espiritual Opaco Transformação e anima TODO O Nosso Ser (Corpo, Mente e Coração) e Que se prolonga na Vida Cotidiana e los Nossa Missão No Mundo. Concretamente, o Opaco se propõe E Fazer bem à Ação e ritual Prestar Atenção los CADA Gesto e Palavra, acompanhando com a Nossa Mente EO Nosso Coração Aquilo Que hum Proclamaçao boca EO Corpo Realiza. Tomemos Como Exemplo Como celebrações no Tempo da quaresma.
Etty Hilesum, Jovem holandesa, judia, exterminada NAS Camaras de Gás los Auschwitz, Junto com milhares de judeus OUTROS, lembra los Seu Diário: 'Eu Localidade: Não acredito Mais Que possamos Corrigir QUALQUÉR Coisa No Mundo fóruns de Nós, se Localidade: Não corrigimos O Primeiro los mesmos nos (as) (...) QUANDO resolver certos Problemas Parágrafo MIM, Terei resolvido Parágrafo milhares de OUTRAS Mulheres. Por ESSA Razão E Que devo Ocupar-me Comigo MESMA ... '.
Entretanto, Nao se Trata de hum hum Antes e DEPOIS. Como Própria Etty Afirma: Eu gostaria de suscitar, Onde estiver eu, um Inicio de fraternização Entre aqueles a quem de de de de de de de de de costumamos Chamar de Inimigos '. Somos Parte do Universo, ea Própria Luta Pela Transformação e Sociais Pela Preservação Fazer SERVICOS Planeta PoDE hum Caminho de Conversão Pessoal e de Peregrinação interiores Em Busca de mesmos NOS. Por ISSO, a Igreja no Brasil, Ha Anos, associa à Quaresma a Campanha da Fraternidade, semper los Torno de UMA Luta coletiva.

Autora: Penha Carpanedo
Revista: Liturgia
Pg. 3/4


Os Salmos - hum Encontro de Vida com Deus 
Da Desolação à Consolação 

moisés


Caminhando pelas Trilhas da Biblia deparamos frequentemente com hum Fato singular: o Ponto de Partida de Onde se Levanta e sobe a Deus o Coração do Homem E o Fazer Fazer Fazer Fazer Fazer Fazer Fazer fazer do Nível zero. 
QUANDO se tornou o Fundo da indigência, Nao sobra Mais vislumbre de Esperança Humana; QUANDO O Homem conhece e reconhece Que Nada Pode, FICA SEM ter Onde agarrar, oo oo oo oo o Porque Todas Como vigas de Sustentação estalam e Cedem. Entao Deus se Levanta, no Meio do Caminho, Como UMA Única Coluna de Segurança.
No deserto do Sinai fazer Fazer Fazer Fazer Fazer Fazer Fazer Fazer Fazer, O Povo declarou-se contra Deus Rebelião los e servo contra Seu Moisés. Soltou Como rédeas de SUA decepção e, Entre soluços e saudades, protestava e reclamava UMA carne EO peixe, verduras e Como Como cebola do Egito.
Nesse Momento also UMA barca de Moisés fez POR Água de Todos os Lados, e also Elemento rompeu n'uma longa Lamentação contra Deus: "Por qué me tratas o ASSIM oo oo oo o o Porque tenho Opaco CARREGAR Sozinho o peso de TODO o Povo hum oo oo oo o o Porque Localidade: Não Dás-me Um Olhar de benevolência, MESMO fugaz Depositastes nn MEUS Braços Este Povo, um Povo cabeçudo Opaco Localidade:. Localidade: Não Fui eu Que GEREI, e me obrigas a carregálo Ate a terra Prometida Onde E Que Vou arranjar Carné Parágrafo Enguias comerem E Muito Pesado Parágrafo MIM Sé e Pará MIM TRATAR ASSIM, mata-me favorecer POR, SE encontrei Graça Diante de TEUs Olhos, Parágrafo Opaco Localidade:. Localidade: Não POR sofrer Preciso Mais ritmo ESTA desventura " .
E Deus, compreensivo, Veio socorrer UMA Solidão de Seu servo com UMA Assistência especial e dividiu Como Responsabilidades.

Livro: Salmos Parágrafo a Vida
Autor: Inácio Larrañaga


RECEBEREIS A FORÇA DO ESPÍRITO SANTO QUE DESCERÁ SOBRE Vos (At.1, 8)


 Com hum ATÉ NÓS SUA Vinda Jesus Cristo comunicou-SOE a Vida divina Opaco Transfiguração da terra hum Rosto, Fazendo Novas Todas Coisas Como (cf. AP 21,5). A SUA Revelação envolveu-nn, Nao apenas Como Destinatários da Salvação Opaco nn FOI dada, MAS also Como anunciadores e testemunhas SEUS. O Espírito do Ressuscitado habilita, dEste modo, A Nossa Vida Para O anuncio Eficaz Fazer Evangelho los TODO O Mundo. E UMA Experiência da Primeira Comunidade Cristã Opaco via o difundir-se da Palavra Mediante a Pregação o Testemunho (cf. At 6,7).
Cronologicamente, um inicio Primeira Evangelização Teve nenhum Dia do Pentecostes, QUANDO OS Apóstolos, Todos Reunidos Localidade: Não Lugar MESMO los Oração com a Mãe de Cristo, receberam o Espírito Santo (cf. At 1,14; 2,1-3). AQUELA Opaco, SEGUNDO Como Palavras do Arcanjo, é "Cheia de Graça" (Lc 1,28), Encontra-se na via da ASSIM Evangelização Apostólica, e los Todas Como vias NAS cais cais cais cais cais cais cais cais cais Quais d'Orsay d'Orsay d'Orsay d 'Orsay d' Orsay d'Orsay d'Orsay d 'Orsay d' Orsay OS Sucessores dos Apóstolos se colocam Parágrafo anunciar o Evangelho.
Nova Evangelização Localidade: Não significa hum "novo Evangelho", oo oo oo oo o Porque "Jesus Cristo É O MESMO, Ontem, Hoje e Pelos Séculos" (Hb 13,8). Nova Evangelização significa Dar RESPOSTA adequada EAO Sinais dos Tempos, Como Necessidades dos Homens e dos Povos de Hoje, AOS Novos Cenários Opaco mostram UMA POR Cultura Meio da quali exprimimos A Nossa Identidade e procuramos o SENTIDO da Nossa Existência. Nova Evangelização significa, POR ISSO, UMA Promoção de Cultura Mais profundamente radicada no Evangelho. Quer DiZer Descobrir o "Homem novo" (Ef 4,24) Opaco ESTA los NÓS Graças AO Espírito dado POR Jesus Cristo e Pelo Pai. Que a celebração da Assembléia Geral Ordinária dos Bispos Próxima Sínodo Fazer SEJA UMA Parágrafo Igreja Como hum novo Cenáculo, Onde OS Sucessores dos Apóstolos, Reunidos los Oração juntamente com a Mãe de Cristo, that was invocada Como a "Estrela da Nova Evangelização", preparam Como vias da nova Evangelização.

Livro: A nova Evangelização Parágrafo a Transmissão da Fé Cristã

MEDITAÇÃO DO Litúrgica SALMO 126 (125)
 

"ASSIM Como Voces participam Fazer Nosso Sofrimento, participam also da Nossa consolação" (2Coríntios 1,7). Como O Povo da Volta do Cativeiro e Os
 Apos Discípulos de Jesus a Ressurreição, cantemos a alegria pelas Vitórias Que o Senhor nn Temperatura dado. A Volta do Cativeiro na Babilônia
1 QUANDO o Senhor reconduziu nossos cativos, parecíamos sonhar;
2 encheu-se de Sorriso Nossa boca, nossos Lábios, de Canções.
Entre OS gentios se dizia: "Maravilhas fez com Enguias o Senhor!"
3 Sim, Maravilhas fez Conosco o Senhor, exultemos de alegria!
4 Mudai a Nossa sorte, ó Senhor, Como TORRENTES nenhum deserto.
5 Os Opaco lançam Como Sementes Entre lágrimas, ceifarão com alegria.
6 Chorando sairão de tristeza, Espalhando SUAS Sementes;
cantando de alegria voltarão, Carregando OS SEUS Feixes!

ORAÇÃO:

Deus de terna Bondade, manifestaste tua Misericórdia
Libertando Jesus do Poder da Morte, tua Manifestação
Misericórdia libertando Jesus do Poder da morte.
Renova a tua Ação Libertadora AINDA Hoje, nos Teus Filhos e Filhas
Tantas vitimas de escravidões. Que da da da de da de da de da de de da Cresça Diante de Tias Sementes
da Justiça Opaco semeamos Entre lágrimas, possamos receber e Que da
com alegria o Opaco esperamos com vigilante Paciência.
Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

O canto salmo Desse, na liturgia, Pede hum Envolvimento de Silêncio. Um som de instrumento Deveria preceder-lo de par permitir à Assembléia tranquilizar se e Acolher CADA Imagem, CADA alusão, Cada Referência, Bem No Fundo da alma e ASSIM recebê-lo Como suave e consoladora Palavra de Deus que desce Ate O Chão de Nossa Vida. Só a interiorização ea calma Serao aptas a permitir hum total de de de de de de de de Concordância com Fazer orante Os Dois Movimentos Desse salmo: a súplica ea Gratidão.
Apenas algumas communities atenderam à Recomendação da Constituição Conciliar sobre a Sagrada Liturgia Opaco Valoriza e recomenda OS Espaços de Silêncio na Liturgia, Parágrafo proporcionar a interiorização ea Íntima elaboração dos Textos Bíblicos e litúrgicos. O Silêncio POSSIBILITA repercutir nenhum interior de Cada fiel a Palavra de Deus Como Palavra viva, Parágrafo Elemento / a.
QUANDO lemos Como homilias DOS Pais Da Igreja sobre salmos de Sistema Operacional, comentando alguns Deles integralmente Parágrafo OS Membros de SUAS Igrejas, perguntamo-SOE Por Que ESSE Manancial de Sabedoria, de Graça, de consolação permanece UMA Fonte Selada, um Poço lacrado Parágrafo UMA Multidão Opaco ocorre Como liturgias Nossas? No entanto, when fazemos saltar OS cadeados da ignorancia e aproximamos Como PESSOAS Pelo Conhecimento e Pela Experiência, da mesa farta Que Este Livro da Escritura nn oferece, entao, literalmente, Enche-se 'a SUA boca de sorrisos e SEUS Lábios de Canções' . O Que desejamos trazer E AOS Nosso Leitores u Pouco Mais Dessa Experiência.

Revista de Liturgia
Ano 34 Pg.12

Escuta, Israel .. (. Shema Israel)
 

Certa Vez, hum Durante Encontro de Formação Litúrgica, alguem respondeu referindo-se a Prática de Oração "Eu rezo o Todo Dia, falo com. Ele. Tudo o ritmo ..." .. Disso .... DEPOIS, alguem interveio, dizendo: "E QUANDO E Opaco Voce o Escuta ..?". Silêncio. TALVEZ tenha Sido O único Momento do Encontro los Opaco se ensaiou UMA Escuta. ATE AQUELE momento, CADA UM, podios Como, deixava transparecer Seu Modo de Rezar, em Geral, Muito aproximado daquele.
De Fato, nos Dias atuais, envoltos POR Tantos apelos Sensoriais, falamos, vemos, ouvimos, cheiramos, tateamos Muito ... e escutamos Pouco. Achamos Opaco ISSO E normal, ritmo Que FAZ Parte Fazer Nosso. Sera? PODEMOS perceber o Possível Resultado Dessa Conduta los Nossa celebrações litúrgicas. Nossas reunioes ruidosas, preparadas mal, visualmente poluídas, Tem-nn afastado da Escuta essencial, colocando los Risco Nosso Encontro Fraterno AO Redor da Mesa do Senhor.
Aqui caberia UMA Questão: se Vivemos num Mundo Que privilegia o Fragmentado, Nao conviria hum Resgate da Unidade Localidade: Não ser, par Que o Culto Espiritual Que elevamos AO Pai, Jesus Cristo POR, SEJA Realmente integro?
Num DIÁLOGO OU NUMA situacao QUALQUÉR alguem Diz: "Pense, Antes de FALAR!". QUANDO ISSO ocorre, normalmente, ficamos atentos sobre O Que da de da de da de da SOE mesmos dizemos, OU SEJA, UMA passamos Ouvir mesmos UMA nos. E o Que Acontece Durante UMA Proclamaçao da Palavra. As Palavras Ditas São Nao somente Ditas, ouvidas mas, interpretadas, internalizadas. Para Opaco alcancemos tal Objetivo, E necessaria UMA PREPARACAO Prévia, Nao Simplesmente voltada par a Leitura, o MAS OS parágrafos Traços Sensoriais contidos NELA (Como Palavras-chave Fazer anuncio).
Exercitamos Que Sera Verdade Pouco As Nossas Faculdades Auditivas? Exatamente. Ouvimos de Tudo sem, Todavía, reservamos hum ritmo Parágrafo hum Processamento inteligente e, Desse modo, Vamos esvaziando OS CONTEÚDOS Mais significativos Opaco nn penetram Pela via Auditiva sensorial. Uma boa Escuta (NAO mera Audição) gera Transformações Localidade: Não Ser INTEIRO.
QUEM TEM Ouvidos Ouvir para, Ouca! Essa admoestação do Mestre NAO Servia somente parágrafos Que da OS Discípulos si concentrassem SEM Poder de Palavras SUAS. Ela implicava o Exercício Contínuo da Reflexão Parágrafo Como Tomadas de decisão Próprias Fazer seguimento. Hoje, tal Orientação se dirige a NOS, Discípulos e discípulas SEUS.

Revista de Liturgia
Ano 35
Pg.23


Liturgia e Vida Espiritual
Jesús Castellano
 
A liturgia da celebração de e Existência Cristã . "Toda liturgia E UMA festa", a festa da Fé; portanto, ma o carater de celebração prazerosa da Vida Cristã, do Amor de Deus, da Ação de Cristo, da Fraternidade e da Esperança DOS cristãos. DESTE modo, ELA UMA Própria Existência Cristã - A Vida Espiritual DOS cristãos - E NAS circunstancias extraordinarias Vivida Ordinárias UO da Vida, na liturgia celebrada E, E festejada. Disso de Além, na liturgia o Cristão assumir o Compromisso de Viver Como e Quanto celebrou.
 Da liturgia à Vida, da Vida à liturgia
 "QUANDO o Estação Três Reunidos los Meu nome, JA formam hum Igreja Protege OS milhares de PESSOAS Aqui Reunidas: .. SEUS Corações haviam Preparado hum Santuário, Antes Que nossas Mãos o construíssem hum Parágrafo Glória de TEU Nome O Templo interior SEJA Tão belo Quanto o Templo de Pedras Digna-te habitar num e noutro:. nossos Corações, como estas Pedras, trazem Impresso o TEU Nome.
 A onipotência de Deus poderia edificar Para Si morada uma, ASSIM como, com hum Gesto, DEU AO Existência Universo. E, AO contrario construiu O Homem, Parágrafo Opaco O Homem Construa hum si proprio. Bendita SEJA SUA Clemência Opaco nn amou Tanto!
 Ele. E infinito, limitados NOS SOMOS. Ele. Constrói O Mundo Parágrafo NOS. NOS. construímos Parágrafo Elemento UMA CASA. E Belo O Homem Que da POSSA CONSTRUIR UMA morada parágrafos AQUELE Que ESTA EM TODOS OS Presente Lugares ... Ele. Habita no Meio de Nós com ternura. Atrai-nn los Vínculos de amor. Fica Entre NÓS e nn Chama Parágrafo Que tomemos o Caminho do Céu Parágrafo habitar com Elementos.
 Deixou SUA morada e acolheu a Igreja, Parágrafo Que NÓS abandonássemos nossas moradas e escolhêssemos o paraíso. Deus habitou no Meio dos Homens, Homens Que da OS Pará encontrassem Deus. Ti Pará, o Reino dos CEUs. Nn Pará, tua casa ... possamos Teu Céu e alto Demais Parágrafo Que da alcançá-lo, tu vens a Nós na Igreja Tão Próxima ... "

 (De UMA Oração siríaca Antiga Parágrafo UMA Bênção de hum Templo).


A Experiência de Deus
 
A Experiência de Deus esta no centro da Vida da Pessoa religiosa. Certamente esta no centro da Vida da Pessoa Crista. Nenhum Cristão Caso, obviamente, Trata-se Fazer Deus da Revelação bíblico-Crista, Fazer Deus salvador-criador, FAÇA Deus da revelado Mediante Jesus Cristo. Ora, Uma comporta Revelação Desse Deus, Como Fazer RESPOSTA Humano ser, UMA Abertura Parágrafo Acolher o dom do Amor Gratuito. Uma Abertura 'Acolhimento' Opaco desistala e interpela hum Parágrafo Conversão, reorientando a Própria Vida Parágrafo Acolher o amor de Deus e de Parágrafo Viver o amor-SERVIÇO AOS Irmãos e Irmãs. A EXPERIÊNCIA DO capacity de amor Que Deus de Jesus Cristo implicações de hum se Decidir Pela Abertura UO Pelo fechamento, POIs Trata-se de hum Deus Amor Que Localidade: Não se impõe Pela forca. Quer DiZer, Algoritmo da Liberdade desen Existir Localidade: Não SER HUMANO Que Acolhe o dom de Deus, Algoritmo de capacity Parágrafo se Decidir POR si MESMO e Parágrafo assumir Como consequencias Dessa decisão POIs O Amor, Como sabemos, Nao E Passivo; Antes dinamiza TODO o sor Humano.
EM OUTRAS Palavras, Algoritmo de Maturidade Humana E necessario Parágrafo Viver a EXPERIÊNCIA DO Deus Cristão. Naturalmente, Ha Diversos graus nenhuma Processo Humano de Maturidade Opaco, de Fato, São Nunca completos e Acabados.
ESTAMOS Semper hum Caminho Parágrafo hum Pouco Mais de Maturidade. Entretanto, o Opaco si Observação, na Vida das Igrejas, e A Presença de grande number of PESSOAS Que parecem Estar Tão enredadas nn Estágios infantis da Vida Humana Opaco O Encontro Pessoal com o Deus de Jesus Cristo
Acaba Sendo Que, lamentavelmente, obstaculizado impedido OU ATÉ. Dai o Desafio das nossas pastorais com Coragem e Criatividade Parágrafo ajudar hum Tantos cristãos na situacao infantil na Fé par se tornar adulta.

Texto: A Caminho da Maturidade na Experiência de Deus.
Autor: Afonso Garcia Rubio Ed. Paulinas. 
Pag. 05.

O Homem E Liberdade
 
A Idéia de Liberdade E inseparável de Pessoa, e vice-versa: todo Ser Livre Pessoal E, todo Ser Livre e Pessoa. Por ISSO, ali Onde se rejeita uma, tal rejeição è sempre precedida UO SEGUIDA Pela rejeição da outra. Como atuais negações da Liberdade, COM EFEITO, si Localidade: Localidade: Não antropologias inserem Das Molde
contrárias AO personalismo: o condutismo, o estruturalismo, reducionismo biologista ea antropologia cibernética.

A) O "Não" à Liberdade
Localidade: Não se desen CRER Que ESSA Recusa Opaco carater Livre Localidade: Não se Homem Deformação dissimulada UO sibilina, Muito Pelo contrario, Ha formulações respectivas Localidade: Não deixam nada a desejar los Matéria de contundência. "Nego redondamente Que Exista QUALQUÉR Tipo da Liberdade", o protagonista Fazer declaração o romance futurista de Skiner. "Aquilo Que chamamos de Liberdade E apenas hum engano proposital", ACREDITA EO Wilson, o pai da sociobiologia. A sensação de Liberdade "Localidade: Não Passa de Ilusão de ótica UMA", opina Ruiz de Dopegui.
Um individuo negação da Liberdade acarreta logicamente A negação das liberdades Sociais. A Sociedade Humana do Futuro funcionará Solúcar Controles acionados Pelo sociólogo (Skinner), Pelo Biólogo (Wilson) UO Pelo computador superinteligente (Ruiz de Gopegui); UMA engenharia social, a engenharia genética UO hum pouparão engenharia cibernética AO Das tecnopolita Próximas Gerações O "pondus" de ter de responder, o peso da Responsabilidade, Que FICA transferido par Como instâncias impessoais mencionadas Acima.
Como consequencias Disso Tudo São Enormes. Num Mundo los Que Nada Escapa à peremptoriedade das leis Físicas UO das pulsões Biológicas, O Homem PODE Serviços Localidade: Não Máximo hum macaco Bem-sucedido OU UM ROBÔ manifestamente melhorável, Nao UMA Pessoa; Ninguem E, POIs, Responsável POR nada, regime EO Melhor Político Sera, Sera, Sera UMA autocracia de UMA OLIGARQUIA iluminada. Realmente, Diante de Aguda lucidez das decisões matemáticas, Como opções divergentes nao tem Direito de cidadania. A História se Torna, entao "um Processo SEM Sujeitos Barbatanas Elm" Disse Althusser.
Confirma-se ASSIM, Caso fossa ISSO AINDA Preciso, um DAS Humanidade antropologias contrárias AO personalismo Opaco levam los Seu Selo O germe Fazer totalitarismos DOS Pior.

b) Fé Cristã e Liberdade

Para OS Opaco Creem, Uma Afirmação da Liberdade inabdicável E Humana; com ELA ESTAMOS Diante da Terceira Questão enunciada Localidade: Não Comeco dEste Capítulo: AQUELA Que se REFERÊ AO Como Localidade: Não servi Fazer Homem. According to a Fé, O Mundo Localidade: NAO E o Cenário de Forças cósmicas anônimas NEM O Espelho de hum monólogo divino Que da aciona unilateralmente OS FiOS da Teia, MAS Resultado Fazer DIÁLOGO empre liberdades Duas, a divina ea Humana.
Mais AINDA, hum hum fe comprises si MESMA RESPOSTA Livre Como hum hum Chamamento Livre (o "convertei-vos" da MENSAGEM inaugural de Jesus: Mc 1,15) Opaco supõe nn Destinatários da Boa Nova UMA capacity de SE SE SE SE SE SE se se se mudar responsavelmente o SUAS VIDAS de rumo.
ASSIM, POIs, Onde Quer Que se acenda o debate sobre o Ser EO Não-Ser da Liberdade Humana, o Cristão desen Participar DELE Localidade: Não hum assepticamente neutra Partir de UMA POSIÇÃO, MAS a Partir do pré-Juízo de SUA Condição de crente , Opaco, POR SE-lo, pos em Jogo Seu carater de Ser Livre. Efeito Com, hum fe Nasce da Audição de UMA Palavra Opaco ConVida Parágrafo UMA metanóia, that a UMA oferece gratuidade literal do Perdão e da Novidade de Vida; Que, portanto, suscita los QUEM hum recebe UMA possibilidade da autodecisão e liberta SUA Liberdade .
Em Resumo: CRER e Fazer UMA Experiência da Liberdade São UMA MESMA e Única Coisa. Juntamente coma Liberdade ESTA Humana em Jogo a Própria permanencia Fazer Evangelho, da Boa Nova, da Oferta de Salvação. ESTAMOS Falando, POIs, de hum dos minimos Antropológicos inegociáveis ​​Parágrafo UMA Visão Cristã Fazer Homem.
Nem é Preciso Entrar na problematica Fazer Conceito de Liberdade. Damos POR pressuposto o Mais elementar: a Liberdade Localidade: Não Consiste unica e Exclusivamente na capacity de escolher Entre DIVERSAS Alternativas, Nao E apenas UMA Faculdade eletiva. E Antes de Mais nada, capacity UMA Opaco UMA Pessoa Temperatura de Decidir los Relação à SUA Realização com o FIM Ultimo. AE Liberdade, entao UMA Faculdade entitativa, Diz Respeito à Identidade Pessoal.
A Autêntica Liberdade Cristã Localidade: Não E UMA Ausencia de ligações, mas UMA forma de religação hum Fundamento Ultimo, Desligado, solto Diante do penúltimo. Entao Dependência de Deus Opaco Longe de Ser alienadora, E libertadora.

Autor Juan Ruiz de la Peña
Obra: CRIAÇÃO, GRAÇA E Salvação
Edições Loyola, 1998.

A ESPERANÇA EM CARTOLA
A Fé Católica
 
Nestes ultimos Anos tenho Sido impactado de Modo intenso Pela obra musical Fazer grande Cartola. Um claros da A Ha los SUAS Canções Sinais Graça de Deus, reflexos de amor, Esperança e Fé. A Fé Católica Localidade: Não E mero adereço da canção NEM imposição de Mercado. Alias, ESSE apenas tardiamente poeta (AOS 65 anos) secretario arte PODE SUA los forma de disco. A espiritualidade Expressa los SUAS Canções E profunda e consistente.
Entre Os Mais Diversos temas presentes na obra de Cartola, o Opaco Mais se sobressai E o da Esperança. Ela ESTA nn Títulos, NAS letras e ATÉ MESMO nn ritmos e Arranjos das Canções. Títulos Como "O sol nascerá", "Alvorada", "Corra e Olhê o Céu", "A canção Que Chegou", "Grande Deus", "Açor da Esperança" e "Alegria", Por Exemplo, assinalam claramente hum Desejo de Esperança, Das Dores apesar do Mundo, apesar das frustrações da Vida e dos Desencontros Todos.
Para Cartola, um Esperança redime a Vida de Seu Vazio, celebra o Encontro e se concretiza Como Seu Bem Mais precioso: "Espero AINDA UMA Opaco festa do Adeus SEJA UMA festa da Vinda". Por ISSO Elemento canta Tão intensamente: "A tristeza Vai Transformar-se los alegria EO Sol Vai Brilhar Localidade: Não Céu de hum novo dia". E a Esperança de Que o sol nascerá Finalmente. Essa Esperança Nasce Localidade: Não morro Junto com UMA alvorada e redime a Humanidade de Séculos de Pobreza e Abandono.
Em "Uma Canção Que Chegou", Cartola Expressa de Modo Claro OS Traços da Esperança: "Na Manhã Opaco nascia encontrei / O Que na Noite tardia desejei". A Ha Aqui inconfundíveis Conexões com a Canção do salmista when Afirma Que "Uma tristeza PODE durar Uma Noite Inteira, mas UMA alegria VEM Pela Manhã" (Sl 30,5). Mais Adiante, o poeta Testemunha Opaco Como Lembranças do Passado, Os Amigos Falsos e Como Batalhas Perdidas "Quase [LHE] roubam UM EA Esperança Fé, mas ê hum Presença redentora de Deus Opaco Transformação SUA tristeza los alegria.
Localidade: Não HÁ Segredo, Uma Esperança da canção se apresenta explicitamente Como Cristã QUANDO O Poeta Afirma Que Canta "um Opaco Felicidade Jesus Mandou" e Opaco si Volta "contente cantando pra Deus Que Tanto [LHE] ajudou". O Em Tempos Sombrios de crises Mundiais, Conflitos Sociais e Tragédias Pessoais, Cartola Supera a tristeza Pela Força da Esperança e Transformação lamento em Ação de Graças.
  
Revista: Ultimato
Pg. 57 

BOAS NOTÍCIAS


Ao amanhecer Chegou O Mensageiro EO carteiro Veio de Tarde.
A casa encheu-se de luz.
Nossas apreensões se desvaneceram.
Respiramos E.
Os Cálculos Mais Otimistas ficaram Parágrafo Trás.
A harmonia Voltou.
O Êxito sorriu.
A Saúde renasceu.
Como Boas Novas Desta Tarde encheram-SOE de Tranqüilidade.
Voltou O Sorriso de nossos Lábios.
ESTAMOS Felizes.
Meu Deus, Deixa-me DiZer: espigas e Cumes, neves e rios dai Graças POR MIM UM Deus. SEJA ASSIM.
  
Réquiem Parágrafo hum Ser querido

Silêncio e paz.
Par levado FOI O País da Vida.

Fazer perguntas Para que?
Suá morada, de ágora, E o Descanso,
SUA Roupa E a Luz. Semper Pará.

Silêncio e paz. Que sabemos NÓS?
Meu Deus, Senhor da História e dono Fazer Ontem e do Amanhã, EM Tuas Mãos o Estação Como chaves da Vida e da Morte. SEM Perguntar-nn, levaste-o contigo Parágrafo hum Papai Morada, e NOS fechamos nossos Olhos, baixamos a fronte e Simplesmente dissemos: esta MEB. SEJA.
Silêncio e paz.

A Música FOI NAS Águas Profundas submergida, e Como Todas nostalgias gravitam sobre Como Planícies Infinitas.
Acabou-se o Combate. Para Elementos JÁ Localidade: Não haverá Lágrimas, NEM pranto, sobressaltos Nem. O sol brilhará Parágrafo Semper los Seu Rosto e UMA paz intangível assegurará definitivamente SUAS Fronteiras
.
Senhor da Vida e dono de nossos DESTINOS, depositamos EM Tuas Mãos silenciosamente Este Ser querido that was embora.
Enquanto, embaixo Aqui, entregamos á terra SEUS despojos transitórios, Que SUA alma imortal Durma, Parágrafo semper, na paz eterna, EM TEU seio insondável e amoroso, ó Pai de Misericórdia.
Silêncio e paz.
  

Momentos de Depressão

Meu Deus, Meu Deus, Por Que me abandonaste? De Repente, cinquenta Atmosferas caíram pesadamente los Cima de Mim, e nao sei Parágrafo Onde Fugir, Nem tenho Vontade de Viver. Onde estás, Senhor?
Arrastado Como hum desvalido Parágrafo hum Lugar agreste, ASSIM h sombras rodeando Minhas Fronteiras. Por Onde Vou Sair? Piedade, Meu Deus.
Pobre anjo SEM ASAS! Abandonado los Caminhos Esquecidos e cobertos de Névoa. Onde ESTOU? ESTOU SEM Fundo do Mar e Localidade: Não POSSO Respirar. Onde se escondeu a luz? Arde AINDA o sol?
Pior Que o Vazio EO nada, Que é Isso? Simplesmente horror de Sentir-me Homem. Meu Deus, Por Que Localidade: Não me apagas da Lista dos viventes?
Como UMA sitiada Cidade, cercam-me e me apertam e me afogam a Angústia, Uma tristeza, Uma agonia amargura ea. Qual É O Nome DISTO? Náusea? Tédio da Vida? Cinzentas A desolação estende SUAS ASAS, de Lado a Lado, FAÇA horizonte. Onde ESTA UMA Porta de Saida? Mas, Ha SAÍDA? Tu, Só Tu és SAÍDA Minha, Meu Deus.
Localidade: Não me esqueço, Jesus, Filho de Deus e Servo do Pai, Opaco, LA, Getsêmani, com o farfalhar das Oliveiras e á luz do luar, o tédio ea agonia te espremeram ATÉ Verter lágrimas e Sangue. E Lembro Opaco UMA pesada tristeza de morte inundou TEU Como interior hum mar amargo. Mas Tudo Passou.
Eu sei that also a passar Vai Minha Noite. Sei Que rasgarás trevas essas, Meu Deus, e Amanhã Vira UMA consolação. Cairão Como grossas Muralhas e Vou Poder Respirar de novo. Amanhã MESMO Minha pobre alma Sera, Sera, Sera visitada e voltarei a Viver.
Direi E: Obrigado, Meu Deus, o Tudo o FOI UM oo oo oo pesadelo o Porque, POR ISSO, o pesadelo de Uma Noite Que JÁ Passou. Enquanto ISSO, Da-me Paciência e Esperança. E FAÇA-se a Tua Vontade, Meu Deus. Amém.

Livro: O Encontro
Autor: frei. Inácio Larrañaga

CRER NO DEUS DA VIDA
 
Nestes tempos de profunda Crise religiosa basta CRER em Qualquer Deus, Precisamos discernir quali E o verdadeiro. Localidade: Não E Suficiente AFIRMAR Que Jesus E Deus; E decisivo sabre quali Deus se encarna e se Revelaçãolos Jesus. Parece-meMuito Importante reivindicar Hoje, Dentro da Igreja e na Sociedade Contemporânea, o Autêntico Deus de Jesus, SEM confundi-lo Como QUALQUÉR elaborado "deus" POR NOS UMA Partir de medos, ambições e fantasmas Opaco Pouco Tem UMA versão de UMA Experiência de Deus Vivida e comunicada POR Jesus. Localidade: Não Chegou a Hora de promover ESSA Tarefa apaixonante de "Aprender", a Partir de Jesus, QUEM E Deus, Como Elemento E, Como nn Sente, Como nn Busca, o Opaco Quer Parágrafo OS Humanos?
Que alegria brotaria EM muitos si pudessem intuir EM Jesus Traços OS Fazer verdadeiro Deus! Como se inflamaria SUA Fé se captassem com Olhos Novos o Rosto de Deus encarnado los Jesus! Se Deus existe, parece-se com Jesus. Uma Maneira de Ser, Como Palavras, Os Gestos e Reações de Jesus São detalhes da Revelação de Deus. Em Mais de UMA Ocasião, era AO Estudar Como Jesus, surpreendi-me a MIM MESMO COM Este Pensamento: E ASSIM Que Deus se preocupa com Como PESSOAS, E ASSIM Que Elementos Olha OS Opaco sofrem, E ASSIM Que Procura OS Perdidos, E ASSIM Que abençoa OS Pequenos, E ASSIM Que Acolhe, E ASSIM Opaco comprises, E ASSIM Que Perdoa, E ASSIM Que ama.
Resulta-me Difícil Imaginar Outro Caminho Mais Seguro Parágrafo aproximar-SOE Desse Mistério Que chamamos Deus. Ficou gravada Bem No Fundo de MIM UM Maneira Como Jesus o vive. Ve-se imediatamente Opaco, ELA para, Deus Localidade: Não E hum Conceito, mas UMA Presença amistosa e Próxima Que Leva hum Viver e Amar a Vida de Maneira Diferente. Jesus o vive Como o Melhor Amigo do SER HUMANO: o "Amigo da vida". Localidade: Não E alguem Estranho Que, de Longe, ControlA O Mundo e pressiona nossas Pobres VIDAS, E o Amigo Que, de Dentro, compartilha da Nossa Existência e se Converte na luz Mais clara e na Força Mais segura de enfrentar Parágrafo UMA Dureza da Vida EO Mistério da morte.
O Que interessa a Deus Localidade: Não E UMA religião, mas hum Mundo Mais Humano e Amável. O Opaco Elemento Busca E UMA Vida Digna Mais, sadia e feliz Todos para, hum Comecar Pelos ultimos. Disse-o Jesus de muitas Maneiras: UMA religião Que Vai contra a Vida, OU E falsa, OU FOI entendida de Maneira errada. O Que DEUS FAZ feliz E Felizes ver-nn, de ágora e Parágrafo Semper. E ESTA UMA Boa Notícia Opaco nn E ReveladaJesus Cristo los: Deus se nn da Uma si MESMO Como Aquilo Que Elemento E: Amor.

Livro: Jesus Aproximação Histórica
Autor: José Antonio Pagola

Pg.567-568 

 
Acho gozado essas Religiões Que prometem AOS SEUS Fiéis Que Enguias receberão "Uma benção" se orarem com Fé, Só Falam sobre bênçãos Pequenas: Marido infiel, Desemprego, úlcera. Se ELAS acreditam MESMO nenhum Poder da Fé, crimes Por Que E Que da ELAS NAO Oram Pelo FIM DOS, Pela Salvação dos Milhões Que o Estação Morrendo de fome? Gastar o Poder da Fé com Coisas Pequenas Localidade: Não E o cúmulo do egoísmo e narcisismo Fazer, QUANDO HA Tantas Tragédias Enormes acontecendo? Ou o Deus delas Sera, Sera, Sera Pequeno Demais, Deus de Causas Pequenas, indiferente EAO Grandes sofrimentos? Concluo also that o Papa nao tem Fé. Ele. vive rezando pela Paz, ea paz Localidade: Não Chega.
Localidade: Não Nisso acredito. QUEM SABE, um dia, eu poderei LHE DiZer o Que Penso de ferro. Por enquanto, ENSINO A conheço Voce UMA Oração Mais Sábia Que. Garanto Opaco QUEM FAZ UMA Temperatura Fé: .. "Oh Deus Dá-me Coragem Parágrafo lutar Parágrafo SE SE SE SE SE SE SE SE se mudar Como Coisas SERVICOS Opaco PODEM mudadas Dá-me Tranqüilidade Parágrafo Aceitar Como Coisas que mudadas NAO PODEM SER E Da -. me Sabedoria Parágrafo distinguir Entre UMAs e OUTRAS Amém ".

Livro: Coisas da alma
Autor Rubens Alves Pg. 26


São Romualdo
 São Romualdo
Nasceu los Ravena (Itália) Localidade: Não ANO DE 952. Deixou-se Influenciar livremente n'uma Vida Distante Fazer Evangelho. Era Suá Juventude Feita de Caça, exercícios bélicos e Diversões. Um era o centro de Diversão SUA Vida. Um era o Seu deus Vaidade. Uma Vida sem SENTIDO acompanhava AQUELE Jovem.
Um Acontecimento FOI o Ponto da "Virada" em SUA História: Seu pai tinha hum temperamento nervoso e Matou, na Presença de Romualdo, um Inimigo Pessoal. FOI Nesta Altura Opaco Romualdo percebeu OS Caminhos e ambições Que hum vivia SUA Família, e começou hum Repensar SUA História, AO Ponto de se Dirigir Parágrafo UMA Alta Montanha e la Conhecer hum Mosteiro beneditino, Onde pediu Acolhida Parágrafo Reflexão.
Ficou ali Durante Três Anos e tornou-se monge. Vaidades Das Saiu do Mundo e encontrou los Deus o SENTIDO Parágrafo Tudo.
Quis Deus DELE AINDA Mais: fez DELE Fundador da Ordem Camaldulense, Marcada Pelo Silencio, Pelo Trabalho e Pela Penitencia.
São Romualdo formou Dois Homens los SUA Ordem Opaco se tornaram Papas.
Com 75 Anos, JA estava consumido na vivência Fazer carisma de SUA Ordem. Viveu UMA radicalidade Fazer Evangelho Pela Ação do Espírito Santo.
Peçamos a Transformação de Nosso Coração e Opaco Jesus SEJA o centro de Nossa Vida.
São Romualdo, Rogai POR NÓS!




Ressurreição de Jesus
Um dia da Ressurreição de Jesus EO Primeiro Nova Criação. Os eventos apos UMA Ressurreição e Como varias Aparições de Jesus Discípulos SEUS AMIGOS E Parágrafo Usados ​​São na liturgia Parágrafo nn ajudar a compreender o significado Desse Mistério de Fundamentos de Nossa Fé.
VIMOS Como Jesus Morreu nenhum dilema Não-resolvido Entre IDENTIFICAÇÃO COM UMA Condição Humana e Perda da União Pessoal com o Pai, Que É O Resultado Inevitável Dessa IDENTIFICAÇÃO. A Ressurreição de Jesus E hum dilema Solução Desse. E UMA RESPOSTA AO Pai AO Sacrifício de Jesus. Ela abriu NÓS para, Como also Parágrafo Elemento, Uma Vida Totalmente nova. E o Momento decisivo na História Humana: Como Resultado, a União divina E ágora Acessível hum TODO SER HUMANO.
A Primeira cena da Ressurreição se Passa num Contexto Cósmico. Localidade: Não Ponto de vista Bíblico, lembra o Jardim los Opaco se situou o sepulcro de Jesus nn o Jardim do Éden. Os Dois jardins se justapõem: Não Primeiro, a Família Humana, NAS PESSOAS de Adão e Eva, Perdeu a Intimidade ea amizade com Deus, SEM Segundo, Maria de Magdala (da qualifi Jesus expulsara Sete Demônios) Aparece Como Primeira receptora da boa nova de Que a União ea Intimidade com Deus o Estação available de novo.

Livro: O Mistério de Cristo
Autor: Thomas Keating
Pg. 105/106


LEITURA DA BÍBLIA
 
Como los EM Vamos Escrituras Paragrafo encontrar Pensamentos "ascendentes" Opaco nn elevem a Deus contra a da gravitação Paixão, POIs ELA nn Arrasta constantemente Parágrafo UMA terra POR Pensamentos "Descendentes" Que apertam, Cada Vez Mais, Como Cadeias Opaco retêm o Espírito escravizado à carne. Mais Fazer ISSO Que, um lev Meditação das Escrituras à Contemplação. Aqui, penetra profundamente na doutrina tradicional Cassiano Opaco associa a Pureza do Coração à Restauração da Semelhança divina na alma criada a Imagem de Deus, mas desfigurada Pelo egoísmo e Pelo Pecado.

Deveis mostrar-vos diligente e, na Verdade, Constante na Leitura das Escrituras assídua, COMEU Que ESTA Contínua Meditação encha o Vosso Coração e vos forme à SUA Semelhança. E, entao, fazei, de Certo modo, UMA Arca da Aliança Contendo Duas mesas de pedra Que São Os Dois Testamentos eternos e Seguros; e hum vaso de Outro significando UMA Memória pura e sincera Opaco Preservação, com vigilante Cuidado, o maná oculto Nele, Mana de eterna e celeste Suavidade Espiritual e pão dos anjos; e, also, a vara de Aarão REPRESENTANDO o Estandarte de Salvação Fazer Nosso Soberano e verdadeiro Pontifícias, Jesus Cristo, Parágrafo Semper los verdejante frescura de eterna Lembrança ... Todas essas Coisas Solúcar hum Guarda de Dois Querubins, significando a plenitude do Conhecimento Histórico e Espiritual.

Livro: O pão Localidade: Não deserto
Autor: Thomas Merton
Pg.32



A FESTA DE Pentecostes
 
Joe Cada Festa do Ano Litúrgico E Tanto hum hum Evento Serviços celebrado Como UMA Graça recebida a ser. A Graça do Natal E Conhecer Cristo los SUA Humanidade. A Graça da Epifania E conhecê-lo Divindade los SUA. A Graça da Semana Santa E conhecê-lo los Seu esvaziamento e los SUA morte. A Graça da Páscoa E conhecê-lo los Seu triunfo sobre o Pecado ea morte. A Graça da Ascensão E conhecê-lo Como o Cristo Cósmico. E conhcer o Cristo glorificado, Que Passou Localidade: Não Parágrafo hum geográfico Lugar, mas de par o Coração de Toda a Criação.
O Cristo cósmico, revelado nenhum Mistério da Ascensão, Manifestação Nosso verdadeiro eu ea Natureza interna de Toda a Criação. O si Manifestação E o Espírito vivo, vibrante, Opaco nn preenche ea Todas Coisas Como com luz, vida e de amor ilimitados. O Espírito ESTA Semper Presente, mas de Semper de UMA Maneira nova CADA Vez Que passamos Parágrafo hum novo Fazer Fazer Fazer Fazer Fazer Fazer Fazer fazer do Nível de Consciência Espiritual. O Espírito de Liberdade de Informação dado; mas ESTA Semper Esperando Parágrafo Ser Recebido de MoDo Que POSSA se dar de novo, e de forma Mais Completa. Qual E entao UMA Graça especial Fazer Pentecostes?
No dia da Ressurreição, Jesus soprou sobre hum Espírito Seu Discípulos de Sistema Operacional, dizendo: "Recebei o Espírito Santo". No dia da Ascensão, Quarenta Dias DEPOIS, lhes Elementos "recomendou Opaco Localidade: Não deixassem Jerusalém, mas esperassem aí UMA Promessa do Pai ... E Localidade: Não Espírito Santo batizados Opaco sereis daqui a poucos dias do fazer Fazer Fazer Fazer Fazer Fazer Fazer Fazer ".
O Espírito E a Promessa Fazer de Fundamentos Pai. Uma Promessa E hum Presente. Ninguem E Obrigado a Fazer UMA Promessa. Uma Vez Feita, Nao entanto, um Comprometida Pessoa ESTA. QUANDO Deus se compromete, e Com. .. Absoluta ...... Liberdade, absoluta Fidelidade. O Espírito, Como Promessa, E hum Presente, legião Localidade: Não UMA. Ele. E UMA Promessa that was comunicada; Dai Nunca Sera, Sera, Sera Tomado de volta, POIs DEUS É Infinitamente fiel e SUAS Promessa. Nota-se Uma Uma Opaco Comunicação e na forma de hum Presente, nao nd de UMA posse. Como O Ar Que da de da respiramos: pulmões PODEMOS TER TUDO Que Queremos LeVar da EAO, MAS Elemento Localidade: Não N º s Pertence. Se tentarmos Realmente Tomar posse Guarda-lo n'uma Gaveta nossos esforços SeraoVao los. O ar Localidade: Não E Feito Parágrafo Ser possuído, tampouco o Espírito.

Livro: Mistério de Cristo pág. 132-133
Autor: Thomas Keating


A PAIXÃO DE CRISTO
 
         Jesus Tomou sobre si UMA Concreta Condição Humana de forma CADA Vez Mais UMA Medida Que SUA Vida progredia. No Jardim de Getsêmani, Elemento Tomou sobre si o Pecado do Mundo com Todas SUAS Como Consequências. Ele. experimentou de Todos os níveis de Solidão, culpa e Angústia Opaco QUALQUÉR SER HUMANO JÁ sentiu. O Terrível acúmulo de Miséria, Pecado e culpa Humanos, recaiu sobre Elementos. ELES se sentiu solicitado POR Seu Pai a se identificar com ESSA Miséria los Toda UMA SUA imensidão e los TODO o Seu horror. ESSE FOI o dilema Que Jesus articulou Tão vividamente nenhuma Jardim de Getsêmani. DEPOIS de PEDIR los VAO AOS Apostolos Opaco vigiassem POR UMA Hora com Elementos, Elementos se retirou e Caiu com o Rosto POR terra clamando: "Meu Deus, Sé e Possível, ESTA taça passe Longe de Mim". Causou-LHE UMA agonia inimigável clara Percepção de Opaco o Pai LHE pedia Que se afastasse DELE Como ninguem jamais fizera. Ao Absorver o Sentimento de eu íntimo Separado los Seu Ser Mais, Jesus tornou-se Pecado. Como escreve Paulo: "AQUELE Opaco Localidade: Não conhecera o Pecado, o Elemento Fez Pecado Parágrafo A Nossa Salvação.
         Jesus estava dividido Empreendedorismo Como Escolhas apresentadas Pelo dilema: "Devo me tornar Pecado e ASSIM renunciar à Minha Relação Pessoal com Abba" ou "Devo me tornar Pecado e experimentar ASSIM UMA Separação daquele Opaco E Minha Vida Toda?
         Continua Suá Oração: "Todavía, Nao Como Eu Quero, mas como tu Queres". Essa è A Voz da Fraqueza Humana se estendendo par o infinito, A Voz da pecaminosidade Opaco Humana Jesus Tomou sobre si e com a quali se identificou nenhuma Jardim.
         "Localidade: nao Como Eu Quero, Mas como tu Queres". Essa è A Voz do Amor infinito de Deus POR NOS, palpitando no Coração de Cristo, perdoando Tudo e de Todos.

Livro Mistério de Cristo pág. 89-90
Autor: Thomas Keating


O Pai e eu Somos hum
 
         O Texto básico de hum Parágrafo Cristã Prática é "somo o Pai e Eu um". Cristo Veio nn SALVAR de nossos pescados, mas apenas Como UMA preliminar essencial de Nosso Destino Ultimo. A Fonte de TODO Pecado E o senso de hum eu Separado. O senso Fazer eu Separado E, evidentemente, o falso eu, mas Localidade: Não apenas o falso eu. O falso eu desenvolvi se tornar hum Cristo Pelo amor de SUA Humanidade sagrada e Pela Pessoa divina Que o possui. Cristo É O Caminho Para O Pai. Suá Natureza e SUA Personalidade Humanas São UMA PORTA de SUA Divindade. Pela IDENTIFICAÇÃO com Elementos Como SER HUMANO, encontramos Nosso verdadeiro eu - a Vida divina Dentro de Nós - e começamos O Processo de Integração na Vida do Pai, Filho e Espírito Santo.
         Cristo Veio Parágrafo COMUNICAR a CADA UM de Nós SUA Experiência Pessoal do Pai. No entanto, COMEU MESMO QUANDO o eu Separado se juntou do Pai. No entanto, COMEU MESMO QUANDO o eu Separado se juntou a Cristo Elemento AINDA E hum eu. O Último Estágio hum Que Somos chamados ESTA ALÉM de QUALQUÉR Ponto Fixo de Referência, Como hum UE. Ele. transcende a União Pessoal com Cristo hum Opaco Paulo se referiu when Disse: "Vivo, mas Localidade: Não sou eu, E Cristo Que vive em Mim".

Livro Mistério de Cristo pág. 84
Autor: ThomasKeating




O Mistério de Cristo

A liturgia e Uma Expressão Mais clara da Unidade indissolúvel Entre a espiritualidade ea Teologia Cristas. Ela DEZ los vista transmitir-nos "UMA Mente de Cristo", Por Meio de UMA apreensão progressiva Fazer Seu Mistério. Por ISSO UMA Oração contemplativa e A Melhor PREPARACAO Parágrafo UMA liturgia: juntas, auxiliam ELAS O Processo de Conversão Que o Evangelho Nos Chama, en º s FAZEM perceber Que Somos UMA vanguarda da Nova Criação inaugurada Pela Ressurreição de Cristo.
         No Contexto da liturgia o Mistério de Cristo se apresenta AOS Olhos contemplativos Fazer Cristão Parágrafo Formar Nele resplandece UMA Imagem de Deus Que na cara de Jesus Cristo. QUANDO a Palavra de Deus E os ritos sacramentais   penetram OS nossos Sentidos e atingem níveis OS Mais profundos Fazer Nosso ser, imensas energias Como Fazer Espírito São liberadas ea Nossa Consciência se gradualmente Transformação na Mente de Cristo.
Livro: O Mistério de Cristo
Autor: Thomas Keating


                     
O Apóstolo Paulo
        
         E Paulo, Por Excelência, o apóstolo Missionário da Igreja primitiva. Percorreu Varias Vezes UMA Mediterraneo Bacia pregando UMA Palavra de Deus e organizando communities Como Fazer. Disso de Além, E o teólogo Opaco elabo o Pensamento Cristão de Maneira nova, aprofundando o SENTIDO e Como Fazer consequencias Opaco Deus operou POR Meio de Jesus Cristo. E pastor incansável e generoso e, Sem Querer, Escritor, polemista, Profeta Opaco Manifestação los SUAS CARTAS SEUS Grandes dons místicos. Suá Personalidade E rica e Complexa. Ele. Como escreve evangelistas ANTES OS DOS, na primitiva cristandade, when havia Só Tradições Orais AINDA Localidade: Não fixada definitivamente. Pode, POIs, ser considerado o pioneiro da Reflexão Cristã sobre o Evento Jesus Cristo.
         Para UMA biografia de Paulo, E necessario Suplementar OS Dados das Cartas paulinas com Sistema Operacional dos Atos.
         O Acontecimento de Damasco, na base de de de de de de de de de Este da Conversão de Paulo e TEM UMA Enorme Relevância na Orientação de Toda UMA SUA Vida. O Apóstolo Localidade: Não si cansa de mencioná-lo.
         O Texto de Gl 1, 15-16 e, um Propósito, Muito Significativo. Paulo relata SUA vocação ea apresenta Como dom Gratuito, dado hum Elemento Pelo "amor benevolente de Deus" num Momento especial de SUA Vida. De Semper escolhido POR Deus Parágrafo UMA Tarefa Toda especial Como o servo FAZ Senhor, EM E 42,1-6, Paulo E QUANDO ESTA Chamado desenvolvendo perseguidora SUA ATIVIDADE, contrastando com o proprio Projeto de Deus, Que Localidade: Não entende. A Misericórdia Divina si Manifestação, POIs, de Modo paradoxal.
         No Caminho de Damasco, Paulo recebe UMA Revelação Referente AO PROPRIO Cristo. O verbo "Revelar" provavelmente indica, Opaco na Visão, Paulo TEM UM firme Consciência de Que Jesus represente o Fim de Todas Coisas como, UMA meta escatológica Parágrafo hum quali Tudo converge. Por Graça Divina, comprises o valor essencial da Pessoa de Cristo, alicerce de Toda a Criação e de Toda a Salvação. O Texto frisa also that Elemento E Chamado anunciar "um Fim de" Entre OS pagãos a Salvação Que VEM de Jesus, Uma vocação eminentemente Missionária Cujo Objetivo E a Evangelização dessas PESSOAS.
         PODE-se acrescentar com Toda Probabilidade de Opaco o Evento de Damasco Paulo percebeu Que Jesus Localidade: Não E, Parágrafo o Messias de Israel, Mas also o Salvador universal. Ele. provavelmente se DEU Conta do Papel limitado da lei., AO MESMO ritmo Opaco entendeu, Pelo Menos embrionariamente, Opaco Tanto hebreus OS Como OS gentios tinham Igual Acesso a Deus. Evidenciados E, porem Opaco UMA compreensão sintética Opaco Paulo Teve aproximando-se de Damasco se esclareceu AO Longo de SUA Vida, Por Meio dos acontecimentos Concretos na Vida da Igreja primitiva.

Autor: Alberto Casalegno



O TRIÂNGULO DA ESPIRITUALIDADE

          A Tarefa da espiritualidade Sera, Sera, Sera LeVar A PESSOA A CRESCER Parágrafo Que Viva a Experiência de DEUS Localidade: Não seguimento de JESUS ​​CRISTO e ISSO hum coloque nenhum horizonte da Justiça e Localidade: Não Agir Histórico.

1 ° A Dimensão Fazer auto-Conhecimento , da aceitação Fazer Opaco si e E do Crescimento Pessoal, lev also hum hum desenvolver interpessoais Juízo Proprio NAS RELAÇÕES. Este Trabalho Pessoal Passa Pela Descoberta Das Contraditório vulneráveis ​​da Personalidade e desen chegar also UMA Consciência Das POTENCIALIDADES that each Pessoa Carrega los si MESMA.

2 ° A Dimensão da Experiência de Deus . A Experiência de Deus ASSIM Aberta hum Zumbido Compromisso com OS prediletos de Jesus e nn Revelação o Deus de Jesus Como alguem Opaco nn ama com Zumbido de amor incondicional. Daqui Nasce UMA espiritualidade e nn liberta dos ídolos e nn Colocasia com Simplicidade e sinceridade Localidade: Não seguimento de Jesus. Uma Experiência Pessoal da ternura de Deus e da SUA Misericórdia cura e Regeneração Como PESSOAS.

3 ° A Dimensão do Compromisso Histórico das provém Duas Forças Anteriores. Lança Como PESSOAS, com Preocupação Humana e divina, na Busca de Estrutura sócio-História Humana MAIS Como Fazer anuncio reino de Deus. ISTO FAZ com Opaco UMA Tarefa de comprometer-se com a erradicação Fazer Sofrimento e da injustiça No Mundo: Não SEJA apenas UMA Tarefa Humana, mas sobretudo UMA Ação mística: Ao servirmos OS Necessitados, servimos O proprio Jesus.

4 ° Conclusão. ASSIM, Uma espiritualidade Acompanha hum par Pessoa Opaco, UMA Partir Fazer Psicológico e da Experiência de Deus, parágrafos brote UMA Palavra Efetiva COM OS empobrecidos e UMA Palavra Efetiva parágrafos COM OS excluidos.




Uma Noite Diferente
O natal encerra hum Segredo Que, infelizmente, Escapa a muitos dos Opaco nessas datas celebram "Algoritmo" Sem saber exatamente o que. Localidade: Não conseguem suspeitar Que o Natal fornece UMA chave de Parágrafo decifrar O Mistério Último de Nossa Existência.
Geração APOS Geração, Os Seres Humanos, angustiados, TEM SUAS gritado perguntas Mais Profundas: Por Que TEMOS Opaco sofrer, se Fazer Mais íntimo de Nosso Ser Tudo nn Chama A Felicidade? Por Que frustação tanta? Por Que a morte, se nascemos de Parágrafo a Vida? Homens de Os perguntavam. E perguntavam a Deus, POIs de alguma Maneira, when procuramos O SENTIDO Último de Nosso ser, ESTAMOS apontando Parágrafo Ele. Mas Deus guardava hum Silêncio impenetrável.
No Natal, Deus falou. JA TEMOS RESPOSTA SUA. Localidade: Não Ele. nn falou Parágrafo DiZer-SOE Belas Palavras sobre o Sofrimento. DEUS NAO Palavras oferece. "A Palavra de Deus se fez carne". Ou SEJA, Mais Que Explicações da Dar-nn, perguntas Deus Quis sofrer nossas los Nossa Própria Carne, sofrimentos e impotencia.
Deus Localidade: Não Dá Explicações sobre o Sofrimento, mas sofre Conosco. Localidade: Não Responde AO porqué de tanta dor e humilhação, mas de Ele. proprio se humilha. Localidade: Não Responde com Palavras AO Mistério de Nossa Existência, mas Nasce Parágrafo Viver Ele. Perguntas Propriá nossas Carne, sofrimentos e importancia.
Deus Localidade: Não Dá Explicações sobre o Sofrimento, mas sofre Conosco. Localidade: Não Responde AO porqué de tanta dor e humilhação, mas de Ele. proprio se humilha. Localidade: Não Responde com Palavras AO Mistério de Nossa Existência, mas Nasce Parágrafo Viver Ele. Proprio Nossa aventura Humana.
Localidade: Não JA ESTAMOS perdido los Nossa Imensa Solidão. Localidade: Não ESTAMOS submersos trevas los Puras. Ele. ESTA Conosco. A Ha UMA luz. "Localidade: nao DE DE DE DE MAIS Somos de Solitários, mas Solidários" (Leonardo Boff). Deus compartilha Nossa Existência.
Isto É Tudo muda. O proprio Deus Entrou Nossa ELES. E Possível Viver com Esperança. Deus compartilha Nossa Vida e COM ELE PODEMOS Caminhar Parágrafo a Salvação. Por ISSO o Natal E semper, crentes OS Pará, hum Chamado a Renascer. Um Convite e reavivar a alegria, a Esperança, a Solidariedade, a Fraternidade ea Confiança totalizar Pai.
Recordemos Como Fazer Palavras poeta Ângelus Silesius: "Ainda Que Cristo Nasca Mil Vezes los Belém, enquanto Localidade: Não Nascer los TEU Coração Estaras perdido o Parágrafo ALÉM: Teras nascido los VAO".

Livro: O Caminho Aberto POR Jesus
Autor: José Antonio Pagola
Pg.42



João Batista

Com João Batista, CADA UM de Nós é "enviado POR Deus par dar Testemunho da Luz". FOI UM Própria Luz QUEM nn iluminou: "assim Como o Pai me enviou, eu vos envio ASSIM also" (Jo 20,21). E enfatizou: "Se alguem se envergonhar de Mim e de Minhas Palavras, also o Filho Fazer Homem se envergonhará DELE QUANDO vier na SUA Glória" (Lc 9,26). Ora, um Cristão Opaco em Qualquer provação se FAZ de vitima, destroi As Melhores Oportunidades de mostrar AOS OUTROS Tudo Quanto Deus E Capaz de operar num Coração Aberto e valente. "O Senhor operou em Mim Maravilhas" (Lc 1,49). Tal Jubilo Só FOI ​​Possível oo oo oo oo o Porque a Mãe da Luz Localidade: Não se fez de vitima, MESMO Sendo. A Fé ea experiencia ensinam Opaco Como machadadas da Vida trazem ESTA possibilidade parágrafos corajosos os: Podas reverdejantes instalam.
 QUANDO o carrasco, acompanhado da guarda palaciana, abriu a porta do Calabouço, João Batista ouviu UMA festiva Algazarra Lá los Cima. MasDurou Pouco, o logotipo oo oo oo o o Porque UMA Lâmina do Machado cortou a Música. Lá Vao Enguias de Volta pelas escadarias, CARREGANDO na Bandeja de Ouro o Terrível Silêncio. Lívido, Elemento continuava a profetizar. E Continuarà, enquanto Existir alguem precisando encontrar o Caminho.
Voce e Eu ESTAMOS num canto do Salão, Ocultos ª cortina Fazer tempo, Herodes e Herodíades Observando olharem o Filho de Isabel Entrando, escoltado, Parágrafo estragar a farra dos Poderosos.
De súbito pareceu-me Ouvir UMA Voz Vinda do Deserto trazida Pelo Jordão: ". No Mundo Localidade: Não HÁ trevas suficientes par apagar a luz de vela hum Simples"

Livro: O Encontro
Autor: João Mohana pg.29/30



Os Cântaros vazios o Estação
Muitas Vezes, a Humanidade se parece, EM nossos Dias, com a Samaritana, Que Encontra Jesus Junto ao Poço de Jacó (cf. Jo 4). Ela VEM Procurar agua para matar a sede, O Poço ESTA no Meio dum terreno Pedregoso e desértico, UMA PENSA Mulher na Água, MAS Jesus entende a sede Mais profunda da Samaritana, Que vive na aridez do Pecado, e LHE oferece "Água Viva" Localidade: Não entende ... ELA, MAS JÁ Jesus Vai saciando SUA sede, enquanto LHE anuncia o Reino de Deus, Presente los SUA Pessoa. Um bebe Mulher, ma Fé e corre Parágrafo anunciar UMA Toda A Cidade Que encontrou a Verdadeira Fonte de Água Viva, Opaco Todos procuravam. Ela Dá Testemunho sobre Jesus, O Povo acorre AO Seu anuncio e Vai AO Encontro de Jesus; e JÁ Localidade: Não precisam Mais Que Uma Mulher lhes fale, POIs o proprio Jesus se da Uma Conhecer AQUELE Povo.

Quem Quiser trocadilho o Opaco E UMA nova Evangelização a Partir de Técnicas de Comercialização de Religioso UO Novas doutrinas Procura Bem Longe do Alvo. A nova Evangelização Comeca POR UMA LeVar Sério UMA sede de Deus Que existe los TODO SER HUMANO, o terreno parece desértico e OS Cântaros o Estação vazios , Por Causa da negação de Deus, o UO o ​​oo oo oo o Porque se tentou matar hum Sede de Deus COM Falsos Deuses, idolatrias e substitutivos de Deus. Nada PODE preencher o Vazio de Deus no Coração Humano. E necessario also LeVar vazios UMA Sério OS Cântaros: "enchidos Serém" o Estação à Espera de

QUEM PODE ósmio encher? E Preciso ir AO Encontro de Jesus, deixar-se atrair e Envolver POR Ele.;. "Conversão" Conversão de hum Deus, um Cristo, Conversão pastoral, Missionária ... Em Aparecida JÁ ouvimos FALAR Disso. Para that Procurar POR AI, EM Cisternas furadas? Lamacentas Por Que Continuar a buscar EM Poças, poluídas? Conversão de Pará voltar AO Poço. O Poço E Jesus Cristo. Ele. TEM UMA Água Viva los Abundancia! QUEM Vai Chamar O Povo Parágrafo Junto do Poço? Só QUEM JÁ Esteve Lá e Matou SUA sede PODE FAZE-lo. Todos NÓS, SE TEMOS Fé e amamos a Jesus Cristo, chamados SOMOS UM de Como Ser UMA Samaritana. Correr A Cidade, Chamar Outra Vez O Povo, anunciar, testemunhar ...

 Todos o Estação Convidados a encher SEUS Cântaros, e ASSIM, saciados e alegres, PODEMOS Fazer Novamente florir o deserto.

Mistério Fazer Natal

Zacarias, Seu pai, ficou repleto do Espírito Santo e profetizou dizendo: "Bendito SEJA o senhor, Deus de Israel, oo oo oo oo o Porque visitou o Seu Povo e realizou SUA Libertação ..." (Lc 1,67-68)

A "Visitação" de Deus e A Experiência da Presença de Deus, o Grande Mistério Que se DEU UM Conhecer na Palavra Encarnada. Este É O SENTIDO da celebração do Natal-Epifania.


Mistério Fazer Natal-Epifania E UMA celebração da Transmissão da Luz divina. A Estação com Litúrgica Comeca o Advento, um PERÍODO de intensa PREPARACAO Parágrafo compreender e Aceitar Como Três Vindas de Cristo. A Primeira é Sua Vinda Histórica na Fraqueza Humana e na Manifestação de SUA Divindade ao Mundo, um SUA Vinda Segunda E ao Mundo Espiritual; UMA Segunda é Sua Vinda Espiritual los Nosso Ser Mais Intimo Pela celebração Litúrgica Que Fazer Mistério Natal-Epifania, Uma Terceira é Sua Vinda FINAIS DOS Localidade: Não FIM andamentos los SUA Humanidade glorificada.

Na Festa do Natal, Uma alegre Expectativa exemplificada Pela Virgem Maria, Por João Batista e Isaías - e compartilhada POR NÓS na liturgia Fazer Advento - cumpre-se. Cristo Nasce de novo los Nosso Coração Pelo aumento de SUA luz los NOS, e Como consequencia de Nossa União com Elementos começam a se desdobrar.

Nas para festas de Parágrafo Parágrafo Opaco se seguem, Tudo o Que ESTA contido na Explosão de luz divina nenhuma Natal E gradualmente revelado, culminando na festa da Epifania, Opaco E UMA festa de plenitude e coroação Fazer Mistério Fazer Natal-Epifania. À clara luz da Epifania, a Fé na Divindade de Jesus e Nossa los incorporação Nele Como Membros de Seu Corpo místico E a luz (Nossa Estrela Guia) Opaco nn Capacita a segui-lo e servi Transformados Nele.


Livro: O Mistério de Cristo
Autor: Thomas Keating pg.23/24
 

Experiência de Ser Comunidade 
Luiz Antônio de Paula,
Fundador da Comunidade Luz da Vida .

A Experiência da Dependência de Deus. Tem Sido hum Processo de Aprendizado UMA Experiência de Ser dócil Aquilo Que Deus Fala los Nosso Coração, de Maneira particular, com discernimento maduro e, Acima de Tudo, Nao Aprendizado Que o Evangelho nn convoca semper, o Aprendizado do Amor. Todas dificuldades vivenciadas Como ERAM Que, Como Todas Conquistas se configuram num grande Exercício de Aprender a amar e, Aprender a amar Localidade: Não Como NÓS Queremos Como NOS sonhamos desejamos UO Como NOS, mas hum Aprendizado de amar Como Jesus ama. E Nesse Aprendizado Que da NOS PODEMOS lutar Pela Comunhão, lutar Pelo Perdão EO Perdão de Semper FAZ UMA festa Acontecer em Qualquer Comunidade e Localidade: Não E Diferente na Nossa. NOS. Só teremos paz e TEMOS Como Homens e Mulheres se TEM de amor, EO Que planta o Amor em Nosso Coração E o Perdão de Deus, E a Nossa capacity de perdoar e PEDIR Perdão.
Se Fosse Paragrafo DiZer los UMA RESPOSTA ASSIM, o Mais Importante sas quinze Anos da Comunidade Luz da Vida 
E o Crescimento capacity los Nossa.
E UM SONHO de Deus Realizado por e Opaco tende a se tornar CADA Vez Mais Completo à respondermos Medida Que nsa positivamente AO Chamado de Deus. 

Revista: Luz da Vida
Entrevista com Luiz Antônio de Paula,
Fundador da Comunidade Luz da Vida .


Advento: 
O Rei VEM Parágrafo Tomar posse 
e assumir o Governo


Que E Advento?

Que significa a Palavra "Advento"? E UMA tradução Fazer adventus LATIM. Antes de Ser USADA Localidade: Não Cristianismo, significava Duas Coisas:
a)      acreditava-se Que a Divindade Vinha a Seu Templo UMA Vez POR Ano, num dia Fixo, Parágrafo VISITAR SEUS Fieis de de O Culto DE DE DE DE DE Durante e trazer-lhes Salvação. Este era adventus dia Chamado ", o dia da Vinda". Muitos Templos entao abriam SUAS Portas naquele dia.
b)     tambem a Primeira Visita oficial de UMA Pessoa Importante, principalmente Parágrafo Tomar posse e assumir o Governo UO Sândalo "parusia" Outro Carga de suma importancia, era Chamada de adventus OU, EM Grego,, OU "epifania" (Manifestação).

O dia da Visita de Deus

Devemos De Que Modo trocadilho "Advento" Cristão los SENTIDO? O Antigo Testamento Fala inúmeras Vezes das Visitas UO Vindas de Deus a Seu Povo Parágrafo Realizar SUAS Promessas (cf. Gn 50,24 s; Jr 29,10; Zc 10,3 etc) UO Parágrafo Castigar a infidelidade de Seu Povo e, ASSIM ,

AINDA assegurar a Salvação SUA (cf. Am 3,2; Os 4,9; Is 10,3 etc) Este dia da Visita E also Chamado "Dia do Senhor". Principalmente Apos o exílio, aguardava-se a UMA Visita Espetacular, Uma Intervenção definitiva Fazer Senhor Paragrafo SALVAR Seu Povo e submétrico Todas Como Nações, Não "tempos DOS FIM", estabelecendo o Reino ASSIM definitivo de Deus (cf. Sb 3,7; Eclo 2,14 etc).
Jesus Veio

O Novo Testamento Diz Que Deus realizou ESTA Visita na Pessoa de Jesus de Nazaré. Vejamos, Por Exemplo, o Opaco Diz Simeão, when VE O Menino Jesus Sendo apresentado nenhum Templo: "MEUS Olhos JÁ viram a Salvação, Que preparaste Diante de Todos os Povos" (Lc 2,30-31). Os Discípulos de Jesus tinham Certeza de Que Elementos inauguraria o Reino definitivo de Deus. Assustaram-se com SUA morte: "Nos esperávamos Opaco Elemento fossa redimir Israel [mas] nossos sumos Sacerdotes e nossos chefes o entregaram Parágrafo Ser Condenado à morte," (Lc 24,20-21).

DEPOIS começaram hum trocadilho Que UMA morte na cruz faria Parte dos Planos de Deus de estabelecer Seu Reino e Pará Entrar los SUA Glória. De muitas e VARIADAS Maneiras, o Novo Testamento Fala Desta vitória de Cristo, Nao Fazer estabelecimento Reino, da Vinda gloriosa Pela SUA Ressurreição. Jesus ESTA Sentado à Direita de Deus: ele Tomou posse e Comeca Seu Reinado (cf. At 2,21-36). Outra Imagem Interessante E hum Que encontramos los Ap 5,1-14: o Cordeiro VEM; VEM par abrir o Livro Selado com Sete Selos, OU SEJA, Elemento desvenda o SENTIDO da História, Elemento Mostra Como o plano de Deus salvifico FOI Realizado Nele, EM SUA morte e Ressurreição. O verbo "vir" Exprime de novo UMA Tomada de posse do Pará governar. Por ISSO, ASSIM Que o Cordeiro recebeu o Livro, de Todos os Personagens presentes se prostraram, cantaram EO aclamaram Como Rei: "Digno É O Cordeiro imolado de receber o Poder, a Riqueza, a Sabedoria, a Força, a Glória EO louvor [ ...]. AQUELE Que ESTA SEM Sentado Trono e AO Cordeiro pertencem o louvor, a Honra, a Glória EO Domínio Pelos Séculos dos Séculos! "(vs. 12-13).

O Reino JÁ começou


Com a Ressurreição SUA, Que É O Seu Advento, Cristo assumiu o Poder, iniciou o Reino de Seu Pai Que significa a vitória de Deus sobre TODO o mal, a Realização de SUAS Promessas. Os Primeiros cristãos esperavam Opaco ESSA vitória se realizasse logotipo, um Momento QUALQUÉR. Mas com o ritmo FORAM percebendo Que haveria hum ritmo Bem Maior Entre UMA parusia Ressurreição ea, a Vinda de Jesus na Glória de Seu Reino. O Reino JÁ existe Entre NÓS Como UMA Realidade Dinâmica. Devera ir crescendo te atingir Seu Objetivo final. NOS, cristãos los Igreja, sacramento e Somos testemunhas Desse Reino. Cristo "VEM", estabelece Seu Reino, ConVida Como hum PESSOAS participarem, a aderirem.

O Reino é "profunda Comunhão, Perfeita e definitiva de Deus com OS Homens e dos Homens Entre si [...]; Localidade: Não coincidir com nenhuma Realização Histórica concreta, tampouco E Fruto de Empenho Puramente Humano, mas se proteja Parágrafo Alem do ritmo e da História [...]. UMA Igreja, porem, ESTA igualmente convencida de Opaco UMA Construção Fazer Reino si Dá Aqui e Agora also atraves dos esforços Humanos los de vista UMA justa Sociedade, fraterna, solidária e Livre. Sas esforços ELA reconhece a Presença atuante Opaco Proprio Deus Salvador [...]. Passa O Reino atraves de mediações Históricas that [...] São Sinais da obra definitiva de Deus ".


Autora: Ione Buyst
Livro: Preparando Advento e Natal pg. 20/21




Sociedade Atual 
e Processo de iniciação
Num Primeiro Olhar, O Processo iniciático parece Localidade: Não se Justificar. Hoje, Uma mentalidade profundamente Marcada Pelo tecnicismo Colocasia los Risco hum Dimensão simbólica Opaco SER HUMANO EO impedir de Descobrir o significado ea Contribuição Opaco UMA religião PODE dar à Sociedade dita "Pós-moderna".
Atualmente, a Transmissão de Valores e da Tradição JÁ Localidade: Não SE FAZ POR Mais iniciação, MAS POR Aprendizagem. A Sabedoria dos Mais Velhos deixou de considerada ser. Depositários de Os Das experiencias OS São Livros, Microfilmes OS, OS Computadores, Como Memorias Eletrônicas. Na Atual Sociedade Industrial Localidade: Não si ma Mais necessidade de Experiência gestada serenamente SEM ritmo e transmitida na Prática Pelo Testemunho. Hoje, TUDO SE transmite informatizados POR Meio de Cursos Intensivos e Programas. A Formação e Múltipla, diversa, Especializada e fragmentada. Acentua-se hum Aspecto e negligencia-se. A iniciação, Pelo contrario, o E globalizante.
E also caracteristica da Sociedade Contemporânea UMA relativização dos Valores. E Muito Difícil distinguir o Certo Fazer Errado, O Bem do mal (cf. Is 5,20). Cresce, desta forma, uma dificuldade de UMA UMA UMA UMA ESCOLHA e de decisão. A Adolescência, Hoje, PoDE prolongar-Sé ALEM DOS 20 Anos.
A cessos Fenómenos na Transmissão de Conhecimentos e Valores, soma-se o Fato de Que Hoje a pertença a parcial also Grupos UO Instituições E, funcional e plural. Pertence-se hum Zumbido Grupo los vista de hum FIM Bem Preciso e limitado SEM ritmo. A Pessoa Localidade: Não se engaja na SUA totalidade. Por ISSO Possível E, AO MESMO ritmo, pertencer a Grupos Três Dois UO, Como Vezes Opostos e ATÉ contraditórios. O Homem ea Mulher Modernos São atraídos Pelos detalhes, Pelo Relativo, Pelo Passageiro. Deixam-se LeVar Pela embriaguês Fazer estético. Interessam-se apenas POR "Quadros" super-Sondagens de Programas Bem Variados. O Homem ea Mulher de Hoje TEM Muita dificuldade de colocar-se hum Caminho POR UMA Causa Ética Maior Que exija engajamento a Longo Prazo.
Acrescentem-se a Tudo ISSO UMA Mobilidade e Sociais OS imperativos da Produção de par se ter UMA Receita Perfeita da Erosão de QUALQUÉR Processo iniciático.

Autora: Ione Buyst / Manoel João Francisco
Livro: O Mistério celebrado: 
Memória e Compromisso II



Em Defesa da Criança
 
A Igreja Católica apresentou, recentemente SUA Doutrina Sociais los forma de hum novo Compendio. QUEM se propõe a LER ESSE Documento Percebe Que o Diretor Objetivo da Doutrina Social da Igreja Consiste los formular, de hum MoDo sistemático e atualizado, Como visões Sociais E os modelos de Comportamento Nascentes da Fé Cristã, começando, EM CADA Artigo, com UMA Busca nenhuma Das Origens de Fé DE DE DE DE DE DE de Desta NAS Tradições Bíblicas. Em vista da abrangência e da Complexidade Fazer ASSUNTO, o Compendio E Obrigado a apresentar UMA Doutrina Sociais da Igreja los Linhas Gerais e de forma resumida. Nao PoDE si Perder detalhes EM, NEM UMA los Avaliação Completa de Todas Como Tradições Bíblicas. Sendo ASSIM, COMEU Quer provocar Opaco Como Pesquisas continuem. Neste Estudo, proponho-me a ampliar hum Único ASSUNTO: relendo Como Duas Narrativas Poéticas los Ex 1,15-2,10, Dois Textos nao mencionados Localidade: Não Compendio novo, Quero aprofundar UMA Reflexão sobre a Dignidade da Criança.


Autor: Matthias Grenzer
Livro: O Projeto Fazer Exodo

 O Ano da Fé ...


O Papa Bento XVI decidiu proclamar hum " Ano da Fé "(11/OUT/2012-24/NOV/2013), na Comemoração dos 50 Anos do Concílio Vaticano II (1962), e Dos 20 Anos da Publicação Fazer Catecismo da Igreja Católica (1992).


Mas hum fe AINDA TEM Espaço los Nossa Cultura secularizada e Nume Mundo Cheio de mentiras, divisoes e morte?


A Fé e A Experiência da Vida fundamental; encantamento Pela Pessoa e proposal Fazer Senhor Jesus Ressuscitado. Por ISSO, recebidos ESTA MEMORIA nn lev hum Agradecer Tantos Bens: Criação, Humanidade, Solidariedade ... muitas TEMOS Razões Crer e compartilhar!


Tal Vez SEJA O Ano da Fé o acontecimiento Mais Importante Fazer pontificado de Bento XVI , hum Kayrós, tempo de Graça, Parágrafo Toda a Igreja, e consequentemente Parágrafo Toda Humanidade, POIs ESTAMOS umbilicalmente unidos ...


O Ano da Fé pretende sacudir de capoeira Egoísta Opaco carregamos eA entrelaçar nossas Mãos Parágrafo Construir Vida em plenitude num Mundo deteriorado e cansado. Precisamos Superar a monotonia e fadiga de UMA Fé superficial e divorciada da Vida, Fazendo de novo Modo Coisas MELHORES.


O Ano da Fé no Brasil começou no Meio de UMA situacao esdrúxula com a Justiça enfrentando PESSOAS `Cristas 'e Opaco se achavam POR Cima da lei e de Todos (mensalão!). Nossa Fé AINDA Localidade: Não se traduz los Gesto de Verdade e Solidariedade; Somos hum Povo Religioso, sim, mas incoerente; rico, sim, mas profundamente injusto. Nossa História Carrega UMA DÍVIDA Sociais intolerável!


O Ano da Fé interpela ESSA laicista moral Opaco escinde UMA Vida Religiosa das Atividades Públicas; question ESSA Esquizofrenia de colocar o Pessoal POR Cima e na Frente Fazer Comunitário. Mentira, relativismo, hedonismo, integrismos fundamentalismos y, adulterios e infidelidades FAZEM Parte das nossas incoerências Pessoais e Sociais.


A capacity de incoerência e tanta Que perdemos hum Fazer asombro Diante dos escândalos generalizados e Como Responsabilidades abandonadas! Vivemos SEM NEM Regras Valores, Como se Deus e OS OUTROS Localidade: Não existissem! Nossas limitações corrigidas precisam Servi, POIs Todos aguardam posturas MAIS includentes e Solidárias.


Sera, Que OS cristãos oferecemos o Melhor Que TEMOS? e bom CRER, POIS A fe, a Esperança OE de amor São Inseparaveis.


Queremos Neste Ano da Fé Acolher Jesus Como Senhor e Salvador, Parágrafo Que hum Outro Mundo Possível SEJA. Esperamos UMA nova primavera, tempo de Graça, Onde a Vida n º s Renove e melhoremos nossos Relacionamentos Pessoais e Sociais.


Redescubramos a alegria de CRER los Deus e renovemos o Compromisso de sermos fraternos Mais, preconceitos exclusões SEM UO.

Uma pregunta: O Que Voce. gostaria de DiZer  e acrescentar  sobre Este ASSUNTO?  



A VOZ DO POVO

Ver UMA Realidade PÉS COM OS no Chão EO Coração los Deus
      e Uma Maneira Mais concreta de Nao desisstir de Viver, de Nao
      Perder a Esperança e de se retormar Como Forças de Parágrafo gritar
      Que Este Mundo TEM Jeito sim, oo oo oo oo o Porque o Homem Temperatura valor,
E gente de Verdade. Entretanto, when, Por hum momento,
      olhamos para o Mundo Atual, apenas COM OS PES no Chão,
      SEM Olhar Parágrafo Deus, Só Nos Resta DiZer: Não E Possível, E
      o FIM MESMO, oo oo oo oo o Porque a CADA dia se sucedem absurdos
      contra hum Vida, contra a Família.
Quero voltar a Dois Principios Básicos Que Regem a Vida
      Humana sobre a terra:. Saúde e Educação UO Educação e Saúde
      Ambos caminham juntos. E Impossível Que hum Povo Viva Bem
      when o Acesso à Educação e à Saúde de Qualidade SEJA when
. o Acesso à Educação de Qualidade Saúde SEJA privilegio de poucos
       Localidade: Não ESTOU dizendo apenas de UMA Educação formal, Acadêmica,
      ISSO E Muito Pouco EE Risco de par tornar o Homem egoísta,
      Cheio de si MESMO.
A Educação Para a Vida Humana envolverão Como UMA Pessoa TODO hum.
      Ela abre UMA Inteligência, estimulando o Pensar e, AO MESMO tempo,
      da Uma Pessoa a possibilidade de ajudar, de se importar com o Bem-Estar,
      de Interagir com o Outro. Naturalmente, um Povo educado Luta
Para ter plena Saúde, o Opaco ESTA ALÉM de apenas hum Corpo sarado.
A Única Força Capaz de Fazer Acontecer Educação e Saúde para Todos
      e A Voz do Povo. Por ISSO, é Preciso ter Consciência Crítica Diante dos
      desmandos dos nossos governantes, Parágrafo mostrar Opaco Localidade: Não aceitamos
      Mais Serviços MANIPULADOS, Opaco repudiamos UMA Justiça that ma Dois
Pesos e Duas Medidas.

Padre Luiz Augusto
Especial Diário Parágrafo da Manhã
(22-05-12)

Do antropocentrismo biocentrismo AO
O iderário Cristão Comeca a sofrer
UMA progressiva alteração los SUA Maior
Instituição, a Igreja Católica, Opaco
Desperta a Consciência Planetária Parágrafo.
O Termo Consciência Definir UMA Humanidade Fazer SER HUMANO,
Evoca UMA ideia de hum Sentimento interior Opaco PODE
Ser compartilhado com hum Grupo social. E hum
Sentimento de Si Que PODE Ser compreendido e
OUTROS POR assimilado, Dai Seu carater individuo e,
AO MESMO ritmo, coletivo. Em Todas Como Sociedades,
existem Padrões de comportamentos Opaco São próprios
de Cada Organização e Sociais sos Padrões Regem
comportamentos da Comunidade.
According to Nicolas Malebranche, na Perspectiva
da Biblia Crista, UMA Consciência Nasce da lei proveniente
da Divindade suprema, Que E Deus. Segundo a Tradição
Localidade: Não religiosa Cristianismo, ninguem podera julgar a si MESMO.
Cabe AO "Ser Supremo" prerrogativa ESSA, ASSIM Como E
also função Dessa Divindade absoluta estabelecer Valores
Que São POR Ele. revelados e Transformados los dogmas Religiosos.
Por Meio da compreensão Crista, PODE-se inferir UMA Opaco 
Consciência ocorre UMA Partir de UMA Relação Entre Entidades
sobrenaturais E os Seres Humanos. Malebranche cita Como
Exemplo o apóstolo Paulo when Este Observação Opaco SUA Consciência 
Pessoal de nada o Acusa, mas a Consciência suprema de 
Deus FAZ Dele O único juiz de Todas Coisas Como.
Na Perspectiva de Durkheim, a Consciência se forma POR Meio
Fazer Conjunto das crenças e dos Sentimentos Comuns EAO
Membros de UMA MESMA Sociedade. ASSIM, Durkheim
Que entende a Formação de UMA Sociedade se Dá Pela
coesão Entre indivíduos Opaco São capazes de assimilar
Valores, Hábitos e costumes Localidade: Não Comunitario Processo.
O Que Dá hum hum Determinado Grupo Humano UMA Consciência
própria. Durkheim cita Opaco UMA Consciência Coletiva E 
Capaz de coagir OU PESSOAS constranger a se comportarem
Como Predeterminadas according to Regras de Conduta
coletivamente. Para Ele, hum aumento Consciência na coletividade e 
Indivíduos E transmitida Como Mentes, determinando, ASSIM
UMA Conduta de Cada individuo na Sociedades. Em Marx, a
Consciência also E Um produto social, a UMA Vez Que OS 
Seres Humanos coletivamente São OS Produtores de SUAS 
Representações, de SEUS Valores e de SUAS ideias. Para Marx,
a Consciência Localidade: Não PODE Serviços separada Fazer Serviços Consciente,
Serviços EO se forma Pelo Seu Processo de Vida real.
Ao Contrário Fazer Pensamento de matriz Crista, Trata Opaco
 Consciência Como Algo transcendente, e also Diferente da
Lógica de Durkheim e Marx, Parágrafo OS cais cais cais cais cais cais cais cais cais Quais d'Orsay d'Orsay d'Orsay d'Orsay d'Orsay d'Orsay d'Orsay d'Orsay d'Orsay hum Fruto Consciência e 
Fazer coletivo, o Filósofo Michel Montaigne consideração Opaco hum 
Consciência e UMA Força interior Que Localidade: Não cessa de testemunhar
Dentro de Nós, NOS contra, EM Nosso Mundo interior.
PODE-SE DiZer Opaco UMA Consciência e hum Juízo de valor Que Traz 
los si a gênese Fazer Sujeito e Identidade SUA nenhuma Sociais Grupo.
Essa Questão CORRESPONDE à Emergência da Noção moderna 
de individuo cuja Essência E Livre e Responsável Pelos SEUS
atos. Essa Concepção Localidade: Não Deixa de dar UMA significação de Como 
Novas Noções Sociológicas e Filosóficas de Consciência e 
Identidade. E Nesse Contexto Contemporâneo Opaco onda hum
ideia de Consciência Planetária. Este Termo, Que No Entendimento 
de Leonardo Boff, E a Consciência Que se forma Pelo 
Entendimento, Que se de Todos los Conjunto FAZEM Parte da Família
terrenal e Humana. E UMA ideia de Opaco Somos UMA aldeia
global, interdependentes e hum Opaco Toda a Vida Se Liga Entre si,
los UMA Cadeia.

Autor: Luiz Eduardo de Souza Pinto
Revista: Filosofia N ° 40/41  

ANTROPOLOGIA DA TERNURA:

1-INTRODUÇÃO
Homens e Mulheres São chamados à Escola da ternura, um Fim de enriquecerem-Se mutuamente DOS veste Opaco CADA UM Traz, Bem Como construírem juntos hum Diálogo positivo e respeitoso a Respeito da Diferença, Uma Autêntica Civilização da ternura. E o Que significa frequentar UMA Escola Senão abrir-se EAO inefáveis ​​horizontes da Ternura Absoluta?
A indicativa PT Terminologia JÁ. O substantivo português "ternura" (Fazer teneritia LATIM) mórbido Evoca UMA Idéia de ALGORITMOS, desprovido de Dureza UO rigidez, e hum hum Afeto Remete interior Vivido com Participação viva, afetuosa e Dinâmica. Localidade: Não Menos Interessante E o adjetivo "Terno" (tenerum, de Terno, estender-se para, Projetar-se), o quali supõe e implicações UMA atitude Que orienta a Sair Fazer eu Parágrafo encontrar-se com o tu, tendendo Parágrafo Elemento, los UMA Relação Verdadeira de Dedicação e de reciprocidade. Sob Ambos OS Aspectos, a ternura se opõe a SUAS atitudes existenciais Bastante difusas e Quase de Semper conectadas Entre si: a Dureza de Coração, entendida Como obstáculo, muro, rigidez, fechamento mental, EO retraimento sobre si MESMO Como egocentrismo, Incapacidade de Dirigir - SE AO Outro, rejeição de Diálogo e de Troca. A ternura, Investidores AO, E Flexibilidade, permeabilidade, Abertura De Coracao, disponibilidade à Mudanca, e se constitui Como Rosto concreto de UMA dileção afetiva Opaco se FAZ benevolência e afabilidade. Trata-se, claramente, um ASSIM de hum Percurso. E necessario proceder los tal Direção.
2.Acontecimento e Conquista
E necessario Estimar CADA ENCONTRO COM OS UO circunstancia Olhos do Coração, Antes Que Fazer com aqueles da Mente: a capacity de "visual" da ternura, Os pingos Opaco Opaco hum da "Prática Razão", brota do Coração, Coração daquele Opaco "Contém los si Razões Opaco A Razão Localidade: Não conhece ". E Quanto intui UMA RAPOSA nenhum amigo O Pequeno Príncipe when peso explicativo AO:
"'Eis o Meu Segredo E Muito Simples:. Nao se ve Bem Senão com o Coração O Essenciais, E AOS Olhos Invisível, se ve tao COM OS Olhos do Coração" ..
'O essencial E Invisível AOS Olhos ", repete o Pequeno Príncipe de Parágrafo lembrar-se".
Acolher UMA ternura Como hum "Acontecimento", Procurar UMA ternura Como Uma "conquista", estima-la Como conduz "afetiva POTENCIALIDADE", EM Última Instância, a UM sos Ativar "Olhos do Coração" Que Sabem ir ALÉM das Aparências e permitem o Colher "essencial" Que permanece "Invisível" à Percepção da Mente, Sendo alcançável somente Pelo amor amor. A Afirmação de Saint-Exupéry CORRESPONDE singularmente de UMA das intuições Mais Belas dos teólogos Medievais: Onde reina o amor amor, aí existem Olhos Que Sabem ver. Somente QUEM de ama de conhece. A capacity de amar E, com Efeito, Capaz de ir Alem do Limiar Imediato dos eventos, Como UMA lente de aumento UO hum Microscópio, Fazendo intuir horizontes, de outra forma imperceptíveis. E tal è a Força da ternura: UMA Sabedoria do Coração Que nenhuma Escola PODE ensinar, Senão AQUELA Opaco SABE iniciar AO de amor. O Problema E principalmente de Ordem pedagógica: Como nn tornar capazes de Ativar EM NOS ESTA Sensibilidade, ESTA "Sabedoria do Coração"?

Referência:
Autor: Carlo Rocchetta -
Livro: Teologia da ternura hum "Evangelho"
UMA Descobrir / Pg. 29-30-31


A FAMÍLIA AINDA NAO ESTA LIQUIDADA
Onde Quer Que eu ô ô O OO OO O O Vá los Minhas Conferências Viagens do Pará,
geralmente los Universidades, e NAS Publicações Opaco leio,
Encontro, Cada Vez Mais, acerbas criticas a Respeito do Casamento
e da Vida em Família n º s ESTADOS UNIDOS.
Somos detentores de hum dos Mais altos índices de divórcios los
TODO O Mundo,
 mas o Mais Sério TALVEZ SEJA UMA QUANTIDADE de tensões
e hostilidades existentes muitas EM FAMÍLIAS
 los Opaco OS Pais AINDA continuam juntos.
Nossos altos níveis de delinquência, 
crimes, alcoolismo, Drogas, 
Doenças Mentais e suicídios, EM PARTE refletem
Como precárias CONDIÇÔES de Vida em Nossas FAMÍLIAS.
Um grande Nummer de Críticos, especialmente Entre OS Jovens,
OS antropólogos e Sociólogos,
 colocam UMA boa Parte da culpa nenhuma Isolamento
 Fazer Atual núcleo da Família Que Só Consiste de 
Pai, Mae e Filhos.
NAS Gerações Anteriores, Avós, tias, tios e primos OS 
moravam Semper POR PERTO e ajudavam nsa Cuidados children Como.
Constituíam UMA Extensão da Família Que
 proporcionava Apoio e Amor Mútuos para Todos OS SEUS Membros 
tensões e serviam de Parágrafo diluir Como
Entre Pais e Filhos. 
Uma Solidariedade Dessa Extensão da Família 
FOI interrompida principalmente Pela Modalidade habitacional
 SEM precedentes de Nossa Época, 
QUANDO OS Casais Jovens o Estação Semper
Prontos Para se mudarem Parágrafo QUALQUÉR recanto do País
 OU MESMO DO MUNDO Parágrafo seguirem Carreiras Opaco escolherem.
ESSA MESMA Modalidade DEVIDA hum Mudanca de Cargas
 e Localidades nsa EMPREGOS ea Mudanca de residencia,
impedir Opaco OS Jovens Casais firmem Raízes em Qualquer Territorio.
ESSE Isolamento da Comunidade Parágrafo SERVIR,
 AINDA Mais, concentrar hum 
Dependência - antagonismos e OS - Dentro do núcleo da Família.
Eu sou da Opinião Que 
existem OUTRAS Razões de Tensão Dentro da Família.
 Uma Autoridade da religião, 
Opaco Antes proporcionava hum forte Sentimento de Orientação e Dever,
 VEM Sendo progressivamente enfraquecida.

Texto de Dr. Benjamin Spock



O SONHO

Todo Sonho E UMA SEM envelope carta do Sono
 Sonhos Os, SEM nenhuma Exceção, giram Semper AO Redor de Conteúdos Psíquicos Importantes. Localidade: Não Se Fosse ASSIM, OS CONTEÚDOS Tais Psíquicos Localidade: Não teriam fosca Suficiente Parágrafo embaraçar o sono originar OS Sonhos.
 Localidade: Não HÁ Sonho trivial. Só aparentemente OS Sonhos São triviais. Bem analisados, fornecem Dados valiosos Acerca de Nossa Personalidade e Opaco Nosso Mundo Inconsciente.
 Pelos Sonhos PODEMOS Conhecer-SOE Profundidade los. Analisando CADA Sonho, A MEDIDA sonhamos Que, poderemos solucionar Possíveis Conflitos interiores, Descobrir Problemas Opaco ELES querem Revelar, PODEMOS Ajustar progressivamente Nossa Vida concreta AOS imperativos grandiosos de Nossa   Vida. Precisamos Aprender a interpretar nossos Sonhos OS, virarmos Localidade: cartomantes parágrafos NAO, mas de sermos Parágrafo Aquilo Que ESSA Aprendizagem Ajuda a SER.
QUANDO UMA Freud desvendou nesguinha Fazer significado profundo dos Sonhos, ficou Tão entusiasmado Opaco registrou ESTA efusão: "DEPOIS de Minha morte colocarão UMA placa Nesta casa:" Aqui, Nao dia 24 de julho de 1895, Sigmund Freud desvendou O Segredo dos sonhos ".
 Razão tinha Ele. Pois percebera Opaco "O Sonho e A via régia Fazer Inconsciente".
 Localidade: Localidade: Não HÁ chegarmos Caminho Superiores AO Sonho do Pará Ate O Nosso Inconsciente e Descobrir o Que se Passa aí.
 O ego EO superego permitem Opaco o ID EO Conteúdo recalcado façam à Noite o Opaco Localidade: Não deixam Fazer Durante o dia. Como ESTAMOS deitados o Inconsciente Encontra Maneiras Fictícias de Realizar SEUS Impulsos. E o Que da tecnicamente chamamos Alucinações .   
 Todo Sonho E UMA Alucinação.
 De Alem de Ser Alucinação, todo Sonho E UMA dramatização.
 Pensamentos de Os dos Sonhos São Pensamentos Bem Especiais. Jamais São teóricos UO Abstratos. Concretos de Semper do São Paulo.
 Em Psicanálise DEU-se o nomo de dramatização hum ESSE Aspecto concreto Dos Pensamentos oníricos, devido à Semelhança com UMA Representação teatral.

Autor: João Mohana - Médico e Psicólogo
Livro: Ajustamento Conjugal

Editora Globo